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Evento online: o que é e como fazer?

Com maior disponibilidade, uso de internet pelo mundo, maior integração de diversos dispositivos e do avanço tecnológico que fez com que passássemos pela Transformação Digital, a opção por eventos online vem crescendo cada vez mais entre as empresas mais digitalmente conectadas. 

Podemos compreender essa opção quando verificamos que aproximadamente 75% do tráfego de dados móveis é relacionado aos conteúdos em vídeo. Isso causa diversos impactos tanto para a organização, quanto para seus funcionários, modificando a dinâmica entre o conteúdo, os presentes no evento online e a organização da empresa como um todo ao promovê-lo.

Diversas empresas já começaram a produzir eventos online, não só por identificarem esse padrão como a tendência do futuro, mas também para facilitar as interações tanto com seus funcionários – em casos de eventos internos – quando com consumidores no geral – em caso de eventos externos. 

O momento atual ainda fortalece esta necessidade já que a pandemia do COVID-19 obriga todos a ficarem em casa em isolamento social ou parcial. A alternativa que este tipo de evento cria ainda vai além, permite expandir o número de pessoas assistindo ao evento, amplia o alcance da empresa e pode conectar pessoas de qualquer lugar. 

No decorrer deste artigo vamos compreender um pouco mais sobre os eventos online, quais suas diferenças em relação aos presenciais, que benefícios trazem, quais os modelos mais comuns e como produzi-los. Acompanhe!

O que é um evento online

Da mesma forma que presencialmente, um evento online é um acontecimento específico, para um público selecionado, devendo-se planejar, orçar, mobilizar e executar diferentes tarefas para seu acontecimento. É importante ressaltar que não basta realizar o evento de forma normal e disponibilizá-lo na internet e, sim planejá-lo diretamente para tal mídia.

O evento online utiliza de tecnologias como o streaming de vídeos (YouTube, Zoom, Google Hangouts, entre outros), transmissões ao vivo, como Facebook entre outras opções. Existe a possibilidade de realizar o evento ao vivo, ou gravá-lo e disponibilizá-lo posteriormente.

Evento online x presencial: principais diferenças

Ingresso

Comumente os ingressos de eventos online são inferiores aos presenciais. Isso acontece pois o custo também é inferior, como veremos abaixo, assim, é possível cobrar valores menores e mesmo assim aumentar os lucros, dada a escalabilidade do evento online.

Custo

Por não possuir locação de espaço físico, locomoção, diversas empresas terceirizadas prestadoras de serviço, os eventos online costumam custar substancialmente menos do que os presenciais. Os custos acabam ficando por conta de um sistema robusto para a transmissão, gestão de ingressos, internet e divulgação.

Local

Os eventos online transpassam a geografia, sendo possível possuir participantes de qualquer local do mundo, desde que este tenha conexão com a internet. Isso permite que pessoas que não poderiam frequentar o evento, apesar de terem vontade ou necessidade, possam acompanhar a atividade.

Capacidade

Por ser um ambiente online, não existe limites para o número de pessoas que irão participar do evento. Isso permite que sejam abertos ingressos ilimitados, rompendo essa barreira presente nos eventos presenciais.

Tipos de evento online

Workshop

Os workshops são uma espécie de curso, onde é apresentado um conhecimento específico e aplicável, onde são inicialmente apresentadas as técnicas da atividade, é demonstrado como utilizá-las e após isso é dado um passo a passo para os participantes tentarem por conta própria. No caso da realização online, o aluno performa a atividade e a envia para avaliação posterior para receber o feedback do instrutor.

Webinar

Funciona como uma palestra interativa online. Os conhecimentos desejados são passados por uma ou mais pessoas responsáveis, no entanto, com interação através de comentários, a partir de quem está visualizando. Isso não só permite que as pessoas tirem dúvidas como também cria debates e discussões interessantes.

Meetups

São como reuniões para networking e discussões de assuntos relevantes. Isso pode acontecer no ambiente virtual, com participantes ativos e engajados. Normalmente, profissionais buscando conexões, empresas e mesmo curiosos e entusiastas do assunto em questão se fazem presentes.

Transmissões ao vivo (Live)

São conteúdos expostos ao vivo, normalmente em diversas plataformas ao mesmo tempo. Se popularizaram recentemente através de shows de artistas famosos no Facebook e Instagram, no entanto podem apresentar diversos temas. Debates, conversas, pessoas jogando videogames e até mesmo palestras e cursos são opções deste tipo de evento online.

Conferências

As conferências são eventos que estão sendo realizados em um ambiente físico, porém que podem ser escaladas para mais participantes. Desta forma, além dos presentes no auditório (ou qualquer outro local), ainda é disponibilizada de forma online, ao mesmo tempo, na internet.

Passo a passo para eventos online

1.    Planejamento – Não espere que tudo vá ser fácil e intuitivo, só por estar no ambiente da internet. Esta parte deve ser muito parecida com a da realização de eventos presenciais, com organização, dedicação, composição de orçamento, cronogramas, entre outros;

2.    Marca – A criação de uma marca forte, chamativa e que mantenha a atenção das pessoas é essencial para o bom desenvolvimento de um curso online. Na internet as informações aparecem e somem muito rapidamente, portanto uma primeira impressão é essencial;

3.    Público-alvo – A definição de quem será o público-alvo é crucial para o planejamento do evento. O evento deverá ser bem direcionado, pois, caso o tema converse com muita gente, porém de forma rasa, o público será pequeno.

4.     Divulgação – Na internet, esse é o ponto principal do curso. A estratégia correta, com posts em diversas redes sociais, anúncios através de e-mails, estratégia de horários para publicações, entre muitas outras métricas pode fazer a diferença no resultado.

5.    Tecnologia – Utilizar as plataformas corretas, ideias para o tipo de evento sendo realizado, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Uma plataforma como a i-Meeting, oferecida pela Inspand, pode ser a chave para seu evento online decolar.

O consumo de vídeos cresce exponencialmente no Brasil, seja gravado ou online, e a sua empresa não pode ficar fora disso. Não perca tempo e entre de cabeça na Era Digital. Comece a planejar seus eventos online e surpreenda seu público!

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Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing

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Confira os nossos depoimentos!

Conheça a opinião de nossos clientes.

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Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

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Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

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A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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