Os pontos positivos e negativos de um líder definem os extremos do espectro. Ser um bom líder não é nada fácil. É preciso estudar, aprimorar habilidades interpessoais e estar em dia com as principais tendências do setor no qual atua.
A seguir, exploraremos esse assunto para que você identifique quais áreas desenvolver para se destacar na sua carreira. Acompanhe!
Pontos positivos e negativos de um líder
A liderança tem uma carga de trabalho maior, mais responsabilidades e é responsável por uma ou mais pessoas. Esta é uma tarefa difícil de assumir, por isso ser líder exige dedicação constante para melhorar habilidades de comunicação e estilo de liderança.
Também é importante conhecer alguns pontos positivos e negativos de um líder:
Pontos positivos
Um bom líder é alguém com quem todos querem trabalhar. Por quê? Um bom gestor inspira, motiva e capacita seus seguidores. Para isso, reúne as seguintes características:
Honestidade e Inovação
Honestidade e Inovação são atributos sempre presentes entre os pontos positivos e negativos de um líder. Criar conceitos e ser transparente em suas ações gera empatia e torna a equipe de trabalho mais unida.
Um bom líder também é capaz de transferir responsabilidades em vez de monopolizar todas as decisões. Além de ser bom para o moral, essa ação gera lealdade da equipe com a empresa.
Autoconfiança
Confiar em si e nos outros são características indispensáveis de um bom líder. Confiar nos outros faz com que os colaboradores se sintam importantes e seguros para executar suas tarefas diárias, aumentando a produtividade.
Já a autoconfiança melhora as relações interpessoais dos líderes corporativos, pois permite que eles tenham mais autoridade e expressem suas ideias com mais clareza. Além disso, líderes que confiam em si mesmos inspiram confiança e são mais respeitados pelos membros da equipe.
Capacidade de tomar decisões
Um bom líder pensa no futuro, de forma inteligente e realista. É preciso analisar diferentes cenários para se preparar pelo que vem pela frente.
Antever possíveis obstáculos fará com que a empresa continue a operar enquanto os concorrentes são obrigados a fechar as portas. Além disso, é preciso tomar decisões em tempo hábil.
Ou seja, é preciso fazer a escolha certa, no momento ideal e sempre que necessário, considerando que as decisões tomadas têm grande influência no resto da equipe e nos demais setores da empresa.
Responsabilidade
Bons líderes devem se aconselhar e discutir com a equipe as decisões importantes. É importante reconhecer que outras pessoas serão beneficiadas pelas decisões que tomam, beneficiando-se quando dão certo e sofrendo com dão errado.
Nesse contexto, erros cometidos pelos subordinados devem ser responsabilizados. Assim, a equipe pode trabalhar em conjunto para melhorá-los. Já quem se destacar pode ser promovido ou receber um bônus que o incentive a se aprimorar cada vez mais.
Pontos negativos
Já entre os pontos negativos, vale destacar:
Falta de Adaptabilidade
Bons líderes utilizam diferentes estratégias de liderança, dependendo do que o cenário exige. A realidade é que não se pode utilizar os mesmos elementos para incentivar todos os funcionários.
A liderança exige fluidez — não há como obter sucesso sem se adaptar às necessidades dos subordinados. Um líder ruim é incapaz de evoluir sob condições variáveis, exigindo que a equipe cumpra ordens e siga um modelo pré-determinado para resolver eventuais problemas.
Além disso, líderes ineficazes evitam mudanças a qualquer custo e tentam manter o status quo, de qualquer forma. Assim, são contra a implantação de novos sistemas, aplicativos e inovações que estejam “fora da caixa”.
Falta de transparência
Entre os pontos positivos e negativos de um líder também está a falta de transparência. O gestor perde muitos pontos quando não é transparente com a equipe, especialmente quando os membros são leais a empresa.
Os problemas devem ser apresentados à equipe para que ela ajude a resolvê-los de modo a garantir a continuidade do negócio. Vale destacar, no entanto, que os subordinados tendem a respeitar a necessidade da organização em manter certas informações em sigilo.
Por outro lado, a falta de transparência resulta na quebra de lealdade, levando os projetos em andamento ao fracasso devido à falta de comprometimento dos funcionários.
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