Em grande parte, o sucesso de uma empresa depende do capital humano, são os colaboradores que contribuem através de sua performance para que as metas sejam alcançadas.
Ou seja, quando o desempenho impacta nos negócios torna-se crucial desenvolver um KPI, caso a sua organização ainda não tenha a ferramenta ou aperfeiçoe o método usado.
Ficou interessado em saber como o KPI pode impulsionar o seu negócio? Continue a leitura para aprender a desenvolver, mãos à obra!
Boa leitura!
O que é Indicador de desempenho?
A sigla KPI, em inglês, significa “Key Performance Indicators” ou KSI “Key Success Indicator”, são métodos que indicam a performance dos colaboradores da empresa. O objetivo principal é apontar a saúde empresarial, em pequena, média ou larga escala, independente do porte da corporação.
A métrica não é novidade para o setor de recursos humanos que já coleta informações através das avaliações dos gestores, que funciona como parte do indicador. Contudo, o KPI também serve para outras áreas, a exemplo temos: vendas e marketing esferas que contam com o auxílio da ferramenta para corrigir, aperfeiçoar ou atenuar possíveis falhas no negócio.
Por que os indicadores são necessários?
Indicar percentual A métrica de gestão expõe dados quantitativos e qualitativos a respeito da produtividade do time, a partir disso é possível mensurar o desempenho com base nos objetivos que a empresa pretende atingir e torná-los mais assertivos, após o relatório de desempenho.
O líder consegue a partir da KPI acompanhar a rotina de trabalho dos funcionários que forneceram os dados da análise, entendendo a seguir quais são os ajustes que devem ser feitos, com isso a empresa tem uma ampla visão a respeito do pessoal e das necessidades de cada departamento.
Basicamente, o KPI de desempenho fortalece os processos e permite tomadas de decisão mais precisas que refletem na lucratividade, produtividade e qualidade.
Agora que você entendeu a importância da ferramenta, veja quais são as etapas para o sucesso do seu indicador de desempenho.
Etapas importantes para o sucesso de um KPI
O ambiente corporativo apresenta mudanças cada vez mais rápidas. Na educação empresarial, a indústria 4.0 trouxe integração e agilidade para as soluções na área da comunicação.
Englobou-se sistemas de nuvem, inteligência artificial, ciber-físico e internet das coisas para mensurar os problemas, realizar treinamentos, cursos, palestras e demais atividades que colaborem para a expansão do mercado ou a aprendizagem dos colaboradores.
Para que isso aconteça é preciso definir um objetivo, identificar o problema, investir em treinamento e inovação. Mas, vamos conversar sobre cada uma dessas etapas a seguir:
Definir os objetivos
A primeira etapa para desenvolver a KPI é definir quais são os objetivos que você, gestor, pretende. Exemplos:
- Lucratividade;
- Rotatividade;
- Desempenho individual ou grupo;
- Aprendizagem a partir de um treinamento e entre outros.
Para cada item da lista acima, um método diferente é empregado. Por isso, é importante definir bem os objetivos antes mesmo de fazer a contratação de um sistema.
Identificar os problemas
Um problema só é solucionado a partir do momento que acontece o diagnóstico do mesmo. Esta é a etapa que vai direcionar a KPI mais indicada para os desequilíbrios e que resultará na eficácia ou ineficácia do treinamento, curso ou workshop que será usada para reparar as falhas.
Foque em descobrir quais são os problemas mais recorrentes dentro da sua corporação, como erros frequentes, acidentes de trabalho, falhas de processos, baixo desempenho, baixa lucratividade e afins.
Estruturar a KPI para o público-alvo
O público-alvo determina características em comum entre os participantes, como sexo, idade, escolaridade, cargos, posição social e outros. Não pule esse processo ou o deixe por último, pois, ele terá interferência direta no serviço/produto contratado para resolver os atuais problemas.
Empresas operacionais raramente vão oferecer o mesmo treinamento que uma empresa voltada para a área técnica, pois ambas possuem demandas diferentes. O público alvo define os mecanismos mais adequados, por isso é uma parte fundamental do planejamento.
Investir em treinamentos
Uma equipe bem treinada impacta diretamente no negócio. A aprendizagem tem se tornado recorrente dentro das empresas, seja presencial ou on-line, ambos possuem vantagens que elevam as qualificações do time.
Com a quarta revolução os treinamentos ganharam a vantagem de serem realizados a distância (EAD), a redução no investimento para a aplicação e a oportunidade da empresa ter sua própria universidade corporativa.
Claro, que esse processo se torna ainda mais vantajoso com a ajuda de um parceiro experiente no ramo da comunicação interna, como a Isat, especialista em soluções para a área de treinamentos.
Mensurar
A KPI para ser um sucesso depende dos dados, pois eles vão dizer onde está o problema.
A última etapa é a mensuração. Não importa qual modalidade avaliativa a empresa escolha, ela precisa ser mensurável, assim como uma meta que precisa ser realizável.
Benefícios gerados pelos indicadores
Agora que você compreendeu as etapas dos indicadores de performance, conheça os benefícios que são gerados.
Conhecer os processos da empresa: Saber como os processos funcionam auxilia no desenvolvimento de estratégias eficazes;
Dados objetivos: Possibilitam traçar metas e planejar ações, sobretudo, com o departamento de recursos humanos que realiza as avaliações;
Metas mensuráveis: Novamente, os setores comerciais e marketing trabalham como objetivos tangíveis, a partir de cronogramas, análises que levam em consideração a sazonalidade daquilo que a empresa oferece.
Como desenvolver KPI´S que impulsionam o desempenho do negócio?
KPI de lucratividade: O departamento financeiro indica se a empresa está no verde, amarelo ou vermelho, ou seja, se um negócio está saudável ou não são os lucros que indicam isso. Para isso, realize a seguinte conta:
lucro líquido / receita bruta = resultado x 100
KPI de capacidade produtiva: Toda empresa tem uma capacidade produtiva limite, algumas são centenas, outras são milhares. Investir em treinamentos, cursos, palestras e workshops são uma excelente oportunidade para alavancar a produção do serviço ou produto que a organização oferece.
KPI de conversão: No setor Comercial e Marketing a taxa de conversão é um fator imprescindível quando queremos descobrir se estamos impulsionando o desempenho do negócio.
KPI de satisfação do cliente: Por último, mas não menos importante, a satisfação do cliente.
Ninguém melhor do que ele para apontar os problemas e pedir o feedback do consumidor, após realizar a compra de um produto/serviço te fará entender se estão contentes ou insatisfeitos.
Considerando que o gestor realizou os processos anteriores mencionados neste artigo e estruturou um projeto para analisar o desempenho de seus colaboradores, agora é o momento de buscar um parceiro com tecnologia qualificada para a comunicação empresarial.
A Inspand sempre procura trazer novidades para sua empresa na área de educação corporativa, com eventos, treinamentos, cursos e mais. Em nosso blog você encontra esse e outros artigos que ajudam o seu negócio.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, ficaremos felizes em transformar sua comunicação interna!