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Fique por Dentro: Os estágios de maturidade da gestão de aprendizagem

Baseado na ideia de que os sistemas organizacionais evoluem à partir de estágios, o estudo relacionado ao desenvolvimento das organizações gerou algumas teorias. O intuito foi compreender a dinâmica de maturação das empresas.

Atualmente sabemos que as empresas necessitam criar processos organizacionais que facilitem seu funcionamento. Assim como as demais áreas, a gestão de pessoas também sofre esse impacto. E o modelo chamado People Capability Maturity Model ou P-CMM tem ganhado espaço significativo mas empresas. O termo foi criado em 1995, porém só foi publicado em livro em 2001.

Essa classificação faz com que as empresas possam identificar sua posição em relação as demais, bem como, definir os próximos passos em seu desenvolvimento.

Expandindo suas habilidades na melhoria contínua de seu planejamento, garantindo a qualidade nos processos organizacionais.

São cinco as etapas do P-CMM:

Esse tipo de modelo tem como objetivo principal tornar os processos efetivos.

Porém, antes de começar algumas reflexões são importantes:

– Onde estou?

– Será que falta muito para minha empresa atingir outro estágio?

– Onde quero chegar?

Apesar de criado para avaliação das capacidades de prestadores de serviços na área de desenvolvimento de softwares, o modelo se proliferou em outras áreas.

Todo a evolução do CMM foi fundamentada em outro modelo desenvolvido por Crosby, empresário e autor de diversos livros sobre práticas de gerenciamento.

O CMM e o LMS (Learning Management System)

Atualmente, uma grande parte das empresas utilizam uma plataforma para gerenciamento das informações e materiais relativos ao desenvolvimento de seus colaboradores.

Denominadas LMS, essas plataformas de aprendizagem facilitam o acompanhamento de toda metodologia aplicada pela companhia. A análise varia desde o tempo gasto em cada material até a jornada percorrida pelo funcionário. Já a aplicação dos resultados dependerá dos objetivos da empresa e de seu plano de negócios.

As técnicas descritas acima, conhecidas como BigData Analytics, são utilizadas para por exemplo, verificar porque há uma grande variação na performance de vendas.

No LMS também utilizamos o modelo de maturidade, porém no quadro abaixo o autor, Josh Bersin, uniu as duas primeiras etapas:

 E sua empresa sabe em qual nível está?

Fontes:

http://www.anpad.org.br/admin/pdf/GPR-A601.pdf

http://blog.bersin.com/the-ever-changing-state-of-the-learning-technology-industry/?id=d1e969b6-6125-4c4f-b4a2-7f326712c40d

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Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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