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Avaliação de desempenho
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Avaliação de desempenho: saiba como fazer de forma efetiva

Avaliação de desempenho é uma ferramenta de análise do desempenho individual e coletivo dos colaboradores da empresa. Por meio dela, os gestores avaliam se as metas estão sendo cumpridas e identificam talentos que possam assumir cargos estratégicos na empresa. 

A ferramenta também contribui para a elaboração de programas de treinamento que vão de encontro às necessidades dos colaboradores e para a elaboração de feedbacks focados em resultados. 

Diferentes metodologias podem ser aplicadas em uma avaliação de desempenho. Quer conhecer os principais? Então, continue a leitura!

O que é avaliação de desempenho? 

Como o nome indica, a avaliação de desempenho ajuda os gestores a mensurarem a performance dos profissionais ou os setores da empresa. 

A ferramenta ajuda a compreender se o desempenho dos funcionários está de acordo com o esperado pela empresa a partir da análise de habilidades técnicas e comportamentais. Assim, a empresa consegue desenvolver um plano de treinamento ou de promoção que impacta positivamente no desempenho do time.

Além disso, a avaliação de desempenho evidencia o que precisa ser melhorado nos diferentes setores da empresa de modo a tornar os colaboradores e as equipes mais eficientes.

Quais são os principais objetivos da avaliação de desempenho? 

Entre os objetivos da avaliação de desempenho, vale destacar:

Metas de inovação

Promove a implantação de novas metodologias e ferramentas de trabalho. A inovação pode ser implementada em todos os departamentos da empresa, das vendas ao RH de modo a tornar os procedimentos mais simples e ágeis.

Metas Smart

A metodologia smart estabelece metas de desenvolvimento, focadas na melhoria e na inovação:

  • Atingíveis, ou seja, com forças e recursos que estejam dentro das possibilidades da empresa;
  • Mensuráveis e aferíveis em termos quantitativos ou qualitativos;
  • Metas concretizáveis e definidas no tempo;
  • Específicas e facilmente identificáveis;
  • Fatores relevantes para a empresa.

Ao focar nos cinco critérios, a empresa garante a transparência da avaliação de desempenho e critérios mais justos.

Metas de desenvolvimento

Identificam potenciais talentos da empresa. Também ajudam a elaborar treinamentos que potencializam competências que tornam a empresa mais competitiva.

Metas de melhoria

São os casos no quais é preciso melhorar o desempenho. Ocorre quando os colaboradores não cumprem as metas ou não se empenham como deveriam. Nesse caso, os gestores devem promover melhorias e acompanhar de perto os indicadores.

Como estruturar o ciclo de avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho deve ser medida em períodos preestabelecidos, ou seja, mês, trimestre ou semestre. Assim, os gestores criarão um histórico da performance dos colaboradores da empresa. 

As pesquisas devem seguir um modelo específico, como o ciclo PDCA:

Planeje (Plan)

O planejamento inclui a definição do cronograma, orçamento e alocação dos recursos. A análise também deve prever os responsáveis pelo planejamento.

Faça (do)

Engloba as ações concretas para a execução dos planos estabelecidos pela empresa. 

Checagem (check)

Levantamento de erros, acertos e do andamento das atividades desenvolvidas pela avaliação de desempenho.

Ajuste (adjust)

A última etapa se concentra em eliminar erros e planejar os próximos passos para garantir melhorias. Também é importante modificar as ações para prevenir imprevistos e diagnosticar as lições aprendidas.

Como evitar erros e melhorar a aplicação da avaliação de desempenho?

As medidas que vão de encontro às necessidades do negócio são as seguintes:

Defina objetivos claros

Avaliar o desempenho promove a melhoria dos diferentes setores da empresa. É fundamental medir os seguintes pontos

  • elementos que garantirão o sucesso do negócio;
  • desempenho dos colaboradores;
  • competências desenvolvidas; 
  • resultados obtidos.

A avaliação de desempenho pode ter diferentes parâmetros de modo a garantir a melhoria do negócio.

Seja transparente

Analise os funcionários de acordo com as atividades e funções desempenhadas. É preciso ser transparente para promover mudanças significativas nos diferentes setores da empresa. Além disso, os resultados obtidos devem ser imparciais para facilitar a implantação das mudanças.

Utilize boas ferramentas

Há boas ferramentas de avaliação de desempenho disponíveis no mercado como a Perdoo, que podem ser aplicadas em empresas focadas nos resultados. Além de organizar os objetivos, esses aplicativos auxiliam no desenvolvimento dos profissionais da empresa por meio de feedbacks. 

A Inspand prepara líderes capazes de implementarem avaliações de desempenho mais assertivas para a sua empresa. Quer saber mais? Então, entre em contato com a Inspand agora mesmo!

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Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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