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indicadores de desempenho
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Indicadores de desempenho: Como o KPI pode impulsionar o seu negócio?

Em grande parte, o sucesso de uma empresa depende do capital humano, são os colaboradores que contribuem através de sua performance para que as metas sejam alcançadas. 

Ou seja, quando o desempenho impacta nos negócios torna-se crucial desenvolver um KPI, caso a sua organização ainda não tenha a ferramenta ou aperfeiçoe o método usado.

Ficou interessado em saber como o KPI pode impulsionar o seu negócio? Continue a leitura para aprender a desenvolver, mãos à obra!

Boa leitura!

O que é Indicador de desempenho?

A sigla KPI, em inglês, significa “Key Performance Indicators” ou  KSI “Key Success Indicator”, são métodos que indicam a performance dos colaboradores da empresa. O objetivo principal é apontar a saúde empresarial, em pequena, média ou larga escala, independente do porte da corporação. 

A métrica não é novidade para o setor de recursos humanos que já coleta informações através das avaliações dos gestores, que funciona como parte do indicador. Contudo, o KPI também serve para outras áreas, a exemplo temos: vendas e marketing esferas que contam com o auxílio da ferramenta para corrigir, aperfeiçoar ou atenuar possíveis falhas no negócio.

Por que os indicadores são necessários?

Indicar percentual A métrica de gestão expõe dados quantitativos e qualitativos a respeito da produtividade do time, a partir disso é possível mensurar o desempenho com base nos objetivos que a empresa pretende atingir e torná-los mais assertivos, após o relatório de desempenho. 

O líder consegue a partir da KPI acompanhar a rotina de trabalho dos funcionários que forneceram os dados da análise, entendendo a seguir quais são os ajustes que devem ser feitos, com isso a empresa tem uma ampla visão a respeito do pessoal e das necessidades de cada departamento. 

Basicamente, o KPI de desempenho fortalece os processos e permite tomadas de decisão mais precisas que refletem na lucratividade, produtividade e qualidade. 

Agora que você entendeu a importância da ferramenta, veja quais são as etapas para o sucesso do seu indicador de desempenho.

Etapas importantes para o sucesso de um KPI

O ambiente corporativo apresenta mudanças cada vez mais rápidas. Na educação empresarial, a indústria 4.0 trouxe integração e agilidade para as soluções na área da comunicação. 

Englobou-se sistemas de nuvem, inteligência artificial, ciber-físico e internet das coisas para mensurar os problemas, realizar treinamentos, cursos, palestras e demais atividades que colaborem para a expansão do mercado ou a aprendizagem dos colaboradores. 

Para que isso aconteça é preciso definir um objetivo, identificar o problema, investir em treinamento e inovação. Mas, vamos conversar sobre cada uma dessas etapas a seguir: 

Definir os objetivos

A primeira etapa para desenvolver a KPI é definir quais são os objetivos que você, gestor, pretende. Exemplos:

  • Lucratividade;
  • Rotatividade;
  • Desempenho individual ou grupo;
  • Aprendizagem a partir de um treinamento e entre outros.

Para cada item da lista acima, um método diferente é empregado. Por isso, é importante definir bem os objetivos antes mesmo de fazer a contratação de um sistema.

Identificar os problemas

Um problema só é solucionado a partir do momento que acontece o diagnóstico do mesmo. Esta é a etapa que vai direcionar a KPI mais indicada para os desequilíbrios e que resultará na eficácia ou ineficácia do treinamento, curso ou workshop que será usada para reparar as falhas.

Foque em descobrir quais são os problemas mais recorrentes dentro da sua corporação, como erros frequentes, acidentes de trabalho, falhas de processos, baixo desempenho, baixa lucratividade e afins.

Estruturar a KPI para o público-alvo

O público-alvo determina características em comum entre os participantes, como sexo, idade, escolaridade, cargos, posição social e outros. Não pule esse processo ou o deixe por último, pois, ele terá interferência direta no serviço/produto contratado para resolver os atuais problemas.

Empresas operacionais raramente vão oferecer o mesmo treinamento que uma empresa voltada para a área técnica, pois ambas possuem demandas diferentes. O público alvo define os mecanismos mais adequados, por isso é uma parte fundamental do planejamento.

Investir em treinamentos

Uma equipe bem treinada impacta diretamente no negócio. A aprendizagem tem se tornado recorrente dentro das empresas, seja presencial ou on-line, ambos possuem vantagens que elevam as qualificações do time. 

Com a quarta revolução os treinamentos ganharam a vantagem de serem realizados a distância (EAD), a redução no investimento para a aplicação e a oportunidade da empresa ter sua própria universidade corporativa. 

Claro, que esse processo se torna ainda mais vantajoso com a ajuda de um parceiro experiente no ramo da comunicação interna, como a Isat, especialista em soluções para a área de treinamentos.

Mensurar

A KPI para ser um sucesso depende dos dados, pois eles vão dizer onde está o problema. 

A última etapa é a mensuração. Não importa qual modalidade avaliativa a empresa escolha, ela precisa ser mensurável, assim como uma meta que precisa ser realizável. 

como tornar seus treinamentos viciantes

Benefícios gerados pelos indicadores

Agora que você compreendeu as etapas dos indicadores de performance, conheça os benefícios que são gerados.

Conhecer os processos da empresa: Saber como os processos funcionam auxilia no desenvolvimento de estratégias eficazes;

Dados objetivos: Possibilitam traçar metas e planejar ações, sobretudo, com o departamento de recursos humanos que realiza as avaliações;

Metas mensuráveis: Novamente, os setores comerciais e marketing trabalham como objetivos tangíveis, a partir de cronogramas, análises que levam em consideração a sazonalidade daquilo que a empresa oferece.

Como desenvolver KPI´S que impulsionam o desempenho do negócio?

KPI de lucratividade: O departamento financeiro indica se a empresa está no verde, amarelo ou vermelho, ou seja, se um negócio está saudável ou não são os lucros que indicam isso.  Para isso, realize a seguinte conta:

lucro líquido / receita bruta = resultado x 100 

KPI de capacidade produtiva: Toda empresa tem uma capacidade produtiva limite, algumas são centenas, outras são milhares. Investir em treinamentos, cursos, palestras e workshops são uma excelente oportunidade para alavancar a produção do serviço ou produto que a organização oferece. 

KPI de conversão: No setor Comercial e Marketing a taxa de conversão é um fator imprescindível quando queremos descobrir se estamos impulsionando o desempenho do negócio.

KPI de satisfação do cliente: Por último, mas não menos importante, a satisfação do cliente. 

Ninguém melhor do que ele para apontar os problemas e pedir o feedback do consumidor, após realizar a compra de um produto/serviço te fará entender se estão contentes ou insatisfeitos.

Considerando que o gestor realizou os processos anteriores mencionados neste artigo e estruturou um projeto para analisar o desempenho de seus colaboradores, agora é o momento de buscar um parceiro com tecnologia qualificada para a comunicação empresarial.

A Inspand sempre procura trazer novidades para sua empresa na área de educação corporativa, com eventos, treinamentos, cursos e mais. Em nosso blog você encontra esse e outros artigos que ajudam o seu negócio. 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, ficaremos felizes em transformar sua comunicação interna!

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Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

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O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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