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Onboarding tradicional vs gamificado

As ações de onboarding, seja tradicional ou gamificado, já fazem parte da estratégia de diversas empresas para promover a integração e melhorar o engajamento entre as equipes. No entanto, na hora de escolher entre essas duas ferramentas, qual é a melhor opção?

A resposta neste caso seria uma outra pergunta ainda mais instigante: que tal juntar as duas táticas para chegar a uma solução mais eficaz? Com o onboarding gamificado, é possível reunir o melhor de dois mundos e apresentar a sua cultura organizacional de uma forma criativa e diferenciada.

Quer descobrir como esse processo funciona na prática e todas as vantagens que ele pode trazer para os seus negócios? Continue a leitura e saiba mais!

O que é o onboarding tradicional?

Antes de nos aprofundarmos na mecânica do onboarding gamificado, com uma lista de vantagens e um passo a passo de como implementá-la em seus negócios, vamos olhar para o conceito de forma mais ampla e começar falando sobre o que de fato é um processo de onboarding.

O termo em inglês “onboarding” pode ser traduzido para a língua portuguesa como “integração” ou “ambientação”. Na prática, é a forma como as empresas dão as boas-vindas à bordo aos seus novos funcionários para que eles se adaptem ao ambiente organizacional de forma rápida e efetiva.

É o momento de apresentar aspectos importantes como a infraestrutura local, as políticas da empresa, sua missão e valores, fazendo com que os novos profissionais já se sintam parte integrante do time e deem o seu melhor desde o início.

Por essas razões, o onboarding merece uma atenção especial tanto das lideranças quanto do RH. 

A seguir, vamos mostrar como a gamificação pode fazer a diferença nesse processo.

treinamentos viciantes

Onboarding gamificado, o que é e como funciona?

Como o próprio nome indica, o onboarding gamificado reúne as ações de integração de novos colaboradores às táticas de gamificação para garantir uma experiência diferenciada e um engajamento ainda maior dos participantes.

Por meio de recursos utilizados nas atividades gamificadas, como o storytelling e a construção de cenários para o desenvolvimento da narrativa, é possível promover momentos intensos de imersão e muito aprendizado.

Porém, para garantir o sucesso da iniciativa, é importante que a abordagem escolhida leve em consideração o perfil da empresa e os seus objetivos para transmitir aos recém-contratados uma mensagem clara e condizente com o dia a dia da companhia.

Quais são os benefícios da gamificação no processo de onboarding?

Quando aplicado de forma estratégica, o onboarding gamificado pode trazer uma série de benefícios para a empresa. A seguir, listamos algumas das principais vantagens:

  • A união dos aspectos lúdicos e pedagógicos, que facilita a assimilação das informações e, consequentemente, o processo de aprendizagem;
  • A utilização de storytelling, cenários e avatares que asseguram a imersão e o envolvimento dos participantes;
  • O sistema de pontuações e recompensas que estimulam o espírito saudável de competição na busca por melhores desempenhos;
  • Possibilidade de simular situações reais da empresa, proporcionando um ensinamento mais prático;
  • Identificação e desenvolvimento de competências valiosas à rotina da companhia;
  • Acompanhamento dos resultados e feedback em tempo real.

Para os colaboradores, é uma excelente oportunidade de conhecer melhor a infraestrutura e a cultura organizacional, mesmo antes de iniciar sua rotina de trabalho. Já para os gestores, é uma forma de gerar equipes mais motivadas e que estejam realmente dispostas a vestir a camisa da organização.

Agora que você já sabe o que é o onboarding gamificado e os benefícios que ele pode trazer para o treinamento dos novos colaboradores, vamos às dicas de como tornar esse projeto realidade!

onboarding gamificado

Como implementar o onboarding gamificado na sua empresa?

Os jogos corporativos são excelentes ferramentas para compartilhar conhecimentos e informações relevantes de forma lúdica e instigante. Mas, para conquistar esse objetivo, é importante que essa estratégia seja implementada de forma correta.

Pensando nisso, vamos encerrar este conteúdo com um passo a passo que pode ajudá-lo a gamificar seus processos de integração e treinamento!

1 – Defina os objetivos da empresa

Pensar em questões como a situação atual da companhia e o que os gestores esperam dos novos colaboradores para conquistar suas metas de negócio é um bom ponto de partida para planejar um onboarding eficaz.

A partir desses elementos é possível desenvolver um game com desafios que estimulem as habilidades buscadas pela organização e apresentem um panorama real aos recém-chegados.

2 – Avalie o perfil dos contratados

Para que o jogo obtenha os resultados esperados, é essencial que ele tenha uma linguagem adequada ao público e ofereça missões que possam ser cumpridas pelos colaboradores, contribuindo para o aprimoramento de seus talentos.

Caso contrário, ao invés de gerar engajamento, a atividade gamificada pode acabar desmotivando os participantes e criando um distanciamento entre eles e a empresa.

3 – Desenvolva o seu jogo

Esse é o momento de definir qual será a cara do seu game. Para isso, é importante pensar em aspectos como:

  • Uma narrativa que gere interesse e identificação com o público;
  • Os cenários nos quais a história vai acontecer;
  • As missões, desafios e as regras do jogo;
  • Os sistemas de pontuação e as recompensas pela execução das tarefas.

Definidos esses pontos, o próximo passo é escolher a plataforma que vai hospedar a sua atividade gamificada e o seu projeto onboarding finalmente estará pronto para ser implementado.

Por isso, o melhor mesmo é pensar de forma mais ampla e investir em uma boa estratégia de onboarding gamificado.

Se você concorda com essa afirmação e acredita que a sua empresa está pronta para adotar essa prática, aproveite para conhecer as soluções que a Inspand tem para os seus negócios.

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Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing

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