A estratégia de gamificação como ferramenta de ensino-aprendizagem tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo por oferecer experiências mais imersivas, interativas, dinâmicas e que asseguram altos níveis de engajamento junto aos usuários.
Aqui não falamos apenas do ambiente escolar ou do público jovem que está sempre em contato com as novas tecnologias. No âmbito das empresas, as atividades gamificadas também fazem muito sucesso ao tornar conteúdos complexos acessíveis e motivar a participação dos colaboradores nos processos de treinamento e capacitação.
Para as empresas interessadas em adotar essa metodologia, contar com uma plataforma de gamificação pode ser um excelente investimento.
Neste conteúdo vamos falar mais sobre essa ferramenta, o seu funcionamento e como ela pode transformar o desenvolvimento das suas equipes. Acompanhe!
O que é uma plataforma de gamificação e como essa ferramenta funciona?
Em poucas palavras, podemos dizer que a plataforma de gamificação nada mais é do que o espaço virtual no qual os conteúdos utilizados no treinamento corporativo estão hospedados e disponíveis para que tanto os colaboradores quanto os gestores possam acessá-los.
Do ponto de vista mais prático, a ferramenta funciona a partir de alguns recursos essenciais:
- Cenários e construção de avatares que contribuam com a criação de uma experiência mais imersiva;
- Desenvolvimento de uma narrativa que seja adequada ao perfil das equipes e às situações vivenciadas no dia a dia da companhia;
- Desafios e atividades que possam ser adaptados de acordo com as habilidades dos participantes;
- Um sistema de pontuação e um ranking para que cada usuário possa acompanhar o seu desempenho e compará-lo ao do restante da equipe;
- Geração de relatórios para que líderes e profissionais de RH possam acompanhar o andamento do treinamento e analisar seus resultados.
A ideia é que todo o processo seja de fácil compreensão para todos os participantes, mantendo-os motivados e garantindo o máximo de interatividade. E a seguir, vamos listar algumas das vantagens que a escolha de uma plataforma adequada pode trazer para a sua empresa!
Quais os principais benefícios de investir em uma plataforma de gamificação?
As plataformas de gamificação são excelentes ferramentas de apoio para o treinamento, capacitação, integração ou qualquer outro processo criado pela organização, independentemente do tamanho ou do segmento de mercado em que ela atua.
Neste tópico, você vai conhecer os principais benefícios que esse recurso tecnológico traz tanto para os colaboradores quanto para os líderes e ou profissionais da área de recursos humanos.
Do ponto de vista dos treinadores, a plataforma é uma boa opção por que:
- O seu uso é fácil e intuitivo;
- Oferece diversos recursos (textos, áudio, vídeos, quiz etc.);
- Economiza tempo e recursos;
- Pode ser integrada a outros sistemas da empresa;
- Conta com ferramentas para a geração de relatórios e gráficos de resultados;
- Os participantes podem se comunicar por meio de chats e fóruns, humanizando o processo.
Já para os colaboradores, as atividades gamificadas asseguram:
- Autonomia para a realização dos desafios;
- Aprendizado lúdico e motivador;
- Acesso a qualquer hora e local e por meio de diferentes dispositivos;
- Acompanhamento da sua performance no jogo em tempo real.
Em que áreas e processos da empresa a gamificação pode ser aplicada?
A estratégia de gamificação pode ser utilizada em diferentes contextos dentro da empresa, e aqui vamos nos concentrar em duas situações específicas: os processos seletivos para a contratação de novos profissionais e as ações de onboarding.
No primeiro caso, as atividades interativas podem ajudar os recrutadores a conhecer melhor as habilidades dos candidatos ao observar sua postura e a forma como trabalham em equipe para atingir os objetivos apresentados no jogo. Além disso, ainda é possível elaborar uma visita interativa para apresentar a empresa de forma mais dinâmica e interativa.
Para os processos de onboarding, as ferramentas gamificadas contribuem para aumentar a integração entre os colaboradores, fazendo com que eles se aprofundem na cultura da empresa de uma forma mais leve e dinâmica, e facilitam o entendimento de processos que, de outra forma, pareceriam complexos e desinteressantes.
Por que identificar os objetivos do treinamento é tão importante ao elaborar um processo gamificado?
Estabelecer quais são os objetivos do treinamento não só é primordial como deve ser o primeiro passo de qualquer empresa antes de elaborar qualquer atividade gamificada.
Afinal, é esse planejamento prévio que vai nortear o desenvolvimento de uma narrativa que seja capaz de envolver os participantes e estimulá-los a cumprir as missões propostas pelo jogo.
Dessa forma, as equipes se sentirão mais motivadas a participar dessa iniciativa e poderão aprimorar as competências buscadas pela empresa de forma mais orgânica e lúdica.
Como gamificar um processo na prática?
Agora que você já sabe o que é uma plataforma gamificada, conhece os benefícios dessa ferramenta e a importância de traçar objetivos claros, vamos te ensinar a colocar em pratica de um jeito rápido e eficaz com o apoio estratégico e tecnológico da Isat:
- 1º passo: dentro da plataforma, selecione a opção “Criar novo jogo”;
- 2º passo: escolha o cenário que será o tabuleiro do seu jogo;
- 3º passo: crie as tarefas — você pode utilizar textos, vídeos, quiz, fotos e tudo o que a sua imaginação mandar;
- 4º passo: habilite os campos necessários para que o usuário responda às questões ou envie as fotos e vídeos solicitados a cada missão;
- 5º passo: estabeleça os critérios de pontuação para cada tarefa cumprida;
- 6º passo: distribua as tarefas no cenário escolhido para o jogo;
- 7º: elabore feedbacks interessantes com as respostas dos desafios, dicas e informações que vão contribuir para o processo de aprendizado.
Pronto. Em aproximadamente 10 minutos você já pode ter uma atividade gamificada pronta para ser aplicada junto às equipes da sua empresa!
Para garantir o sucesso da sua estratégia, aqui na Isat você conta com uma equipe capacitada para criar a estrutura baseada nos conceitos mais modernos de gamificação e edutainment.
Apoiando na escolha das melhores soluções para investir em uma plataforma de gamificação com a cara do seu negócio e que vai trazer resultados muito positivos para a capacitação dos seus colaboradores.
Entre em contato com o nosso time e conheça as nossas ferramentas de tecnologia e educação corporativa.
Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing