Bons líderes mantêm a calma em situações de pressão, sabem expressar suas ideias e são empáticos com os colaboradores. A inteligência emocional, aliada a um bom preparo técnico, é fundamental para que os gestores se destaquem na carreira e sejam sempre lembrados para ocupar cargos importantes na estrutura da empresa.
Neste artigo, você descobrirá o que é inteligência emocional e por que essa característica é tão importante. Acompanhe!
O que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é a capacidade de gerenciar as próprias emoções, perceber e interpretar o estado emocional de outras pessoas, e usar suas habilidades para alcançar os objetivos traçados.
No livro Inteligência Emocional, o autor e psicólogo Daniel Goleman sugere que o QE (ou quociente de inteligência emocional) é mais importante para o sucesso de um profissional que um QI elevado.
Por quê? Para ele as medidas padrão de inteligência são demasiado estreitas e não abrangem toda a gama da inteligência humana.
Quais são os componentes da inteligência emocional?
A inteligência emocional é normalmente dividida em quatro competências essenciais:
- Autoconsciência
- Autocontrole
- Empatia
- Habilidade social
Para desenvolver a inteligência emocional, é importante entender o que cada elemento envolve. A seguir, explicaremos melhor cada uma das categorias:
Autoconsciência
Um líder autoconsciente reconhece facilmente seus pontos fortes e fracos. Esse pilar da inteligência emocional é identificado em líderes que não criticam os subordinados, mas apontam o que deve ser feito para o trabalho ser realizado da melhor maneira.
Quem compreende as próprias emoções consegue se comunicar com mais precisão, provocando empatia no interlocutor. Também tem mais facilidade para tratar com os clientes difíceis. Com um bom diálogo, dá para compreender seu estado de espírito e encontrar uma solução que vá de encontro aos seus desejos ou necessidades. Ou seja, autoconsciência é a habilidade de transformar a raiva em algo construtivo.
Autocontrole
O autocontrole ou alto gerenciamento ajuda o líder a administrar as emoções e criar um ambiente seguro onde não há rivalidades. Assim, os colaboradores conseguem produzir mais e em menos tempo.
Além disso, uma liderança com um bom autocontrole não se sente frustrada quando um projeto é cancelado ou adiado. Ela permanece motivada e otimista, pois encara o próximo desafio com entusiasmo.
Empatia
Um líder com inteligência emocional consegue analisar uma situação sob a perspectiva de outras pessoas antes de tomar decisões. Essa característica incentiva maior colaboração, uma vez que há o reconhecimento da estrutura emocional dos colaboradores.
A empatia também faz com que os feedbacks sejam mais eficazes, melhorando a produtividade e promovendo a retenção de talentos.
Habilidade social
O último componente da inteligência emocional é a capacidade de saber direcionar os colaboradores para o caminho desejado. Com persuasão e inteligência, não é necessário impor um ponto de vista.
Líderes com essa habilidade são bem informados e mantêm uma ampla rede de contatos que auxilia na tomada de decisão. Além disso, como são naturalmente bem-humorados e otimistas, são populares e bem recebidos nos diferentes setores da empresa.
Como a inteligência emocional torna os líderes mais eficazes?
Os líderes definem o tom da empresa. Sem inteligência emocional, eles não conseguirão conduzir negociações importantes ou fechar bons acordos comerciais. Além disso, não conseguirão envolver os colaboradores, resultando em uma maior taxa de rotatividade.
A inteligência emocional também melhora as habilidades de comunicação. Quem não consegue expor o que pensa ou colaborar com os encarregados de outros setores tem suas habilidades técnicas negligenciadas, o que se reverte em prejuízo para a empresa.
É possível trabalhar a inteligência emocional dos seus líderes a partir de treinamentos corporativos?
As competências de inteligência emocional podem ser aperfeiçoadas com treinamentos corporativos, avaliações de desempenho e registro de metas e planos.
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