Com maior disponibilidade, uso de internet pelo mundo, maior integração de diversos dispositivos e do avanço tecnológico que fez com que passássemos pela Transformação Digital, a opção por eventos online vem crescendo cada vez mais entre as empresas mais digitalmente conectadas.
Podemos compreender essa opção quando verificamos que aproximadamente 75% do tráfego de dados móveis é relacionado aos conteúdos em vídeo. Isso causa diversos impactos tanto para a organização, quanto para seus funcionários, modificando a dinâmica entre o conteúdo, os presentes no evento online e a organização da empresa como um todo ao promovê-lo.
Diversas empresas já começaram a produzir eventos online, não só por identificarem esse padrão como a tendência do futuro, mas também para facilitar as interações tanto com seus funcionários – em casos de eventos internos – quando com consumidores no geral – em caso de eventos externos.
O momento atual ainda fortalece esta necessidade já que a pandemia do COVID-19 obriga todos a ficarem em casa em isolamento social ou parcial. A alternativa que este tipo de evento cria ainda vai além, permite expandir o número de pessoas assistindo ao evento, amplia o alcance da empresa e pode conectar pessoas de qualquer lugar.
No decorrer deste artigo vamos compreender um pouco mais sobre os eventos online, quais suas diferenças em relação aos presenciais, que benefícios trazem, quais os modelos mais comuns e como produzi-los. Acompanhe!
O que é um evento online
Da mesma forma que presencialmente, um evento online é um acontecimento específico, para um público selecionado, devendo-se planejar, orçar, mobilizar e executar diferentes tarefas para seu acontecimento. É importante ressaltar que não basta realizar o evento de forma normal e disponibilizá-lo na internet e, sim planejá-lo diretamente para tal mídia.
O evento online utiliza de tecnologias como o streaming de vídeos (YouTube, Zoom, Google Hangouts, entre outros), transmissões ao vivo, como Facebook entre outras opções. Existe a possibilidade de realizar o evento ao vivo, ou gravá-lo e disponibilizá-lo posteriormente.
Evento online x presencial: principais diferenças
Ingresso
Comumente os ingressos de eventos online são inferiores aos presenciais. Isso acontece pois o custo também é inferior, como veremos abaixo, assim, é possível cobrar valores menores e mesmo assim aumentar os lucros, dada a escalabilidade do evento online.
Custo
Por não possuir locação de espaço físico, locomoção, diversas empresas terceirizadas prestadoras de serviço, os eventos online costumam custar substancialmente menos do que os presenciais. Os custos acabam ficando por conta de um sistema robusto para a transmissão, gestão de ingressos, internet e divulgação.
Local
Os eventos online transpassam a geografia, sendo possível possuir participantes de qualquer local do mundo, desde que este tenha conexão com a internet. Isso permite que pessoas que não poderiam frequentar o evento, apesar de terem vontade ou necessidade, possam acompanhar a atividade.
Capacidade
Por ser um ambiente online, não existe limites para o número de pessoas que irão participar do evento. Isso permite que sejam abertos ingressos ilimitados, rompendo essa barreira presente nos eventos presenciais.
Tipos de evento online
Workshop
Os workshops são uma espécie de curso, onde é apresentado um conhecimento específico e aplicável, onde são inicialmente apresentadas as técnicas da atividade, é demonstrado como utilizá-las e após isso é dado um passo a passo para os participantes tentarem por conta própria. No caso da realização online, o aluno performa a atividade e a envia para avaliação posterior para receber o feedback do instrutor.
Webinar
Funciona como uma palestra interativa online. Os conhecimentos desejados são passados por uma ou mais pessoas responsáveis, no entanto, com interação através de comentários, a partir de quem está visualizando. Isso não só permite que as pessoas tirem dúvidas como também cria debates e discussões interessantes.
Meetups
São como reuniões para networking e discussões de assuntos relevantes. Isso pode acontecer no ambiente virtual, com participantes ativos e engajados. Normalmente, profissionais buscando conexões, empresas e mesmo curiosos e entusiastas do assunto em questão se fazem presentes.
Transmissões ao vivo (Live)
São conteúdos expostos ao vivo, normalmente em diversas plataformas ao mesmo tempo. Se popularizaram recentemente através de shows de artistas famosos no Facebook e Instagram, no entanto podem apresentar diversos temas. Debates, conversas, pessoas jogando videogames e até mesmo palestras e cursos são opções deste tipo de evento online.
Conferências
As conferências são eventos que estão sendo realizados em um ambiente físico, porém que podem ser escaladas para mais participantes. Desta forma, além dos presentes no auditório (ou qualquer outro local), ainda é disponibilizada de forma online, ao mesmo tempo, na internet.
Passo a passo para eventos online
1. Planejamento – Não espere que tudo vá ser fácil e intuitivo, só por estar no ambiente da internet. Esta parte deve ser muito parecida com a da realização de eventos presenciais, com organização, dedicação, composição de orçamento, cronogramas, entre outros;
2. Marca – A criação de uma marca forte, chamativa e que mantenha a atenção das pessoas é essencial para o bom desenvolvimento de um curso online. Na internet as informações aparecem e somem muito rapidamente, portanto uma primeira impressão é essencial;
3. Público-alvo – A definição de quem será o público-alvo é crucial para o planejamento do evento. O evento deverá ser bem direcionado, pois, caso o tema converse com muita gente, porém de forma rasa, o público será pequeno.
4. Divulgação – Na internet, esse é o ponto principal do curso. A estratégia correta, com posts em diversas redes sociais, anúncios através de e-mails, estratégia de horários para publicações, entre muitas outras métricas pode fazer a diferença no resultado.
5. Tecnologia – Utilizar as plataformas corretas, ideias para o tipo de evento sendo realizado, pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Uma plataforma como a i-Meeting, oferecida pela Inspand, pode ser a chave para seu evento online decolar.
O consumo de vídeos cresce exponencialmente no Brasil, seja gravado ou online, e a sua empresa não pode ficar fora disso. Não perca tempo e entre de cabeça na Era Digital. Comece a planejar seus eventos online e surpreenda seu público!
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Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing