A educação corporativa evoluiu rapidamente nos últimos anos e incorporou novas metodologias, ferramentas e tecnologias para torná-la mais atrativa. Uma dessas metodologias é a Edutainment, termo derivado da união de duas palavras em inglês: education (educação) e entertainment (entretenimento).
Aos poucos, a metodologia tem se popularizado e demonstrado excelentes resultados principalmente no engajamento dos times na sua capacitação. Isso porque ela faz uso de ferramentas e estratégias de entretenimento, como músicas, filmes, séries e jogos, tornando as aulas dinâmicas e interessantes.
Os benefícios, contudo, não param por aí. A Edutainment vem enriquecendo o processo de formação de times de diversas maneiras no meio corporativo. Saiba mais sobre isso e como sua empresa pode usar essa nova forma de treinamento.
O que é Edutainment e seus princípios?
Como você já deve ter percebido na introdução deste artigo, Edutainment é uma metodologia que se caracteriza pelo aprendizado por meio do entretenimento, onde a palavra educação representa o objetivo e entretenimento, a linguagem. Ou seja, a pessoa aprende enquanto se diverte.
Embora pareça uma grande inovação, a ideia surgiu com os documentários educativos que usavam personagens do universo infantil de Walt Disney, na década de 40. Entretanto, havia dúvidas sobre a efetividade dessas “aulas” com cara de entretenimento e vice-versa. Hoje, a metodologia é vista como o futuro da educação digital.
O objetivo é capturar a atenção do aluno usando um ponto de vista lúdico, sem aquelas telas maçantes com muito texto, poucas imagens, que fazem com que o estudante/colaborador escape para as redes sociais durante a formação. Assim, são princípios da metodologia:
- Envolvimento: as soluções dependem da participação do usuário;
- Imersão: quando o entretenimento é bom, a pessoa concentra-se mais em seu conteúdo;
- Interação: a troca de experiências é importante para o aprendizado, por isso essa metodologia cria redes (como fóruns e chats);
- Diversão: o aprendizado tem que ser divertido e não maçante.
Como funciona nas empresas?
Na prática, as aulas que usam a metodologia do Edutainment são criadas para explorar ao máximo as competências dos colaboradores, fazendo com que usem a lógica e seu repertório de conhecimento de forma divertida.
Às vezes, a empresa apresenta um briefing direto sobre o treinamento que ela precisa, mas é preciso entender se esse treinamento vai resolver exatamente a dor dessa empresa, aquilo que ela precisa suprir. É preciso que as aulas tenham uma relação de causa e efeito.
A partir de então, pode ser desenvolvido um treinamento com o uso de técnicas como o Storytelling, por exemplo, para tornar o conteúdo atrativo. Deve-se usar a criatividade sem perder de vista o foco principal da empresa.
O jogo corporativo é uma boa opção para trabalhar as potencialidades dos colaboradores. É diferente da gamificação, porque é organizado de maneira estruturada, visando motivar, compreender e trabalhar um comportamento específico em cada participante da equipe. Em geral, são comportamentos que precisam ser mudados para que o ambiente de trabalho melhore.
O comportamento adotado durante o jogo pode servir para futuro questionamento e reflexão. Ou seja, mesmo com natureza lúdica, os jogos devem ter objetivos claros para que as consequências das decisões tomadas por eles influenciem no comportamento do colaborador no trabalho e o transformem.
Independentemente das situações que surgirem nas aulas, é importante que a aprendizagem se torne divertida e interativa. Portanto, além dos jogos e histórias, podem ser usados filmes, seriados e séries, músicas, programas de TV, quizzes, simuladores e aplicativos que proporcionem um ambiente lúdico e educativo.
Como a experiência de inserir entretenimento nos treinamentos pode enriquecer o processo de capacitação?
Estudos de Neurociência indicam as melhores práticas para absorção de um conteúdo. Um estudo do psiquiatra norte-americano William Glasser originou o Cone da Aprendizagem, através da observação de que as pessoas absorvem apenas 10% do conteúdo que leem, 20% do que ouvem, 30% do que observam, 50% do que veem e ouvem, 70% do que debatem com os outros, 80% do que escrevem e interpretam e 95% do que explicam para os outros.
Portanto, dá para entender a necessidade de expandir as formas de ensinar, pois isso pode enriquecer o processo de capacitação. Se a pessoa tem diante dela um conteúdo com o qual ela precisa interagir, ver, ouvir e depois trocar informações sobre ele com outras pessoas, o aprendizado será potencializado.
Além disso, treinamentos aliados a entretenimento podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades, como liderança, tomada de decisão e gerenciamento de crises. E essas são algumas das habilidades mais exigidas no mercado de hoje.
Para o profissional, em si, os ganhos vão além da melhora do seu desempenho no trabalho. Muitas vezes esses aprendizados do ambiente lúdico são levados para a vida, para o amadurecimento pessoal.
Benefícios em inserir entretenimento nos treinamentos
O Edutainment apresenta uma série de vantagens sobre outros métodos e metodologias aplicadas ao e-learning e à educação corporativa. Nós já demos algumas pistas sobre isso, mas veja cada um desses benefícios.
ATRAI A ATENÇÃO DOS COLABORADORES
As técnicas lúdicas, de jogos, vídeos, músicas etc são mais interessantes e atrativas para os colaboradores do que treinamentos estáticos, com Power Point, textos e falas longas. Isso os cativa e faz com que fiquem mais engajados também.
DINAMIZA O ENSINO
Um assunto que seria dissertado por muitas horas pode ser resumido em um vídeo com uma história que prenda a atenção. Além disso, o conteúdo pode – e deve – ser dividido em pequenas lições, para deixá-lo ainda mais dinâmico e dentro da nova realidade das pessoas, que não conseguem focar por muito tempo em uma coisa só.
IMPULSIONA O PROCESSO DE APRENDIZADO
Levando-se em conta que quanto mais participativo o processo de ensino, maiores são as chances de absorção do tema, ter um processo mais participativo torna o aprendizado mais eficiente. Quando o aprendizado de alia à diversão, a absorção do conteúdo e ele é lembrado mais facilmente.
Por fim, quando se fala em educação corporativa, os desafios se relacionam a como manter a atenção dos colaboradores, como mostrar a importância da formação e torná-la mais interessante, ágil, eficiente. Essas são algumas das vantagens da metodologia Edutainment. Por isso, não deixe de testá-la na sua empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia nosso artigo sobre metodologia para engajamento nos treinamentos.
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Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing