Avaliação de desempenho é uma ferramenta de análise do desempenho individual e coletivo dos colaboradores da empresa. Por meio dela, os gestores avaliam se as metas estão sendo cumpridas e identificam talentos que possam assumir cargos estratégicos na empresa.
A ferramenta também contribui para a elaboração de programas de treinamento que vão de encontro às necessidades dos colaboradores e para a elaboração de feedbacks focados em resultados.
Diferentes metodologias podem ser aplicadas em uma avaliação de desempenho. Quer conhecer os principais? Então, continue a leitura!
O que é avaliação de desempenho?
Como o nome indica, a avaliação de desempenho ajuda os gestores a mensurarem a performance dos profissionais ou os setores da empresa.
A ferramenta ajuda a compreender se o desempenho dos funcionários está de acordo com o esperado pela empresa a partir da análise de habilidades técnicas e comportamentais. Assim, a empresa consegue desenvolver um plano de treinamento ou de promoção que impacta positivamente no desempenho do time.
Além disso, a avaliação de desempenho evidencia o que precisa ser melhorado nos diferentes setores da empresa de modo a tornar os colaboradores e as equipes mais eficientes.
Quais são os principais objetivos da avaliação de desempenho?
Entre os objetivos da avaliação de desempenho, vale destacar:
Metas de inovação
Promove a implantação de novas metodologias e ferramentas de trabalho. A inovação pode ser implementada em todos os departamentos da empresa, das vendas ao RH de modo a tornar os procedimentos mais simples e ágeis.
Metas Smart
A metodologia smart estabelece metas de desenvolvimento, focadas na melhoria e na inovação:
- Atingíveis, ou seja, com forças e recursos que estejam dentro das possibilidades da empresa;
- Mensuráveis e aferíveis em termos quantitativos ou qualitativos;
- Metas concretizáveis e definidas no tempo;
- Específicas e facilmente identificáveis;
- Fatores relevantes para a empresa.
Ao focar nos cinco critérios, a empresa garante a transparência da avaliação de desempenho e critérios mais justos.
Metas de desenvolvimento
Identificam potenciais talentos da empresa. Também ajudam a elaborar treinamentos que potencializam competências que tornam a empresa mais competitiva.
Metas de melhoria
São os casos no quais é preciso melhorar o desempenho. Ocorre quando os colaboradores não cumprem as metas ou não se empenham como deveriam. Nesse caso, os gestores devem promover melhorias e acompanhar de perto os indicadores.
Como estruturar o ciclo de avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho deve ser medida em períodos preestabelecidos, ou seja, mês, trimestre ou semestre. Assim, os gestores criarão um histórico da performance dos colaboradores da empresa.
As pesquisas devem seguir um modelo específico, como o ciclo PDCA:
Planeje (Plan)
O planejamento inclui a definição do cronograma, orçamento e alocação dos recursos. A análise também deve prever os responsáveis pelo planejamento.
Faça (do)
Engloba as ações concretas para a execução dos planos estabelecidos pela empresa.
Checagem (check)
Levantamento de erros, acertos e do andamento das atividades desenvolvidas pela avaliação de desempenho.
Ajuste (adjust)
A última etapa se concentra em eliminar erros e planejar os próximos passos para garantir melhorias. Também é importante modificar as ações para prevenir imprevistos e diagnosticar as lições aprendidas.
Como evitar erros e melhorar a aplicação da avaliação de desempenho?
As medidas que vão de encontro às necessidades do negócio são as seguintes:
Defina objetivos claros
Avaliar o desempenho promove a melhoria dos diferentes setores da empresa. É fundamental medir os seguintes pontos
- elementos que garantirão o sucesso do negócio;
- desempenho dos colaboradores;
- competências desenvolvidas;
- resultados obtidos.
A avaliação de desempenho pode ter diferentes parâmetros de modo a garantir a melhoria do negócio.
Seja transparente
Analise os funcionários de acordo com as atividades e funções desempenhadas. É preciso ser transparente para promover mudanças significativas nos diferentes setores da empresa. Além disso, os resultados obtidos devem ser imparciais para facilitar a implantação das mudanças.
Utilize boas ferramentas
Há boas ferramentas de avaliação de desempenho disponíveis no mercado como a Perdoo, que podem ser aplicadas em empresas focadas nos resultados. Além de organizar os objetivos, esses aplicativos auxiliam no desenvolvimento dos profissionais da empresa por meio de feedbacks.
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