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Como desenvolver habilidades profissionais: um guia para o pós-pandemia

O cenário atual combina mercados de trabalho extremamente competitivos com um mundo em constante mudança. Em qualquer área de atuação, isso exige um desenvolvimento constante de habilidades profissionais. Em 2020, por exemplo, o trabalho remoto exigiu uma série de novas habilidades por parte dos colaboradores.

Nesse artigo, exploraremos como sua empresa pode lidar com as novas demandas e apresentaremos dicas para desenvolver habilidades de sua equipe.

O que são habilidades profissionais?

Habilidades são comumente confundidas com competências. No entanto, elas são diferentes. Uma competência é a capacidade de mobilizar conhecimentos para resolver um problema. 

Já uma habilidade se refere à transformação desses conhecimentos em ações para atingir um objetivo concreto, sendo, assim, também uma medida da competência que alguém tem para atuar naquela situação. Assim, enquanto a competência fornece instrumentos intelectuais e atitudinais, a habilidade já trata diretamente de ações.

As habilidades profissionais são aquelas que são úteis para resolver questões inerentes a um ambiente de trabalho. Em geral, são habilidades técnicas, se diferenciando assim das habilidades pessoais.

Workshops, palestras e treinamentos corporativos promovidos por empresas da sua área de atuação são algumas formas de adquirir habilidades profissionais desejáveis nela.

Principais habilidades a serem desenvolvidas

No mundo atual, e especialmente depois da pandemia do COVID-19, quem consegue desenvolver habilidades específicas têm recebido destaque no mercado de trabalho, são elas:

1.    Comunicação

Para trabalhar em equipe e lidar com clientes, é importante desenvolver a escuta ativa e a assertividade, bem como saber falar com clareza e empatia. Uma comunicação efetiva melhora a organização da empresa, reduz conflitos e melhora os relacionamentos interpessoais dos funcionários; necessidades acentuadas pelo trabalho remoto.

2.    Adaptabilidade

Essa habilidade é relevante porque promove flexibilidade e resiliência, minimizando o impacto de mudanças, condições adversas e desafios inesperados no funcionamento da empresa. Neste ano, por exemplo, muitos foram obrigados a se adaptar de um dia para o outro ao trabalho remoto e manter a calma em uma situação de profunda incertitude. 

3. Inteligência emocional

Colaboradores precisam ser capazes de impedir que suas vidas pessoais e ansiedades interfiram com o seu ambiente de trabalho, além de serem capazes de receber feedbacks críticos sem perder a confiança no seu trabalho. Assim, o treinamento das habilidades emocionais também se mostra de suma importância.

4. Organização e gestão de tempo

Ser organizado e saber quais tarefas priorizar impacta positivamente a produtividade e o bem-estar da equipe, especialmente em tempos de home office. Isso porque impede “efeitos dominós”  de confusão ou de atraso,  bem como favorece um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

5. Curiosidade e criatividade

Comumente confundidas com capacidades artísticas, tais habilidades na verdade dizem respeito a buscar novas formas de lidar com velhos problemas, ter uma natureza orientada para soluções, possuir visões inovadoras e não se acomodar. Também chamadas de intraempreendedorismo, essas habilidades são a força por traz da melhoria de qualquer empresa

6. Pensamento crítico 

Aqui, se trata da habilidade de avaliar uma situação e escolher o melhor caminho de ação para responder a ela. O pensamento crítico possibilita a consideração de vários ângulos do mesmo problema e, dessa forma, evita uma série de problemas causados por decisões impulsivas ou desinformadas.

7. Liderança

Qualquer colaborador, ainda que não esteja de fato em posição de liderança, deve ser capaz de tomar iniciativa, enfrentar desafios e comunicar suas ideias.

Tais habilidadades estão entre as mais férteis para serem cultivada, por meio de treinamentos corporativos que trabalham com motivação e confiança.

Além disso, um bom líder deve saber gerenciar pessoas, responder a mudanças, desenvolver planos estratégicos e ser uma influência positiva no ambiente de trabalho.

Importância de desenvolver habilidades na sua empresa

Manter as habilidades profissionais da sua equipe em dia é fundamental para que a empresa possa acompanhar as constantes transformações dos mercados atuais. A nova dinâmica é de alta rotatividade de colaboradores e clientes, rápido crescimento dos setores e aumento nos riscos inerentes à atividade negocial.

Tudo isso exige que os funcionários de uma empresa que deseje se manter competitiva possam se adaptar com agilidade a diferentes cenários –  o que obrigatoriamente envolve desenvolver prontamente as habilidades que eles exigem.

Nesse sentido, e ao contrário do que muitos pensam, habilidades não são inatas. Elas podem e devem ser cultivadas, aperfeiçoadas e modificadas conforme as demandas do contexto.

Para isso, é necessário ter um mindset adequado e  a consciência de que é preciso ir além do conhecimento formal básico. Sua empresa pode ajudar os colaboradores nesse processo por meio de treinamentos que exercitem as habilidades que se deseja que a equipe desenvolva.  

Como desenvolver essas habilidades? Programas de treinamento vão te ajudar!

Para que possa desenvolver ou aprimorar habilidades profissionais, é necessário que o colaborador esteja motivado a melhorar. Buscar formações técnico-profissionais, aprender com colegas e investir em autoconhecimento são alguns exemplos de como fazer isso.

Metas claras também são importantes, pois um adequado desenvolvimento profissional requer estratégias e escolhas de priorização. Afinal, não é possível se tornar um expert em tudo.

Por outro lado, o apoio especializado para o desenvolvimento de habilidades também é uma peça-chave. Nesse sentido, programas de treinamento dentro das empresas podem promover certas habilidades e garantir qualidade na execução das tarefas da equipe.

Treinamentos corporativos tradicionalmente focam em uma situação ou tópico específicos. Contudo, é possível transformá-los em oportunidades mais holísticas para o desenvolvimento de habilidades.

Isso implica tornar os programas de treinamentos mais duradouros e dá-los um escopo mais amplo. Assim, o objetivo deve ser não uma melhoria de curto prazo, mas o aperfeiçoamento dos funcionários de forma a prepará-los também para situações futuras. Alguns exemplos de treinamentos desse tipo são os focados em liderança eficaz, comunicação efetiva ou motivação da equipe.

Em suma, hoje em dia é de absoluta importância ter colaboradores atualizados, que exercitam as habilidades já possuídas e sejam capazes de adquirir novas capacidades sempre que necessário.

Programas de treinamento são a forma ideal de garantir isso. Comece já a implementação destes projetos para ver resultados o mais cedo possível e ganhar mercado em cima de seus concorrentes. Fale com a Isat!

Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing

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Confira os nossos depoimentos!

Conheça a opinião de nossos clientes.

Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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