Devido à crise econômica, muitas empresas estão controlando seus gastos em 2017. O corte orçamentário atingiu todas as áreas das empresas. Porém, em pesquisa feita pela Great Place to Work, das empresas entrevistadas 35% afirmam que o orçamento da área de RH irá aumentar, 30% dizem que se manterá igual ao ano de 2016 e os demais, 35%, que irá diminuir.
Tendo em vista o cenário analisado, a distribuição dos investimentos ficou da seguinte maneira:
Felizmente a área de treinamento e desenvolvimento será a maior beneficiada no rateio do orçamento. Pode-se dizer que o processo de reestruturação e renovação das empresas é nítido após a turbulência que sofremos em 2016.
Em entrevista à Revista Gestão de RH, nosso Diretor Comercial e de Marketing, Cristiano Franco, diz: “Temos uma expectativa grande à partir do segundo trimestre de 2017. Estamos criando uma nova área de entregas e parcerias com soluções mais completas. Outros detalhes estamos guardando como novidades para nossos clientes”.
O investimento em novas tecnologias e treinamento contínuo é primordial para a sobrevivência de qualquer organização. A capacitação dos colaboradores é mais efetiva e menos onerosa do que a contração de novos profissionais, nota-se isso observando no gráfico a baixa porcentagem de orçamento destinado a seleção de pessoas.
Precisamos analisar com cuidados os próximos passos mas é nítido que o corte ou abandono dos investimentos em educação corporativa, não é a melhor solução.
Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing