O que você acha de continuar aprendendo após terminar a graduação ou a pós-graduação? Bom, o conceito lifelong learning defende que devemos ser continuamente estimulados ao aprendizado.
O conceito defende que as pessoas busquem conhecimento por vontade própria, indo além das instituições de ensino e métodos tradicionais.
No Brasil, a prática caminha a passos lentos devido à falta de informação e preconceito sobre o tema. Nos Estados Unidos, as pessoas são incentivadas a nunca pararem de aprender, inclusive alternar tarefas fáceis com difíceis, trabalhar com um sistema de recompensas e até mesmo recordar ativamente o que você acabou de estudar/aprender são hábitos incentivados.
Apesar dos inúmeros ganhos, a prática vai na contramão da globalização e rápida formação do conhecimento. Quer saber como o lifelong learning pode transformar a sua carreira? Continue lendo!
O que é Lifelong Learning?
O conceito “lifelong learning” é um termo em inglês que conseguimos traduzir para “aprendizagem ao longo da vida”, ou seja, defende que a educação é um processo de aprendizado contínuo. Os pesquisadores também sustentam a ideia de que os estudos devem fazer parte da vida das pessoas durante todo o período de sua existência, não somente por um curto período no ensino fundamental, médio e depois na faculdade.
O objetivo do lifelong learning é bem claro: estimular a continuidade dos estudos, que as pessoas não percam a sede de aprenderem novas habilidades e de se desenvolverem como profissionais. Entretanto, os estudos não estão atrelados as instituições de ensino, somente, mas a vontade do indivíduo continuar em movimento.
Para que o conhecimento seja formado, a pessoa deve iniciar sua jornada de forma voluntária e pró-ativa. Em pesquisa divulgada pelo Careerbuilder, um dos sites de emprego mais visitados dos Estado Unidos da América, relatou que, para 77% das empresas, as competências que podem ser desenvolvidas e ensinadas têm tanta importância quanto os conhecimentos adquiridos na faculdade.
Ainda que ter uma formação tradicional seja importante, as empresas começaram a olhar para o desenvolvimento do indivíduo e passaram a considerá-lo tão importante quanto. Três fundamentos são desenvolvidos quando a empresa passa a aplicar o lifelong learning são eles:
- Satisfação e desenvolvimento profissional dos colaboradores. A satisfação resulta em funcionários mais felizes e engajados em cumprir metas e crescer na empresa.
- Os funcionários passam a ter mais autonomia e iniciativa na resolução de problemas e conseguem assumir desafios maiores.
- Por fim, a colaboração e o senso de pertencimento fazem com que os funcionários troquem experiências, aprendizados e conceitos que vão além de cursos e treinamentos.
Se você ainda tem dúvidas da importância dele para se destacar no mercado de trabalho, continue a leitura para entender como ele vai em direção a demanda das profissões do futuro.
Por que ele é essencial para a sua carreira?
O conceito se torna essencial para a carreira dos profissionais, pois em um mercado tão competitivo, quanto mais conhecimentos e disposição para aprender o funcionário tiver, mais preparado para as oportunidades ele vai estar.
Como exemplo, podemos falar do setor da tecnologia no Brasil, em pesquisa divulgada pelo Hotmart teremos um déficit de 260.00 mil profissionais na área para os próximos anos. A área foi uma das que continuou a crescer no ano de 2020, mesmo com a pandemia, mas que tem dificuldade de encontrar pessoas com vontade de aprender para ingressar nesse mercado.
No dia a dia, é possível aplicar o conceito de forma prática utilizando a pirâmide de William Glasser, que mostra que o aprendizado é composto pelo fazer e o ensinar. Quando compartilhamos o nosso conhecimento e ensinamos alguém, levamos a informação para a prática, garantindo a absorção do conhecimento.
Aplicar o lifelong learning na sua empresa, além de formar profissionais mais capacitados, vai atrair novos talentos e ampliar a competitividade diante da concorrência. Quer saber como a sua empresa pode aplicar o conceito, a partir de agora? Fale com um dos nossos especialistas.