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E-Learning: o começo e o futuro

As resistências aos modelos de aprendizagem on-line enfraqueceram durante o período de pandemia e, indicam especialistas, que a tendência do e-Learning web veio para ficar tanto no mercado educacional quanto no corporativo, mesmo após o fim do surto de Covid-19. 

O mundo, em 2020, está passando por diversas revoluções e o modo a como estávamos acostumados a nos relacionar com o trabalho, a casa e o conhecimento mudou. Agora, o home office é uma realidade, a casa virou um mundo — onde espaço, varanda e escritório fazem diferença — e o avanço educacional não pode mais ser mediado, presencialmente, por um professor ou consultor

Ainda vale ressaltar que, com a expectativa de adoção da política de home office em parte significativa das empresas, ainda que de forma intercalada à ida ao escritório, o dinamismo no mercado de e-Learning web corporativo pode crescer ainda mais, uma vez que os cursos on-line poderão ser aplicados em casa ou na empresa com o objetivo de diminuir custos. Vamos detalhar melhor essa condição em breve.

Curso a distância: uma história 

Pode parecer óbvio, mas não é. Curso a distância não é sinônimo de curso on-line. Curso a distância é qualquer modalidade de aprendizado em que o conteúdo não é passado presencialmente.

No Brasil, por exemplo, em 1904, já há anúncios de curso de datilografia a distância. Em 1923, cursos oferecidos via rádio. Já em 1939, em São Paulo, nascia o primeiro curso profissionalizante a distância.

A novidade agora é o meio de acesso à informação: via computador ou dispositivo móvel com internet. Assim, fica permitido o que não havia nas primeiras versões de cursos a distância, o contato em tempo real com o professor. 

3 motivos para você investir em e-Learning 

O ensino virtual a distância é uma tendência cada vez mais forte. Pesquisa publicada antes da pandemia, aponta que até 2025 esse mercado nos Estados Unidos deveria atingir ganhos de US$ 325 bilhões

Com o novo panorama que a COVID-19 nos impõe, somado à mudança de hábitos, os valores podem ser ainda maiores. Clique aqui para entender mais sobre o papel desse mercado em vários países.

Esse quadro demonstra que a empresa que quer estar dentro das tendências do mercado mundial precisa incluir o e-Learning no processo de aprendizagem dos seus colaboradores. Mas, além de dados do mercado, existem outros motivos para convencer sua diretoria e gerência a apostar nesse modelo de ensino:

Redução de custos

Ao oferecer um treinamento/curso da forma tradicional, existem os custos de infraestrutura, do consultor/palestrante e de tempo.

Para equipes muito grandes, pode ser necessário dividi-las em grupos, o que encarece ainda mais o processo. E toda vez que há uma reciclagem é preciso investir novamente em diversas apresentações do conteúdo. 

Com o curso on-line, dá para compartilhar o conhecimento para um número ilimitado de funcionários sem custos adicionais. No momento da reciclagem, basta elaborar o curso uma única vez e distribuir, com ações de engajamento, o material entre os colaboradores.

O custo de produção do treinamento não precisa ser alto. Tudo depende da intenção e da verba disponível. Pode ser um treinamento em vídeo, com gamificação, mobile learning. O importante é que haja interação para manter seus clientes interessados e engajados.

Flexibilidade

 O ideal é que, usando o e-Learning web, o colaborador realize o treinamento no próprio ambiente corporativo. Mas, se ele quiser e a empresa disponibilizar o acesso externo, o funcionário poderá se qualificar no momento que achar mais apropriado, uma opção que pode deixar tudo mais leve e interessante.

Outra ação que une flexibilidade e baixo custo é que a formação não precisa ser realizada em um único dia. Pode ser oferecida em pílulas, assim a produção da empresa não precisa parar um dia inteiro devido à atualização.

Mais eficácia 

Estudos apontam que a aprendizagem via e-Learning pode ser até 60% mais rápida se comparada aos métodos tradicionais e existem alguns motivos para isso:

  1. O conteúdo pode ser personalizado, resolvendo lacunas identificadas em grupos de colaboradores.
  2. O funcionário tem a opção de avançar para conteúdos que desconhece. O que é não é possível em formações presenciais. Mesmo que domine o assunto, é necessário aguardar até o tópico seguinte.

Modelos de e-Learning

Para que a formação tenha êxito é preciso recorrer a algumas técnicas para que o curso on-line não seja uma reprodução, em outro formato, do modelo tradicional.

Comece pensando na interatividade

Com tantas interrupções vindas, essencialmente, dos celulares, é preciso criar uma estratégia para capturar a atenção dos ouvintes. Desafios, atividades em grupo, que já tenham uma solução definida — no caso de aulas gravadas — dinamizam o ambiente. Jogos, questionários e avaliações também podem gerar resultado positivo de interação entre os colaboradores. 

Você pode usar recursos acessíveis e até no modo off-line para realizar alguns dos exemplos que compartilhamos aqui. 

Gamificação 

O objetivo da gamificação está muito próximo do que faz a interação. Se a qualificação que estiver oferecendo contar com um desafio, tomada de decisões, inclua uma recompensa: uma bonificação, vaga na garagem da empresa ou até um kit de produtos para incentivar os gatilhos mentais que envolvem os funcionários. Com esses três itens, ficará muito mais fácil manter todos atentos. 

Vídeo 

Esse é um recurso muito comum na modalidade on-line de cursos, mas o melhor é usar na medida certa. Nossa relação digital valoriza muito o gênero, mas em formatos mais breves, o que evita a dispersão da atenção. Por isso, mesclar com atividades interativas é indispensável para um bom curso via e-Learning web. 

Conclusão 

As tecnologias reproduzem as relações vistas na sociedade. Com o advento do smartphone, especialmente, a forma de aprender e acessar conteúdo mudou consideravelmente. Por isso, o e-Learning ganhou força na educação escolar e corporativa.

A pandemia da COVID-19 acelerou alguns processos de aceitação dessa tecnologia e, agora, aprender a distância, via internet, foi normalizado para parte considerável da população.

Para fazer o curso na sua empresa dar certo, é preciso contar com um conteúdo adequado:  pesquise seu público e suas necessidades. Depois, conte com um fornecedor que acompanhe sua criação, oferecendo uma plataforma ideal e ferramentas para interagir com o seu público. 

Na Isat, você tem tudo isso disponível. Fale com um de nossos especialistas, temos a expertise que você precisa!

Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing

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Cresça com nossa plataforma de treinamento presencial e online. Acelere seu desenvolvimento profissional e empresarial com nossos treinamentos e eventos corporativos. Enfrente desafios, abrace mudanças e alcance o crescimento desejado.

Confira os nossos depoimentos!

Conheça a opinião de nossos clientes.

Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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