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Como criar um plano de carreira e manter os seus líderes
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Como criar um plano de carreira e manter os seus líderes?

Já faz algum tempo que os profissionais buscam mais do que um bom salário para trabalhar em uma empresa. Jornada de trabalho flexível, benefícios qualitativos e um bom plano de carreira também são aspectos muito valorizados. 

Portanto, para reter talentos e garantir que a empresa prospere com ajuda de um time de alta performance, é fundamental implementar um plano de carreira que ofereça oportunidades atrativas para o time. 

Quer entender melhor esse assunto. Continue a leitura e confira!

O que é plano de carreira?

O plano de carreira pode ser definido como o caminho que os colaboradores percorrem do cargo que ocupam até a liderança. Nele estão dispostas as posições, funções e as competências necessárias para atingir o cargo desejado. 

Salários, benefícios e cursos necessários (especialização, mestrado, pós-graduação) para a obtenção do cargo desejado são pontos que também estão presentes.

Quer um exemplo? Google e Facebook são empresas com um bom plano de carreira, assumindo os primeiros e segundos lugares da lista da Comparably.com, respectivamente, desde 2018. 

O Google tem 85% de avaliações positivas e uma classificação A+ em seus pacotes de remuneração. Os salários na gigante da internet variam de US$ 37.305 a US$ 600.000. O cargo mais bem remunerado é de vice-presidente de produto. 

O vice-campeão, Facebook, obteve 83% de avaliações positivas e uma classificação A+. Os funcionários recebem entre $ 40.000 a $ 308.913, o cargo de engenheiro de produto ocupa o topo do plano de carreira.

A Amazon e a Apple ocupam o 5º e 8º lugares, respectivamente. Em comparação com outros líderes no cenário tecnológico, no entanto, a Amazon ganhou apenas 78% e a Apple 75% de avaliações positivas dos funcionários. 

Como elaborar um plano de carreira?

O plano de carreira alinha os interesses da empresa com os dos funcionários de modo a garantir que o negócio cresça de forma sustentável. Deve prever metas, avaliações periódicas e reestruturações que o tornem mais atrativo.

Alinhe os interesses da empresa com os dos funcionários

É fundamental equilibrar o crescimento da empresa com o bem-estar dos colaboradores. De acordo com um estudo realizado pela Right Management com a participação de 30 mil pessoas (10 mil brasileiros), colaboradores motivados são 50% mais produtivos. 

Para criar um plano atrativo para a realidade do seu negócio, converse com a equipe de trabalho para descobrir o que deseja obter da empresa e quais são suas pretensões profissionais. Explique quais competências precisam ser cultivadas para ocupar os cargos gerenciais e os benefícios que serão agregados ao salário. 

Valorize as qualidades dos colaboradores

Foque nos pontos fortes dos colaboradores ao desenvolver um plano de carreira. Isso reduz o tempo necessário para a promoção quando comparado ao desenvolvimento de novas competências, o que é bom para o negócio.

Incentive os funcionários a propor soluções para os problemas encontrados e reconheça as ideias que melhoram processos, produtos ou serviços. Assim, eles ganharão mais visibilidade e reconhecimento, mesmo se apresentarem projetos para um setor no qual não atuam diretamente. 

Estabeleça metas

Após entender o perfil dos colaboradores, crie um plano de carreira objetivo e aberto a adaptações. 

Por exemplo, suponha que um funcionário queira gerenciar um determinado setor da empresa.  Para ajudá-lo no processo, é preciso apresentar qualificações, cursos e habilidades necessárias. Assim, o colaborador consegue entender com clareza o que deve fazer para ocupar a função desejada. 

O plano de carreira, portanto, deve ajudar o colaborador a tomar decisões que impulsionam a sua jornada profissional. Também deve mostrar o que fazer em relação às suas limitações. 

O papel do gestor é garantir que os empregados se planejem para atingir suas metas profissionais. Para as metas serem cumpridas é necessário estipular prazos de modo que o período necessário para a realização de cada atividade seja observado.

Diante da perspectiva de promoções e maiores benefícios, os líderes tendem a permanecer na empresa. Isso diminui o turnover, evitando que líderes competentes e qualificados passem a atuar na concorrência.

A Inspand é líder em soluções de educação corporativa e treinamentos profissionais. Há mais de 28 anos, organizações de todos os tamanhos contam conosco para expandir seu potencial e criar planos de carreira para a sua equipe. 

Quer saber mais? Então, entre em contato com a Inspand Educação Corporativa agora mesmo!

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Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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