O cenário atual é de fato bem delicado, um momento difícil cercado por dúvidas de como se manter e adaptar-se a esse ambiente. No meio corporativo não é diferente, afinal, o momento é de crise e de extrema atenção.
Nenhuma empresa está imune a isso, ficando vulnerável a toda e qualquer situação. A gestão de crise, antes de tudo serve para evitar uma possível crise, por meio de um bom planejamento.
Partindo de alguns pontos importantes, veremos como funciona uma gestão de crise e como trabalha-la na sua empresa de maneira efetiva, com estratégias inteligentes. Continue a leitura e veja como!
Impactos gerados por uma crise
Uma crise empresarial pode desmoronar o que uma empresa levou anos para construir, gerando danos irreversíveis ao ambiente corporativo. Atualmente, estamos enfrentando uma crise mundial por conta da pandemia do COVID-19, o que levou muitas empresas a fecharem suas portas, acarretando em desempregos e gerando instabilidade para o ambiente corporativo.
É importante visar a gestão de crise sempre pensando no planejamento, monitoramento e agilidade, estratégias necessárias para traçar e desenvolver uma gestão assertiva, a fim de solucionar os danos.
Os risco são iminentes para uma empresa, pois não há uma fórmula mágica mas, com muito trabalho e planejamento é possíveis prever os riscos e até mesmo evitá-los.
Listamos algumas ações para auxiliar sua empresa na criação de um planejamento! Veja a seguir:
1 – Acompanhe as notícias e esteja bem informado
Acompanhar as informações e saber quais impressões a sua empresa passa no meio corporativo é muito importante, seja por notícias, conteúdos e redes sociais.
Atualizar-se e saber quem são seus concorrentes dará uma visão de como está o mercado e uma base para traçar um planejamento assertivo e eficiente, pois é possível:
- Descobrir percepções negativas sobre a marca;
- Identificar ações do cenário político que podem afetar de alguma forma a posição da empresa;
- Localizar Fake News.
2 – Saiba quais são os gatilhos
Após o levantamento de informações e notícias, podemos seguir para os aspectos causadores da crise. Mas, é necessário entendermos que podemos lidar com uma variedade de motivos, considerando ações internas e externas, como:
- Uma fala mal colocada da imprensa que acaba repercutindo de forma negativa, manchando a reputação da empresa;
- Ação errada ou equivocada por parte de colaboradores e gestores;
- Posicionamento errado nas mídias sociais;
- Problemas internos que podem ocasionar uma crise, assim como uma má aliança com outras corporações.
3 – Cuidado com as Fake News
Hoje na era digital onde tudo é compartilhado, temos que nos manter atentos pois, nem tudo de fato acaba sendo verídico. Com isso, surgem muitas notícias falsas que acabam gerando uma auto promoção da origem compartilhada.
Sem que haja uma análise prévia e nem um acompanhamento dessas notícias, o que colabora para aliar a empresa a uma imagem negativa, um ponto de partida para desencadear uma crise na organização.
É necessário manter-se informado e captar essas informações para que não haja o compartilhamento delas. Isso ajudará sua empresa a identificar e reparar qualquer informação falsa que possa surgir sobre ela.
4 – Definir representantes
O próximo passo em uma gestão de crise é definir alguém preparado, que seja a cara e a voz da empresa. É essencial ter um representante que esclareça os fatos e mostre todo o desempenho da empresa em solucionar o problema.
5 – Estabelecer atitudes de contingência
O plano de contingência faz parte de um bom gerenciamento empresarial. Pois, além de ser um dos pontos para evitar uma crise é uma ação de segurança nas tomadas de decisões, com a finalidade de:
- Traçar planos de ações para evitar uma crise;
- Definir de forma coerente o que será comunicado em nota oficial;
- Tomar atitudes para que a organização não perca clientes;
- Evitar causar danos à imagem da organização;
- Estabelecer quais os próximos passos que a organização deve dar;
- Como demonstrar aos clientes que a organização está à disposição para solucionar problemas;
- Trabalhar em ações internas junto aos gestores e colaboradores, com total transparência, evitando possíveis repercussões negativas na organização.
6 – Estruture Notas Oficiais
Como parte do plano de contingência, notas oficiais são importante e devem ser elaboradas como ato de satisfação ao seu público e esclarecimento sobre a atual situação da empresa, focando em alguns pontos, como:
- Emitir notas responsáveis, onde a organização demonstre estar se responsabilizando e assumindo seu papel perante à crise;
- Demonstrar que a empresa está disposta e trabalhando para solucionar o problema;
- Usar as suas mídias sociais para divulgação, afinal, são os canais diretos.
7 – Acompanhe o pós-crise
Realizar o acompanhamento de uma pós crise e dar atenção à recuperação da organização, é um dos fatores que vai ajudar sua empresa a estar atenta a possíveis instabilidades.
A melhor forma de conter uma nova crise é entender a fundo o que aconteceu, compreender quais foram os agentes causadores e quais são as vulnerabilidades da sua empresa.
Então, acompanhe as informações, busque por notícias, mantenha-se informado pelas mídias sociais. O futuro da sua organização está em monitorar uma pós crise.
8 – Como EAD pode te auxiliar na gestão de crise
A comunicação faz parte da estruturação da sua empresa, transmitindo informações sem falhas e diretas aos gestores e sua equipe, afinal todos precisam estar alinhados às mesmas decisões.
Transparência nas informações durante a gestão de crise é muito importante, assim como esclarecer os fatos aos seus colaboradores, pois evita comentários internos que podem desmotivar seus funcionários, influenciando na produtividade e qualidade dos serviços.
Para evitar falhas na comunicação, é importante que a empresa invista em treinamentos corporativos. Realizando uma reciclagem dos conhecimentos da sua equipe, gerando profissionais capacitados e impedindo que todo o processo de crise interfira no desempenho dos colaboradores.
A Educação a distância é uma grande plataforma de ensino, que oferece inúmeros recursos, viabilizando a interação entre a organização e os seus colaboradores. Sendo possível compartilhar comunicados, treinamentos, cursos e fazer transmissões, ações que vão preparar sua equipe a passar por uma crise e também a sair dela.
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Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing