As resistências aos modelos de aprendizagem on-line enfraqueceram durante o período de pandemia e, indicam especialistas, que a tendência do e-Learning web veio para ficar tanto no mercado educacional quanto no corporativo, mesmo após o fim do surto de Covid-19.
O mundo, em 2020, está passando por diversas revoluções e o modo a como estávamos acostumados a nos relacionar com o trabalho, a casa e o conhecimento mudou. Agora, o home office é uma realidade, a casa virou um mundo — onde espaço, varanda e escritório fazem diferença — e o avanço educacional não pode mais ser mediado, presencialmente, por um professor ou consultor.
Ainda vale ressaltar que, com a expectativa de adoção da política de home office em parte significativa das empresas, ainda que de forma intercalada à ida ao escritório, o dinamismo no mercado de e-Learning web corporativo pode crescer ainda mais, uma vez que os cursos on-line poderão ser aplicados em casa ou na empresa com o objetivo de diminuir custos. Vamos detalhar melhor essa condição em breve.
Curso a distância: uma história
Pode parecer óbvio, mas não é. Curso a distância não é sinônimo de curso on-line. Curso a distância é qualquer modalidade de aprendizado em que o conteúdo não é passado presencialmente.
No Brasil, por exemplo, em 1904, já há anúncios de curso de datilografia a distância. Em 1923, cursos oferecidos via rádio. Já em 1939, em São Paulo, nascia o primeiro curso profissionalizante a distância.
A novidade agora é o meio de acesso à informação: via computador ou dispositivo móvel com internet. Assim, fica permitido o que não havia nas primeiras versões de cursos a distância, o contato em tempo real com o professor.
3 motivos para você investir em e-Learning
O ensino virtual a distância é uma tendência cada vez mais forte. Pesquisa publicada antes da pandemia, aponta que até 2025 esse mercado nos Estados Unidos deveria atingir ganhos de US$ 325 bilhões.
Com o novo panorama que a COVID-19 nos impõe, somado à mudança de hábitos, os valores podem ser ainda maiores. Clique aqui para entender mais sobre o papel desse mercado em vários países.
Esse quadro demonstra que a empresa que quer estar dentro das tendências do mercado mundial precisa incluir o e-Learning no processo de aprendizagem dos seus colaboradores. Mas, além de dados do mercado, existem outros motivos para convencer sua diretoria e gerência a apostar nesse modelo de ensino:
Redução de custos
Ao oferecer um treinamento/curso da forma tradicional, existem os custos de infraestrutura, do consultor/palestrante e de tempo.
Para equipes muito grandes, pode ser necessário dividi-las em grupos, o que encarece ainda mais o processo. E toda vez que há uma reciclagem é preciso investir novamente em diversas apresentações do conteúdo.
Com o curso on-line, dá para compartilhar o conhecimento para um número ilimitado de funcionários sem custos adicionais. No momento da reciclagem, basta elaborar o curso uma única vez e distribuir, com ações de engajamento, o material entre os colaboradores.
O custo de produção do treinamento não precisa ser alto. Tudo depende da intenção e da verba disponível. Pode ser um treinamento em vídeo, com gamificação, mobile learning. O importante é que haja interação para manter seus clientes interessados e engajados.
Flexibilidade
O ideal é que, usando o e-Learning web, o colaborador realize o treinamento no próprio ambiente corporativo. Mas, se ele quiser e a empresa disponibilizar o acesso externo, o funcionário poderá se qualificar no momento que achar mais apropriado, uma opção que pode deixar tudo mais leve e interessante.
Outra ação que une flexibilidade e baixo custo é que a formação não precisa ser realizada em um único dia. Pode ser oferecida em pílulas, assim a produção da empresa não precisa parar um dia inteiro devido à atualização.
Mais eficácia
Estudos apontam que a aprendizagem via e-Learning pode ser até 60% mais rápida se comparada aos métodos tradicionais e existem alguns motivos para isso:
- O conteúdo pode ser personalizado, resolvendo lacunas identificadas em grupos de colaboradores.
- O funcionário tem a opção de avançar para conteúdos que desconhece. O que é não é possível em formações presenciais. Mesmo que domine o assunto, é necessário aguardar até o tópico seguinte.
Modelos de e-Learning
Para que a formação tenha êxito é preciso recorrer a algumas técnicas para que o curso on-line não seja uma reprodução, em outro formato, do modelo tradicional.
Comece pensando na interatividade
Com tantas interrupções vindas, essencialmente, dos celulares, é preciso criar uma estratégia para capturar a atenção dos ouvintes. Desafios, atividades em grupo, que já tenham uma solução definida — no caso de aulas gravadas — dinamizam o ambiente. Jogos, questionários e avaliações também podem gerar resultado positivo de interação entre os colaboradores.
Você pode usar recursos acessíveis e até no modo off-line para realizar alguns dos exemplos que compartilhamos aqui.
Gamificação
O objetivo da gamificação está muito próximo do que faz a interação. Se a qualificação que estiver oferecendo contar com um desafio, tomada de decisões, inclua uma recompensa: uma bonificação, vaga na garagem da empresa ou até um kit de produtos para incentivar os gatilhos mentais que envolvem os funcionários. Com esses três itens, ficará muito mais fácil manter todos atentos.
Vídeo
Esse é um recurso muito comum na modalidade on-line de cursos, mas o melhor é usar na medida certa. Nossa relação digital valoriza muito o gênero, mas em formatos mais breves, o que evita a dispersão da atenção. Por isso, mesclar com atividades interativas é indispensável para um bom curso via e-Learning web.
Conclusão
As tecnologias reproduzem as relações vistas na sociedade. Com o advento do smartphone, especialmente, a forma de aprender e acessar conteúdo mudou consideravelmente. Por isso, o e-Learning ganhou força na educação escolar e corporativa.
A pandemia da COVID-19 acelerou alguns processos de aceitação dessa tecnologia e, agora, aprender a distância, via internet, foi normalizado para parte considerável da população.
Para fazer o curso na sua empresa dar certo, é preciso contar com um conteúdo adequado: pesquise seu público e suas necessidades. Depois, conte com um fornecedor que acompanhe sua criação, oferecendo uma plataforma ideal e ferramentas para interagir com o seu público.
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Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing