O cenário atual combina mercados de trabalho extremamente competitivos com um mundo em constante mudança. Em qualquer área de atuação, isso exige um desenvolvimento constante de habilidades profissionais. Em 2020, por exemplo, o trabalho remoto exigiu uma série de novas habilidades por parte dos colaboradores.
Nesse artigo, exploraremos como sua empresa pode lidar com as novas demandas e apresentaremos dicas para desenvolver habilidades de sua equipe.
O que são habilidades profissionais?
Habilidades são comumente confundidas com competências. No entanto, elas são diferentes. Uma competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos para resolver um problema.
Já uma habilidade se refere à transformação desses conhecimentos em ações para atingir um objetivo concreto, sendo, assim, também uma medida da competência que alguém tem para atuar naquela situação. Assim, enquanto a competência fornece instrumentos intelectuais e atitudinais, a habilidade já trata diretamente de ações.
As habilidades profissionais são aquelas que são úteis para resolver questões inerentes a um ambiente de trabalho. Em geral, são habilidades técnicas, se diferenciando assim das habilidades pessoais.
Workshops, palestras e treinamentos corporativos promovidos por empresas da sua área de atuação são algumas formas de adquirir habilidades profissionais desejáveis nela.
Principais habilidades a serem desenvolvidas
No mundo atual, e especialmente depois da pandemia do COVID-19, quem consegue desenvolver habilidades específicas têm recebido destaque no mercado de trabalho, são elas:
1. Comunicação
Para trabalhar em equipe e lidar com clientes, é importante desenvolver a escuta ativa e a assertividade, bem como saber falar com clareza e empatia. Uma comunicação efetiva melhora a organização da empresa, reduz conflitos e melhora os relacionamentos interpessoais dos funcionários; necessidades acentuadas pelo trabalho remoto.
2. Adaptabilidade
Essa habilidade é relevante porque promove flexibilidade e resiliência, minimizando o impacto de mudanças, condições adversas e desafios inesperados no funcionamento da empresa. Neste ano, por exemplo, muitos foram obrigados a se adaptar de um dia para o outro ao trabalho remoto e manter a calma em uma situação de profunda incertitude.
3. Inteligência emocional
Colaboradores precisam ser capazes de impedir que suas vidas pessoais e ansiedades interfiram com o seu ambiente de trabalho, além de serem capazes de receber feedbacks críticos sem perder a confiança no seu trabalho. Assim, o treinamento das habilidades emocionais também se mostra de suma importância.
4. Organização e gestão de tempo
Ser organizado e saber quais tarefas priorizar impacta positivamente a produtividade e o bem-estar da equipe, especialmente em tempos de home office. Isso porque impede “efeitos dominós” de confusão ou de atraso, bem como favorece um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
5. Curiosidade e criatividade
Comumente confundidas com capacidades artísticas, tais habilidades na verdade dizem respeito a buscar novas formas de lidar com velhos problemas, ter uma natureza orientada para soluções, possuir visões inovadoras e não se acomodar. Também chamadas de intraempreendedorismo, essas habilidades são a força por traz da melhoria de qualquer empresa
6. Pensamento crítico
Aqui, se trata da habilidade de avaliar uma situação e escolher o melhor caminho de ação para responder a ela. O pensamento crítico possibilita a consideração de vários ângulos do mesmo problema e, dessa forma, evita uma série de problemas causados por decisões impulsivas ou desinformadas.
7. Liderança
Qualquer colaborador, ainda que não esteja de fato em posição de liderança, deve ser capaz de tomar iniciativa, enfrentar desafios e comunicar suas ideias.
Tais habilidadades estão entre as mais férteis para serem cultivada, por meio de treinamentos corporativos que trabalham com motivação e confiança.
Além disso, um bom líder deve saber gerenciar pessoas, responder a mudanças, desenvolver planos estratégicos e ser uma influência positiva no ambiente de trabalho.
Importância de desenvolver habilidades na sua empresa
Manter as habilidades profissionais da sua equipe em dia é fundamental para que a empresa possa acompanhar as constantes transformações dos mercados atuais. A nova dinâmica é de alta rotatividade de colaboradores e clientes, rápido crescimento dos setores e aumento nos riscos inerentes à atividade negocial.
Tudo isso exige que os funcionários de uma empresa que deseje se manter competitiva possam se adaptar com agilidade a diferentes cenários – o que obrigatoriamente envolve desenvolver prontamente as habilidades que eles exigem.
Nesse sentido, e ao contrário do que muitos pensam, habilidades não são inatas. Elas podem e devem ser cultivadas, aperfeiçoadas e modificadas conforme as demandas do contexto.
Para isso, é necessário ter um mindset adequado e a consciência de que é preciso ir além do conhecimento formal básico. Sua empresa pode ajudar os colaboradores nesse processo por meio de treinamentos que exercitem as habilidades que se deseja que a equipe desenvolva.
Como desenvolver essas habilidades? Programas de treinamento vão te ajudar!
Para que possa desenvolver ou aprimorar habilidades profissionais, é necessário que o colaborador esteja motivado a melhorar. Buscar formações técnico-profissionais, aprender com colegas e investir em autoconhecimento são alguns exemplos de como fazer isso.
Metas claras também são importantes, pois um adequado desenvolvimento profissional requer estratégias e escolhas de priorização. Afinal, não é possível se tornar um expert em tudo.
Por outro lado, o apoio especializado para o desenvolvimento de habilidades também é uma peça-chave. Nesse sentido, programas de treinamento dentro das empresas podem promover certas habilidades e garantir qualidade na execução das tarefas da equipe.
Treinamentos corporativos tradicionalmente focam em uma situação ou tópico específicos. Contudo, é possível transformá-los em oportunidades mais holísticas para o desenvolvimento de habilidades.
Isso implica tornar os programas de treinamentos mais duradouros e dá-los um escopo mais amplo. Assim, o objetivo deve ser não uma melhoria de curto prazo, mas o aperfeiçoamento dos funcionários de forma a prepará-los também para situações futuras. Alguns exemplos de treinamentos desse tipo são os focados em liderança eficaz, comunicação efetiva ou motivação da equipe.
Em suma, hoje em dia é de absoluta importância ter colaboradores atualizados, que exercitam as habilidades já possuídas e sejam capazes de adquirir novas capacidades sempre que necessário.
Programas de treinamento são a forma ideal de garantir isso. Comece já a implementação destes projetos para ver resultados o mais cedo possível e ganhar mercado em cima de seus concorrentes. Fale com a Isat!
Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing