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Qual a relação entre inteligência emocional e liderança
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Qual a relação entre inteligência emocional e liderança?

Bons líderes mantêm a calma em situações de pressão, sabem expressar suas ideias e são empáticos com os colaboradores. A inteligência emocional, aliada a um bom preparo técnico, é fundamental para que os gestores se destaquem na carreira e sejam sempre lembrados para ocupar cargos importantes na estrutura da empresa.

Neste artigo, você descobrirá o que é inteligência emocional e por que essa característica é tão importante. Acompanhe!

O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de gerenciar as próprias emoções, perceber e interpretar o estado emocional de outras pessoas, e usar suas habilidades para alcançar os objetivos traçados. 

No livro Inteligência Emocional, o autor e psicólogo Daniel Goleman sugere que o QE (ou quociente de inteligência emocional) é mais importante para o sucesso de um profissional que um QI elevado. 

Por quê? Para ele as medidas padrão de inteligência são demasiado estreitas e não abrangem toda a gama da inteligência humana. 

Quais são os componentes da inteligência emocional?

A inteligência emocional é normalmente dividida em quatro competências essenciais:

  1. Autoconsciência
  2. Autocontrole
  3. Empatia
  4. Habilidade social

 

Para desenvolver a inteligência emocional, é importante entender o que cada elemento envolve. A seguir, explicaremos melhor cada uma das categorias:

Autoconsciência 

Um líder autoconsciente reconhece facilmente seus pontos fortes e fracos. Esse pilar da inteligência emocional é identificado em líderes que não criticam os subordinados, mas apontam o que deve ser feito para o trabalho ser realizado da melhor maneira.

Quem compreende as próprias emoções consegue se comunicar com mais precisão, provocando empatia no interlocutor. Também tem mais facilidade para tratar com os clientes difíceis. Com um bom diálogo, dá para compreender seu estado de espírito e encontrar uma solução que vá de encontro aos seus desejos ou necessidades. Ou seja, autoconsciência é a habilidade de transformar a raiva em algo construtivo. 

Autocontrole

O autocontrole ou alto gerenciamento ajuda o líder a administrar as emoções e criar um ambiente seguro onde não há rivalidades. Assim, os colaboradores conseguem produzir mais e em menos tempo.

Além disso, uma liderança com um bom autocontrole não se sente frustrada quando um projeto é cancelado ou adiado. Ela permanece motivada e otimista, pois encara o próximo desafio com entusiasmo. 

Empatia

Um líder com inteligência emocional consegue analisar uma situação sob a perspectiva de outras pessoas antes de tomar decisões. Essa característica incentiva maior colaboração, uma vez que há o reconhecimento da estrutura emocional dos colaboradores.

A empatia também faz com que os feedbacks sejam mais eficazes, melhorando a produtividade e promovendo a retenção de talentos.

Habilidade social

O último componente da inteligência emocional é a capacidade de saber direcionar os colaboradores para o caminho desejado. Com persuasão e inteligência, não é necessário impor um ponto de vista. 

Líderes com essa habilidade são bem informados e mantêm uma ampla rede de contatos que auxilia na tomada de decisão. Além disso, como são naturalmente bem-humorados e otimistas, são populares e bem recebidos nos diferentes setores da empresa. 

Como a inteligência emocional torna os líderes mais eficazes?

Os líderes definem o tom da empresa. Sem inteligência emocional, eles não conseguirão conduzir negociações importantes ou fechar bons acordos comerciais. Além disso, não conseguirão envolver os colaboradores, resultando em uma maior taxa de rotatividade. 

A inteligência emocional também melhora as habilidades de comunicação. Quem não consegue expor o que pensa ou colaborar com os encarregados de outros setores tem suas habilidades técnicas negligenciadas, o que se reverte em prejuízo para a empresa. 

É possível trabalhar a inteligência emocional dos seus líderes a partir de treinamentos corporativos?

As competências de inteligência emocional podem ser aperfeiçoadas com treinamentos corporativos, avaliações de desempenho e registro de metas e planos. 

A Inspand é a sua Parceira em Educação Corporativa e Treinamentos Profissionais. No mercado há mais de 27 anos, a Inspand fornece soluções para empresas de todos os tamanhos que visam expandir seu potencial, conectar equipes e melhorar o rendimento dos profissionais dos mais diversos setores.

A Inspande oferece informação e transformação, com turmas in company ou abertas para todos os tamanhos de empresa
Quer desenvolver a inteligência emocional e se tornar um líder melhor? Então, entre em contato com a Inspand e conheça melhor a nossa plataforma de aprendizado!

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Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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