A satisfação no trabalho se relaciona diretamente ao bem-estar e à felicidade dos colaboradores. Essa satisfação, no entanto, não depende de um único fator, mas sim da combinação de elementos como um bom ambiente de trabalho, salários competitivos e reconhecimento profissional.
Para reter talentos, empresas de todos os setores estão focando nas necessidades dos funcionários, vistos como essenciais para o sucesso do negócio.
A seguir, vamos explicar melhor a satisfação no trabalho e qual a sua importância. Vamos lá? Acompanhe!
O que é satisfação no trabalho?
A satisfação no trabalho se reflete em funcionários motivados, que cumprem prazos e metas com eficiência e habilidade. De fato, colaboradores satisfeitos produzem resultados positivos, contribuindo para o sucesso do negócio.
A satisfação, no entanto, varia de pessoa para pessoa. Remuneração, flexibilidade de trabalho, home office e diversos outros fatores contribuem para uma percepção positiva dos colaboradores em relação à empresa. A gestão focada nas pessoas também é fundamental para entender as necessidades dos profissionais que atuam na empresa e assim tentar suprir suas necessidades.
Por que a satisfação no trabalho é importante?
Profissionais satisfeitos e que trabalham em um local onde se sentem confortáveis, entregam o melhor de si ao realizar suas tarefas. Proporcionar satisfação também contribui para a redução de erros, o que impacta positivamente na empresa.
Considerado um fator de bem-estar individual, a satisfação no trabalho ajuda a reter talentos e está ligada a fatores como estabilidade, plano de carreira, bons salários, benefícios e horário de trabalho flexível. Vale lembrar que o custo de perder um profissional varia entre 2 e 3 vezes o seu salário anual. Além disso, gera perda de produtividade.
Como medir a satisfação no trabalho da sua empresa?
Conflitos, aumento de reclamações e de pedidos de demissão impactam negativamente nos resultados da empresa. Além disso, é preciso estar atento a problemas de saúde mental como ansiedade, depressão e Burnout que fazem com que os colaboradores se sintam insatisfeitos com a empresa.
Medir a satisfação no trabalho ajuda a empresa a entender o que mudar para atender melhor ao time. Também contribui para a criação de um plano de ação focado em futuras mudanças. Conheça os principais indicadores que ajudam a melhorar a satisfação no trabalho:
Pesquisa de satisfação
É um indicador de satisfação que ajuda a empresa a entender como é vista pelos colaboradores dos diferentes departamentos.
O ideal é que as perguntas sejam de múltipla escolha e fáceis de serem respondidas. Assim, a empresa entenderá mais facilmente quais mudanças precisam ser efetivadas para melhorar o ambiente e a qualidade do trabalho para os colaboradores.
Taxa de rotatividade
É gerada pelo setor de Recursos Humanos da empresa e mede o nível de turnover. Níveis elevados indicam que os funcionários estão insatisfeitos com a empresa e que melhorias precisam ser implantadas imediatamente para melhorar a reputação da empresa. A ação também é fundamental para atrair bons profissionais para a empresa.
Um turnover anual aceitável gira em torno de 10%, ou seja, a empresa não enfrentará problemas se operar com índices próximos a esse número. No entanto, o turnover médio das empresas brasileiras é de 43%, o que é considerado bastante elevado.
Employee Net Promoter Score (eNPS)
Ajuda a descobrir a percepção dos colaboradores sobre a empresa. O eNPS é calculado por meio de uma única pergunta: em uma escala de zero a dez, o quanto considera a empresa um bom lugar para trabalhar?
As respostas podem ser dividas em três grupos:
- Promotores (respondem com notas 9 ou 10): estão satisfeitos com a empresa e com o cargo que ocupam;
- Passivos (respondem com notas 7 ou 8): São neutros com relação à empresa, ou seja, não estão satisfeitos e nem insatisfeitos.
- Detratores (respondem com notas entre zero e seis): são os colaboradores que não estão satisfeitos com a empresa.
O indicador deve ser aplicado junto a pesquisas de satisfação e aos resultados coletados nos pedidos de demissão dos funcionários.
Avaliações de desempenho
Outra maneira de medir a satisfação no trabalho é a avaliação de desempenho. Por meio da ferramenta, o setor de RH consegue medir a produtividade, o clima organizacional e o nível de estresse dos colaboradores. Assim, é possível implementar mudanças de modo a garantir resultados positivos.
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