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Metodologia para engajamento nos treinamentos

Você sabe o índice de retenção do conhecimento e aplicação dos seus treinamentos corporativos?

Antes de tudo, é importante reforçar que utilizar uma plataforma de LMS será muito importante para você extrair o máximo do método, uma vez que os recursos visuais, as interações e a criação de experiência envolventes aos alunos é o que fará a diferença.

Bastante difundida nos universos de marketing e vendas, a técnica AIDA, acrônimo para ação, interesse, desejo e ação, vem sendo aplicada, também, em outros contextos organizacionais, como em gestão de pessoas.

De forma simplista, ela representa as quatro etapas que uma pessoa deve passar, de forma linear, para ser fisgada, seja numa proposta comercial, campanha publicitária, ou, como é o caso do que abordaremos neste artigo, no conteúdo de um treinamento corporativo.

Já vamos explicar no detalhe o que é a AIDA e sua relação com o desenvolvimento de colaboradores.

O que é AIDA e sua aplicação na educação corporativa

Aqui, primeiro vale dizer que a técnica é secular. Elias St. Elmo Lewis, um entusiasta e defensor da publicidade norte-americana, desenvolveu em 1898 um modelo que mapeia a trajetória do cliente desde o momento que uma marca ou produto atrai a atenção do consumidor até o ponto da ação ou compra.

Ou seja, não é nada novo, porém revolucionário à época. E mais: se você continua lendo este artigo é porque, de alguma forma, a AIDA está agindo neste exato momento.

Mas como funciona a aplicação da técnica para os treinamentos corporativos? Vamos explicar, item por item, a seguir:

Atenção

Não é nenhuma novidade dizer o quanto é difícil fazer com que o conteúdo de um treinamento engaje logo no início de uma trilha, certo? Por isso, é extremamente relevante mapear quem são e qual o perfil dos usuários para um bom planejamento e aplicação inicial das aulas.

Nesta etapa, você deve fazer perguntas como:

  • Quem vai participar do treinamento?
  • Quais formatos mais agradam a audiência?
  • Quais são as “dores” dos funcionários que preciso solucionar?
  • Qual é a solução oferecida pelo conteúdo que vou criar?

Interesse

A partir do momento em que você conhece seu público e sabe qual tipo de treinamento mais o atrai, chega a hora de reter seu interesse de fato.

Seus alunos se engajarão no propósito das aulas se sentirem que aquele conteúdo foi precisamente pensado para solucionar problemas específicos deles. Isso passa pela boa leitura do perfil do público do A da sigla, na etapa anterior.

Procure criar trilhas de conhecimento aderentes ao dia a dia das pessoas, entenda a fundo sua realidade, seja com entrevistas individuais ou conversas com gestores. A partir daí, você pode oferecer um conteúdo que informa, educa e engaja o funcionário a cumprir tudo o que foi desafiado.

Desejo

No contexto comercial, o desejo da metodologia AIDA precisa despertar no consumidor o desejo de comprar o seu produto/serviço. Nos treinamentos não deve ser diferente!

O colaborador precisa ter ciência de que aquele treinamento é realmente essencial para seu desempenho no dia a dia. É aí que entra a fase do desejo, ou seja, as aulas deixam de ser algo feito por obrigação, por assim dizer, para se tornarem algo com a qual o aluno sabe que não pode viver sem!

Ação

Como o nome já diz, esse passo da técnica exprime o que a pessoa precisa executar. No caso de treinamento e desenvolvimento, vai do acompanhamento de uma simples videoaula até a conclusão de um curso de meses de duração.

Se as etapas anteriores tiverem sido desenhadas e praticadas à risca, o sucesso da ação é iminente. Aqui, deixe sempre claro o que o colaborador precisa fazer para chegar no resultado almejado por você e pela empresa como um todo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Fale com um de nossos especialistas!


Cristiano Franco

Diretor Comercial / MKT / Leader Coach


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Conheça a opinião de nossos clientes.

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Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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