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comunicação não violenta e quais as vantagens de implementá-la na empresa
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Você sabe o que é comunicação não violenta e como aplicá-la?

A comunicação pode ser formal, informal, interna ou externa. Dentro de uma organização, é importante desenvolver um processo de comunicação que facilite o trabalho e a tomada de decisão do líder. A comunicação não violenta promove um clima organizacional positivo e acolhedor, contribuindo para o crescimento da organização. Além disso, melhora a convivência entre colaboradores e a gerência desenvolvendo soft skills importantes para que promovam o aprimoramento profissional.

Implementar a comunicação não violenta na empresa proporciona outros benefícios como uma comunicação assertiva e a otimização da equipe de trabalho.

A seguir, explicaremos melhor o que é a comunicação não violenta e quais as vantagens de implementá-la na empresa. Acompanhe! 

O que é a comunicação não violenta?

Marshall Rosenberg definiu uma das metodologias utilizadas na comunicação não violenta. O psicólogo defende a implantação de exercícios e histórias para melhorar as habilidades de comunicação do time e garantir um time de alta performance.

A comunicação não violenta é (CNV) foca na empatia e na criação de conexões humanizadas entre o receptor e o emissor de uma mensagem. É aplicada na comunicação verbal (falada) e na não verbal (gestos e expressões corporais).

No trabalho, a comunicação não verbal é obtida quando não há julgamentos, tons acusatórios e nem pré-julgamentos em relação ao outro. Além disso, é importante ponderar ao receber alguma mensagem em tom agressivo.

Quais são os pilares da comunicação não violenta?

De acordo com um estudo de Rosenberg, os quatro pilares da comunicação não violenta são os seguintes:

Necessidade

Comunique o necessário de maneira detalhada e objetiva. Diga, por exemplo: Preciso do seu arquivo para atender aos clientes com mais rapidez e eficiência.

Observação

Utilize tons neutros e imparciais ao tratar dos assuntos do dia a dia da empresa e dos temas importantes. Isso evitará que o colaborador se sinta criticado. Por exemplo, ao pedir um relatório, diga: percebi que  você ainda não me enviou o arquivo solicitado.

Sentimento

Identificar e validar emoções ao se comunicar. O objetivo é evitar interpretações equivocadas. Por exemplo, ao solicitar uma ação diga: Me sinto frustrado quando você não envia o relatório no prazo determinado.

Solitação

Comunique o que deve ser realizado de forma clara. Como na frase: Você pode dividir comigo os problemas que enfrentou para me enviar o relatório?

Antes de agir, é importante analisar a postura do receptor na mensagem de modo a identificar a melhor forma de de dizer o que deseja. 

Uma gestão eficiente e humanizada também ajuda os colaboradores a se manifestarem de maneira eficiente evitando desentendimentos e conflitos desnecessários. Esses pontos ajudam tanto no dia a dia da empresa como na integração de novos colaboradores. 

Quais são os benefícios da comunicação não violenta no ambiente de trabalho?

A linguagem não violenta oferece muitos benefícios aos colaboradores, como:

  • Otimização do trabalho e das equipes multidisciplinares;
  • Aumento da empatia entre gerentes e colaboradores;
  • Diminuição dos problemas de comunicação;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Comunicação assertiva.

A boa comunicação, no entanto, não é fácil. Segundo a Harvard Business Review, 57% dos funcionários não entendem uma ordem direta. Além disso, 69% dos gestores não sabem se comunicar com os colaboradores. 

No entanto, ao implementar uma cultura de feedback e aumentar a conectividade interpessoal, a produtividade dos colaboradores aumenta até 25%. Essas ações também geram mais lucro, garantindo que a empresa alcance o sucesso a longo prazo.

Ou seja, a comunicação não violenta impacta positivamente nos negócios ao gerar um ambiente mais acolhedor e quase sem conflitos.. No entanto, alguns problemas ainda podem surgir, mesmo quando a boa comunicação é uma prioridade para a empresa e as equipes tenham preparo emocional.

Como potencializar ainda mais a comunicação na sua empresa?

Incentivar os gestores a desenvolverem boas habilidades de comunicação é fundamental para o sucesso do negócio. Por meio de palestras, mapas mentais, workshops e treinamentos corporativos é possível melhorar essa soft skill de forma individual e coletiva.

A Inspand oferece experiências completas e conectadas às necessidades do mundo atual, impulsionando a performance e gerando resultados sustentáveis para a organização. Com abordagens inovadoras, a Inspand cria e aplica treinamentos  corporativos personalizados para desenvolver competências e alcançar os objetivos da sua empresa em uma variedade incrível de temas, como: liderança, inteligência emocional na prática, comunicação, PNL, soft e hard skills.

Quer aprimorar as habilidades de comunicação dos gestores da sua empresa? Então, entre em contato com a Inspand agora mesmo!

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A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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