O engajamento no e-learning é fundamental para o sucesso do treinamento corporativo, pois os alunos/colaboradores precisam estar motivados a aprender e interessados em levar o conhecimento adquirido para a prática. Isso, contudo, não é algo simples de se obter, é preciso ter estratégia e, principalmente, conteúdo atrativo.
Veja, agora, estratégias que te ajudarão a engajar os seus colaboradores em treinamentos corporativos:
Promova uma conversa
Aulas presenciais costumam ser espaços interativos, nos quais o aluno pode questionar o professor e receber uma resposta imediata. Assim, o e-learning deve, também, oferecer essa possibilidade.
Comece criando um conteúdo que converse com o aluno. Quando for fazer o roteiro do curso, estabeleça uma relação na primeira pessoa com o espectador para criar engajamento e interação. Crie vídeos curtos, que tenham poucos slides e sem muitas citações históricas.
Conteúdo com narrativa
O storytelling é uma tendência no e-learning e uma ótima ferramenta para reter a atenção do aluno. Por isso, tente contar uma história, com início, meio e fim. Assim, seus colaboradores terão muito mais interesse em seus treinamentos.
Todo bom vídeo deve ter:
Início
Estruture um arco narrativo e conte fatos por meio de uma história. A melhor forma de começar um vídeo é apresentar um resumo com o conflito e a sua resolução, dando exemplos logo no corpo inicial da narrativa.
Meio
O meio consiste no desenrolar do aprendizado, de forma envolvente. Crie uma narrativa que leve ao conteúdo de forma objetiva e sem muitos rodeios, visando ensinar uma habilidade e não simplesmente motivar.
Fim
Termine também com um resumo e feche o conteúdo. Ofereça um canal de comunicação onde o usuário do sistema possa se atualizar com mais informações e esteja sempre disponível.
Trabalhe habilidades
Antes de mais nada, para gerar interesse e engajamento, um curso deve aproveitar as habilidades dos participantes e ensiná-los a extrair o máximo delas. Por isso, não ofereça cursos em torno de dicas motivacionais ou para melhorar a confiança dos seus colaboradores. Gere conteúdo para trabalhar habilidades e não peculiaridades. Evite se alongar em debates que nada agregam ao bom andamento do projeto.
Ofereça uma boa experiência visual
Ao elaborar um curso, pense em todas as etapas do script, criando uma experiência com recursos audiovisuais. Não pense apenas no conteúdo em si, mas em como apresentá-lo de uma forma bonita e de fácil entendimento, explorando ferramentas de design.
Considere a cultura da empresa
Para atrair seus colaboradores e estabelecer relacionamentos com seu curso, leve em consideração a cultura da sua empresa. Os colaboradores podem se sentir mais inclinados a ouvir quando um colega de trabalho ou o chefe está conversando frente a frente de acordo como as pessoas agem durante o dia a dia na empresa. Isso cria uma identificação imediata.
Para obter números melhores de engajamento, sua empresa precisa de uma mentalidade sobre a resolução de problemas específicos e menos sobre generalizações. E isso começa com a mentalidade de que para ensinar, o seu conteúdo deve ser o melhor.
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Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing