Atualmente, vemos que a audiência de conteúdos multimídia em dispositivos digitais, seja no YouTube ou em outros aplicativos, é muito maior do que a registrada pela televisão, uma tendência que atinge não apenas o entretenimento, mas também apresenta resultados decisivos no campo da educação.
Embora o uso do vídeo não seja algo essencialmente novo como tecnologia em sala de aula, a transmissão de conteúdos sob demanda, conhecido como streaming, está se tornando cada vez mais presente no processo de aprendizado.
Mas como o streaming funciona?
Você certamente conhece esses dois exemplos comerciais clássicos: Netflix e Spotify. Ambos são plataformas de streaming, tecnologia usada para transmissão contínua, em tempo real, sob demanda, de conteúdos específicos.
A popularização dessa tecnologia só foi possível graças aos investimentos em novas tecnologias que aceleram a velocidade da transmissão e recepção de dados. No passado, limitações técnicas (velocidade de conexão, troca de dados e armazenamento, por exemplo) impediam o crescimento dos serviços de streaming.
A democratização do acesso à internet e a estruturação das redes de provedores, contudo, tornou o acesso muito mais dinâmico. O streaming acabou dominando a cena em função das inúmeras possibilidades que oferece, como o fluxo contínuo de dados permitindo a reprodução imediata de conteúdo sem a necessidade de armazenar localmente os arquivos desejados.
O streaming na educação
Com o streaming, assistir a um curso a qualquer momento se tornou mais fácil. Não ser obrigado a realizar o download libera capacidade de armazenamento para processarmos novas informações. Além de nos ensinar a repensar a necessidade de adquirirmos determinado conteúdo, já que agora podemos acessá-lo a qualquer hora, de qualquer lugar. Com isso, as plataformas passaram, inclusive, a liberar cursos por tempo ilimitado para os usuários.
Outro aspecto interessante também surgiu com o crescimento das plataformas de streaming: a capacidade de acessar, em poucos segundos, transmissões ao vivo de eventos, palestras, congressos, webconferências, shows e tantas outras atividades que acontecem todos os dias ao redor do mundo. Essa facilidade faz com que o conteúdo de um curso se torne mais rico e dinâmico.
Novas tecnologias desempenham um papel importante na construção do aprendizado e isso pode ser verificado com o streaming também. Ele permite interações muito além das tradicionalmente experimentadas em uma sala de aula, oportunizando, por exemplo, conversas ao vivo por meio de um chat, onde o aluno faz as perguntas e o instrutor responde imediatamente.
Redução de custos
A interatividade é apenas uma das vantagens do streaming. A redução de custos é outro benefício do uso de uma ferramenta desse tipo nos treinamentos corporativos.
Hoje em dia, as plataformas de transmissão ao vivo integram ferramentas de autoria e gestão fundamentais à estruturação da aprendizagem, facilitando a criação e a adaptação de conteúdos e interações especialmente desenvolvidos para cada uma das necessidades de aprendizado.
Além disso, o streaming reduz os custos físicos ligados tanto à execução de um treinamento quanto à realização de um evento, que muitas vezes se tornam uma barreira para o lançamento de novos projetos. Dessa forma, não é preciso gastar com passagens aéreas e hospedagem para oferecer um treinamento no exterior ou em outro estado para a sua equipe.
Saiba mais sobre as nossas soluções em Streaming!
Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing