Conquistar resultados cada vez melhores é uma das principais metas de qualquer empresa, independentemente de seu tamanho e segmento de mercado. E as tecnologias de treinamento corporativo são excelentes formas de capacitar as equipes para alcançar esse objetivo com excelência e máximo desempenho.
Se interessou? Então continue a leitura, pois neste conteúdo vamos nos aprofundar nesse assunto! Falaremos sobre o crescimento das ferramentas tecnológicas no meio empresarial.
Preparamos uma lista de bons motivos para investir nos recursos que mais combinam com o perfil do seu negócio e que há de mais relevante nesse mercado. Confira!
Como o uso de novas tecnologias tem avançado no meio corporativo?
Atualmente, é difícil pensar em momentos em que a tecnologia não esteja presente. Afinal, estamos constantemente rodeados por smartphones, tablets, computadores e até mesmo TVs e carros conectados à internet.
Acompanhando essa dinâmica, todos os dias chegam ao mercado novas plataformas, programas e aplicativos que ajudam na organização de tarefas e que também são capazes de realizar atividades mais simples e mecânicas.
Dessa forma, é possível observar o aumento da agilidade, da produtividade e uma redução na ocorrência de falhas que poderiam prejudicar a qualidade dos serviços e o cumprimento dos prazos. Além disso, o uso da tecnologia garante que os colaboradores tenham mais tempo para se dedicar a tarefas mais estratégicas e ao desenvolvimento de novas habilidades para sua carreira.
Por que usar a tecnologia nos treinamentos corporativos?
No tópico anterior, apontamos algumas das vantagens que o uso da tecnologia pode trazer para a rotina de trabalho. Agora, vamos listar alguns dos principais benefícios de investir nesses novos recursos para a realização de treinamentos corporativos:
- Disponibilização dos conteúdos no formato online, garantindo que os usuários possam acessar sempre que quiser;
- Redução de custos com a impressão de materiais e a reserva de locais para a realização de treinamento;
- Facilidade para identificar lacunas de aprendizagem e, assim, oferecer conteúdos personalizados;
- Flexibilidade de horários para assistir — e reassistir — às aulas.
Esses aspectos garantem que a transmissão dos conhecimentos seja mais eficaz, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada colaborador e trazendo mais praticidade para a realização dos processos de capacitação.
Quais as principais tecnologias de treinamento para a sua empresa?
Agora que você já conhece os benefícios de investir em tecnologias de treinamento corporativo, vamos falar sobre alguns dos recursos que já estão transformando os processos de T&D nas empresas.
Gamificação
Ao reunir elementos próprios do universo dos jogos e conceitos relacionados ao dia a dia dos colaboradores, essa estratégia tem se popularizado nos diferentes tipos de organização por garantir altos níveis de engajamento.
Os recursos de storytelling, sistemas de pontuação e as recompensas conquistadas após a conclusão dos módulos e atividades avaliativas, juntos, transformam o processo de aprendizagem em uma experiência imersiva, dinâmica e muito mais interativa.
Para os líderes e profissionais de recursos humanos, a gamificação ainda facilita e agiliza a análise dos resultados obtidos com o treinamento. Os altos volumes de relatórios individuais registrados em papel finalmente são substituídos por avaliações computadas pela própria plataforma, com a apresentação de tabelas e gráficos.
Realidade virtual e realidade aumentada
Tanto a realidade virtual quanto a aumentada, também chamadas pelas siglas VR e AR, se popularizam bastante no universo dos games, trazendo uma experiência única de imersão e interatividade. Por outro lado, essas tecnologias também podem ser aplicadas com sucesso em treinamentos corporativos.
Por meio desses recursos é possível realizar virtuais em diversas áreas da empresa, simular procedimentos médicos ou mesmo ter uma visão ampliada e detalhada em três dimensões de máquinas, equipamentos e outras peças importantes.
Microlearning
As ferramentas de micro aprendizagem são boas opções para o compartilhamento de conteúdos mais específicos, objetivos ou como lembretes de temas já abordados.
Essas “pílulas de conhecimento” facilitam a memorização e podem ser apresentadas por meio de vídeos ou até de notificações em redes sociais internas da empresa, estimulando um aprendizado constante e bastante dinâmico.
Mobile learning
Há algum tempo, os celulares deixaram de ser apenas um dispositivo para a realização de ligações e envio de mensagens e se transformou em um acessório indispensável para o consumo de notícias, entretenimento e também para o aprendizado.
Pensando nisso, os smartphones também podem se tornar ferramentas valiosas para o acesso dos materiais utilizados durante o treinamento corporativo. Os colaboradores podem consumir os conteúdos de forma totalmente online, sempre que quiserem e de onde estiverem, com mais praticidade e agilidade.
Ensino a distância (EAD)
Reunir todos os funcionários ao mesmo tempo, em um mesmo local, demanda muito planejamento e pode acabar interferindo de forma negativa no andamento da rotina da empresa.
O EAD entra em cena para solucionar essa questão com sucesso. Os responsáveis pela condução dos processos de T&D podem gravar seus vídeos e disponibilizá-los em uma plataforma exclusiva da empresa que será acessada remotamente pelos usuários.
Além da visualização desses conteúdos, a plataforma escolhida também pode disponibilizar outros recursos, como:
- Acesso a materiais complementares (textos, áudios, infográficos e apresentações);
- Realização de exercícios e atividades avaliativas;
- Chats para trocar informações com outros usuários e tirar dúvidas com os tutores online.
Podcasts
Os arquivos em áudio disponibilizados em plataformas de streaming são outra forma de consumir informação que tem conquistado cada vez mais adeptos. O principal atrativo é a possibilidade de ouvir online ou fazer o download do arquivo para escutar sempre que quiser.
Quando utilizados para o compartilhamento de conteúdos em treinamentos corporativos, os podcasts podem ser consumidos em casa, no trajeto para o trabalho ou aos finais de semana, tornando-se uma alternativa muito prática de aprendizagem.
A evolução constante das ferramentas tecnológicas vai possibilitar a criação de muitas outras ferramentas para que as ações de capacitação sejam ainda mais completas, estimulando a participação dos funcionários e o seu engajamento com as atividades.
E se você gostou de conhecer as possibilidades que as tecnologias de treinamento podem trazer para a sua empresa. Aproveite para aprofundar seus conhecimentos com outros conteúdos como este! Confira este artigo sobre o futuro da IoT e fique bem informado!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo:
Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing