Cultura ágil é a revolução capaz de transformar o mindset de criação, produção e melhoria de produtos e serviços. Graças a ela foi possível vivenciar uma transformação nas ofertas e negócios de empresas ligadas a inovações tecnológicas e à criação em modo ágil.
Gigantes como Netflix, Google e Apple despontaram no mercado. Mas antes de praticar essa metodologia, é preciso implementá-la, para isso existe a transformação ágil.
Continue a leitura e fique por dentro deste assunto!
O que é transformação ágil?
É, basicamente, a responsável por guiar a ideia inicial das empresas até o alcance de novos resultados. No caso, o caminho refere-se à mudança de comportamento e nos processos de inovação. São as técnicas utilizadas para implantar a cultura ágil em todos os níveis da organização.
É preciso, para atingir esse objetivo, que todos estejam de acordo e prontos para o desafio. A transformação ágil está também ligada à tecnologia: fator que garante rapidez e mobilidade para criar novos modelos de negócios.
Por isso, projetar produtos para empresas inovadoras antecipam necessidades e encontram novas formas de relacioná-las a uma sociedade em constante mudança. O grande desafio, diante dessa evolução, é preparar pessoas para vislumbrar novos cenários e oportunidades.
Por que apostar na Transformação Ágil?
A transformação ágil é, acima de tudo, uma mentalidade. A partir dela é que se torna possível redirecionar o foco da empresa e melhorar processos. Mas quais são os resultados alcançados por quem aposta na transformação ágil?
Foco em projetos
Esse é um verdadeiro ponto de agilidade. O essencial é disponibilizar produtos funcionais com melhorias contínuas, baseadas em sprints – períodos curtos de desenvolvimento e lançamento de novas features.
Assim, é possível acompanhar o mercado, a economia e a sociedade, lançando MVPs (Mínimo Produto Viável) e trabalhando em atualizações frequentes, enquanto é possível focar em outros projetos: viabilizando oportunidades disruptivas para as empresas.
Por isso, focar em projetos tem muito mais destaque que o hábito tão disseminado de trabalhar em um produto até finalizá-lo para lançá-lo sem considerar feedbacks e uma agenda de atualizações.
Colaboração
A transformação ágil facilita os espaços para troca porque a inovação é baseada no compartilhamento de experiências, vivências e ideias que podem ser melhoradas em grupo, evidenciando a competência que é destaque em cada um.
Por onde começar?
Para que a transformação ágil aconteça é preciso dividir esse propósito com os colaboradores apontando exatamente aonde se quer chegar.
Dividir essa meta com transparência é muito importante para que não exista insegurança. Com isso é necessário dar tempo para que os colaboradores se adaptem ao novo momento da empresa.
Mas como fazer isso?
Podemos construir um plano de transformação ágil através da implementação por nicho ou completa.
- Implantação por nicho – definindo quais serão as áreas mais estratégicas que terão treinamento e acesso à metodologia;
- Implementação completa – para toda a empresa ao mesmo tempo.
Sabemos que capacitar as equipes com a transformação ágil não é algo tão fácil. Por isso que o treinamento on-line pode ser uma ferramenta poderosa para ensinar e compartilhar a cultura ágil. Então decidimos trazer duas grandes vantagens dessa metodologia online:
- Economia de tempo e custo
Para treinar diversos profissionais, que tal criar uma didática que engaje? É possível contratar os melhores especialistas do mercado para transmitir seus conhecimentos por vídeo e disponibilizar em uma ferramenta de educação à distância on-line.
Claro que, além dessa ferramenta, é preciso propiciar um ambiente de mudança e inovação na empresa para que o treinamento tenha “match” com a experiência real.
- Experiência de aprendizagem prática
Entre as opções de ferramentas de educação corporativa, a plataforma de experiências de aprendizagem prática, o LearningFlix, é um programa corporativo de webséries de curta duração, que proporciona uma experiência dinâmica, objetiva e aplicada à resolução de casos reais.
A ferramenta foi criada para considerar a individualidade de cada profissional, que pode seguir a própria jornada de aprendizado. Criando um caminho único, com muito mais valor para o colaborador.
Funciona com a sugestão de conteúdo que é indicado de acordo com o desenvolvimento e interesse do colaborador. Os dados que a plataforma usa ficam disponíveis para entender quais lacunas precisam ser fortalecidas nos treinamentos.
O que vem depois?
Com a cultura ágil disseminada e sendo praticada, no sentido de mudança de mentalidade, chega a hora de colocar na prática com metodologias que vão organizar e facilitar o desenvolvimento de sprints – etapas rápidas de melhorias e criação de produtos. Existem diversas no mercado e profissionais especializados nesse processo, faça uma pesquisa e encontre o melhor para sua empresa.
A Isat está inovando no mercado desde 1995 e oferece desde criação e produção de vídeos para treinamento até plataformas educacionais direcionadas às suas necessidades, inclusive para inserir a cultura ágil na sua empresa!
Fale com um de nossos especialistas!
Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing