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gestão do conhecimento organizacional
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Você sabe como aplicar a gestão do conhecimento organizacional para formar uma equipe de sucesso?

 A estratégia mais valiosa dentro de uma empresa é aquela que promove o conhecimento compartilhado. Do inglês, “knowledge management”, que acredita numa comunidade integrada de aprendizagem para identificar, capturar, avaliar, recuperar e tornar a informação pública, ou seja, com toda a empresa. Este processo facilitará a cultura do ensinar e aprender, possibilitando a otimização do tempo, a eficiência organizacional e o engajamento. 

Segundo, Mário Sérgio Cortella, filósofo e professor, existem duas coisas que se você guardar você acaba perdendo. A primeira é o afeto, a segunda, o conhecimento. Quer saber como tornar o conhecimento organizacional uma realidade na sua instituição? Acompanhe o conteúdo!

É necessário ter uma gestão de conhecimento para compartilhar? 

Na década de 90, o vice-presidente do Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC), Hubert Saint-Onge, criou um modelo chamado Estrutura dos Ativos do Conhecimento. Nele, é divulgado que existem duas formas do processo que chamamos conhecimento. 

O Tácito é desenvolvido a partir das vivências de cada pessoa, por isso, ele é considerado o conhecimento que vai além das palavras, o conhecimento na prática. Enquanto o Explícito já foi ou será armazenado, decodificado e pode ser transmitido diretamente de uma pessoa para outra, ou seja, é convertido no conhecimento organizacional ou chamado conhecimento teórico. 

Sendo assim, é importante desenvolver a gestão do conhecimento na empresa, afinal, todos nós temos lições que podem ser divididas com nossos colegas de trabalho, gestores, colaboradores e parceiros. 

Compartilhar conhecimento, o que isso pode promover na sua empresa? 

O turnover, alta rotatividade de pessoas, é um dos principais problemas nas empresas. Raramente, o colaborador anterior teve a oportunidade de ensinar a função para o novo. Agora, o conhecimento adquirido é perdido para a empresa, assim como os processos, experiências, vivências e algumas vezes, documentos importantes. 

Existem três pilares que podem ser reforçados a partir do gerenciamento do conhecimento:

  • Conhecimento coletivo organizacional;
  • Inovação e criatividade;
  • Trabalho em equipe. 

Ainda não ficou convencido? Bom, separamos três exemplos que usam a gestão do conhecimento para você se inspirar: 

Banco do Brasil 

Em um evento de treinamento para colaboradores, a equipe do Banco do Brasil descobriu que a pausa para o café era o momento mais importante para os funcionários, principalmente, quando questionados sobre a disseminação do conhecimento. 

Após terem acesso a essa informação, a organização promoveu um novo evento, agora mais descontraído, nele os funcionários poderiam partilhar suas experiências, desafios e conquistas. Com isto, a empresa transformou o evento numa poderosa ferramenta de comunicação interna. 

Moove

Outra empresa que utiliza o sistema a distância para gestão de aprendizagem é a Moove. A empresa atua na área de açúcar, álcool, gás, energia e lubrificantes e utiliza plataformas on-line para disseminar o conteúdo entre seus funcionários. 

Este processo, além de otimizar o tempo, possibilita integrar todas as filiais da empresa sobre as novidades, treinamentos, capacitações, eventos e outras novidades. 

Eles procuram distribuir as informações através do LMS Neolude, uma plataforma intuitiva, com fácil navegação. 

como tornar seus treinamentos viciantes

5 formas de melhorar o compartilhamento de conhecimento em sua organização 

Existem cinco formas para você melhorar o compartilhamento de informações dentro da sua organização: 

1 – Identifique os influenciadores 

Identifique quem são os líderes, eles vão ter o papel fundamental de direcionar, ajudar e promover a cultura de dividir as ideias. Eles devem fazer pesquisas para a resolução de problemas, debater ideias e criar iniciativas que façam os colaboradores se sentirem parte da empresa. 

2 – Aposte em conhecimentos diversos

A diversidade de conhecimentos reduz os conflitos, favorece o clima organizacional, aumenta a criatividade da equipe e funcionários mais engajados. Mas, é importante manter a periodicidade para alcançar resultados satisfatórios. 

3 – Treinamentos e capacitação da equipe

Uma excelente forma de partilhar saberes são com os treinamentos, eles vão promover novos aprendizados e aprimorar as habilidades da equipe. Cada novo curso possibilitará que os colaboradores estejam atualizados com as necessidades do mercado, além de ser uma forma de diminuir o turnover e encontrar novos talentos. 

4 – Canais de compartilhamento e discussões 

Nenhum setor tem a mesma demanda que o outro. Eles possuem rotinas, atividades e desafios diferentes. À vista disso, criar canais em que serão levantadas discussões e soluções é importante. 

Muitas vezes, ao se deparar com um problema ou uma dúvida, o colaborador pode pedir auxílio aos seus colegas de trabalho em um grupo criado especificamente para isso. Aplicativos de mensagens podem ser usados inicialmente, mas a longo prazo, é interessante procurar ferramentas desenvolvidas para a área da comunicação interna. 

5- Monitore o sistema 

Por último, faça o monitoramento do sistema, converse com os colaboradores para receber o feedback, assim, é possível consertar as falhas, encontrar os acertos e adequar a cultura à realidade da empresa. 

Não há dúvidas de que a cultura do conhecimento é o futuro, contudo, é um grande desafio para as organizações estimularem e fornecerem a troca de informações entre os setores. Mas, o conhecimento está intrínseco em nós, estamos o tempo todo ensinando e aprendendo, inclusive em nosso ambiente de trabalho.  

Para transformar o conhecimento organizacional em realidade na sua empresa, você pode contar com o apoio da Inspand. Nossa plataforma LMS Neolude é ideal para tornar o conhecimento individual em conhecimento coletivo, afinal ela é uma universidade corporativa. 

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre a nossa solução. 

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Confira os nossos depoimentos!

Conheça a opinião de nossos clientes.

Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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