Blog

comunicação não violenta
Compartilhe esse artigo:

O que é Comunicação Não Violenta e como isso pode gerar impacto positivo na sua equipe

Você sabe o que é Comunicação Não Violenta? A CNV, como vem se popularizando no Brasil, toca em um ponto muito importante da vida: as relações interpessoais, e propõe formas de manter a harmonia dessas relações.

Trata-se de um conceito desenvolvido pelo psicólogo norte americano Marshall Rosenberg nos anos 60, que envolve empatia e compaixão. A partir desses sentimentos, os praticantes da CNV desenvolvem técnicas para lidar com diversas situações do dia a dia sem perder a paciência.

O resultado é benéfico para todos os envolvidos e seu impacto pode ser bastante positivo também no trabalho. Entenda mais sobre esse conceito e como ele pode trazer benefícios para a sua equipe

O que é comunicação não violenta – CNV 

Marshall Rosenberg explicava que a Comunicação Não Violenta assume que todos compartilham necessidades humanas básicas, e que cada uma das nossas ações é uma estratégia para atender a uma ou mais dessas necessidades.

Portanto, a CNV parte do pressuposto que existe uma necessidade por trás do que expressamos, mesmo que esteja mascarada por uma reação violenta, como gritos, ofensas, julgamentos, batidas de porta, murros na mesa. Assim, para praticar a CNV é preciso aceitar e entender a motivação de alguém para agir de determinada forma.

Em suma, a CNV se concentra não apenas no conteúdo da mensagem, mas na forma como ela é transmitida. Uma das suas bases é aceitar a própria vulnerabilidade e expressá-la na resolução de conflitos.

Importância da comunicação não violenta 

O relacionamento entre colegas de trabalho tem muita influência no funcionamento da empresa. Se o clima é ruim, se há fofocas, rivalidades, competições nocivas, isso afeta não só os colaboradores, mas o negócio como um todo. Tem empresa que fecha as portas pela falta de entendimento na equipe.

Por isso, a boa comunicação é fundamental para manter a empresa nos trilhos. Em harmonia, as pessoas trabalham de forma colaborativa, com produtividade, engajamento e crescem juntos.

Saber dialogar com respeito, buscando o entendimento de ideias divergentes é uma grande qualidade, apreciada no mundo corporativo. Geralmente, pessoas que sabem interagir com todas costumam ocupar cargos de liderança. E, para um líder, manter a equipe unida e motivada é imprescindível.

comunicação não violenta

4 passos para trabalhar a CNV na sua equipe 

Pode parecer fácil aplicar a CNV, mas não é. Embora a empatia faça parte da natureza humana, o estresse do dia a dia, a pressão do trabalho, da casa, da família e outras questões que vão além das questões individuais, como contexto político e socioeconômico exercem muita influência sobre a forma como  nos expressamos, como recebemos a mensagem e como a devolvemos.

Portanto, a CNV precisa ser desenvolvida, trabalhada. E como fazemos isso dentro da empresa? Praticando e estimulando a equipe a seguir esses quatro passos iniciais:

1.   OBSERVAR SEM JULGAR 

Esse é o primeiro passo para começar a trilhar o caminho da Comunicação não Violenta. É preciso observar os fatos sem julgar ou criticar. Evite generalizar situações e comportamentos com as palavras “sempre”, “nunca”, “jamais”. Em lugar de “Você sempre chega atrasado”, diga: “notei que você tem se atrasado nos últimos dias”. Na sequência dessa frase, você poderia perguntar se está acontecendo algo que esteja provocando o atraso e como você pode ajudar a resolver.

2.   NOMEAR OS SENTIMENTOS 

Parece mágica, mas o simples ato de dar nomes aos sentimentos faz com que consigamos perceber melhor as nossas reações. Expresse com honestidade os seus sentimentos. Ao invés de xingar o outro com palavras duras, diga como está se sentindo com relação ao fato, isso ajuda a criar empatia. Por exemplo: “Quando você chega atrasado, fico inseguro, pois não sei se posso contar com você”. Perceba que a responsabilidade pelo sentimento é sua e não do outro.

3.      IDENTIFICAR E EXPRESSAR NECESSIDADES

Nem sempre conseguimos perceber o que motiva as nossas atitudes. Esse é um importante exercício: identificar quais necessidades estão conectadas aos nossos sentimentos. Cabe também tentar se colocar no lugar do outro e entender por que ele age de determinada forma. Por exemplo: “Quando você grita, me deixa nervoso. Gostaria que você me respeitasse”.

4.       FORMULAR PEDIDOS CLAROS E VIÁVEIS

Seja claro no pedido, não fique na expectativa de que o outro entenda sozinho o que você quer. Além disso, seja positivo na linguagem. Ao invés de dizer “Não quero que se atrase mais”, diga “Gostaria que você chegasse mais cedo”; ao invés de “Não grite comigo”, diga “Gostaria que falasse mais baixo”. E é muito importante que ambos saiam da conversa com o mesmo entendimento, então pergunte o que o outro entendeu sobre o que você falou.

treinamentos viciantes

Impactos e benefícios que a CNV pode gerar em seus colaboradores

Resumidamente, a prática da CNV exige uma inversão de papéis, se colocar no lugar do outro. Havia um programa na TV americana no qual os donos de grandes corporações passavam um dia como um funcionário comum, se misturavam em meio aos operários da fábrica e sentiam na pele o que era o trabalho na base da cadeia produtiva. Todos saiam da experiência transformados e melhores líderes, pois conseguiam entender melhor as necessidades da sua equipe.

Quando uma empresa começa a implantar técnicas de CNV, seja nas relações dos líderes com seus colaboradores ou em treinamentos envolvendo toda a equipe, os resultados são percebidos rapidamente. Percebe-se isso na redução de conflitos, no aumento da produtividade e na melhoria dos processos como um todo.

Em contrapartida, o clima da equipe melhora, as pessoas trabalham mais motivadas e se sentem valorizadas, porque sabem que ali têm pessoas que as compreendem. E, por incrível que pareça, o cliente também percebe essa mudança.

Como você viu, a Comunicação Não Violenta é mais do que um conceito, é um conjunto de práticas que podem ser exercitadas no dia a dia em todas as relações interpessoais. E quando aplicada na empresa, o trabalho ganha em qualidade.

Se você gostou deste texto e quer levar a ideia da CNV adiante, compartilhe nas suas redes sociais! Se precisar de ajuda fale com a Inspand!

Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing

Expandir. Conectar. Transformar. Reinventar.

Cresça com nossa plataforma de treinamento presencial e online. Acelere seu desenvolvimento profissional e empresarial com nossos treinamentos e eventos corporativos. Enfrente desafios, abrace mudanças e alcance o crescimento desejado.

Confira os nossos depoimentos!

Conheça a opinião de nossos clientes.

Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

Inscreva-se em nossa
Newsletter!

Fique sabendo de todas as novidades antecipadamente