A taxa de turnover mensal ideal mede a rotatividade dos colaboradores de uma empresa e, portanto, a saúde de um negócio. Utilizado como guia para o planejamento estratégico do setor de recursos humanos, esse KPI demonstra a eficácia da empresa em reter talentos.
Também explicita as razões que levam os funcionários a deixarem a empresa, possibilitando o mapeamento de motivos como má gestão e falta de um plano de carreira.
Quer entender melhor a taxa de turnover mensal ideal? A seguir explicaremos melhor esse assunto. Vamos lá? Acompanhe!
O que é turnover?
Turnover de funcionários indica quantos colaboradores deixaram a empresa em um determinado período. O índice é como uma bússola que mostra se é necessário implementar medidas para melhorar a experiência dos funcionários. Entram na contagem os funcionários demitidos, transferidos, aposentados e aqueles que tiveram o contrato encerrado.
Empresas de todos os portes precisam lidar com a rotatividade de funcionários, o que quer dizer que existe um índice de turnover considerado aceitável. Assim, avaliar este KPI demonstra a eficiência do negócio em reter talentos e em estruturar o setor de Recursos Humanos (RG) de forma eficiente.
Atualmente, o turnover representa um desafio para as empresas: 51% dos profissionais empregados afirmam estar em busca de outro trabalho. Além disso, os custos para reposição e treinamento são altos, podendo chegar a 30% do salário anual de um funcionário.
Como calcular a taxa de turnover?
Para calcular a taxa de turnover mensal ideal some o número de admissões com o de demissões realizadas em determinado período. Divida o resultado por dois. Divida o valor encontrado pelo número total de funcionários da empresa. Agora, multiplique por 100.
Simplificando, a fórmula é a seguinte:
Turnover = [(admissão + demissão : 2) : número de funcionários da empresa] x 100
A taxa encontrada representa o turnover da empresa e permite fazer o mapeamento de processos e assim evitar a evasão dos funcionários.
Qual é a taxa de turnover mensal ideal?
Empresas e governos de diferentes países se preocupam com a taxa de turnover mensal ideal e o seu impacto na economia. No Brasil, segundo a FecomercioSP, a taxa média de rotatividade é de 3,79%.
Em decorrência da pandemia e da implantação do trabalho e do ensino remoto em diversos postos de trabalho, o problema da rotatividade se agravou no país. Nos Estados Unidos, esse cenário ganhou até mesmo um nome: The Great Resignation (A Grande Renúncia). De acordo com o governo norte americano, mais de 4,5 milhões de americanos deixaram seu atual emprego em busca de melhores salários.
Turnover anual: como calcular?
Para calcular o turnover anual, considere as admissões, demissões e o número total de funcionários que prestam serviços para a empresa.
Qual a taxa de turnover mensal ideal?
A taxa de turnover mensal ideal é de cerca 1%, ou seja, 10% ao ano. Valores um pouco abaixo ou um pouco acima desse número indicam que a empresa tem boa capacidade de reter talentos.
A análise também deve considerar o nicho no qual a empresa atua, o comportamento do mercado assim como o momento da empresa.
Quais os tipos de turnover?
Há diferentes modalidades de turnover:
Voluntário
O turnover voluntário ocorre por decisão do funcionário e indica que mais colaboradores também podem querer se desligar da empresa. Ou seja, é importante ligar o sinal de alerta.
Involuntário
Nesse caso, a decisão de encerrar o contrato é do empregador e tem como motivo a redução de custos ou a falta de entrosamento dos funcionários.
Funcional
Quando os funcionários apresentam baixa produtividade ou apresentam problemas de insubordinação. Nesse caso, o desligamento gera impactos positivos na empresa uma vez que o profissional gera problemas e prejuízos.
Disfuncional
Define o desligamento de um funcionário qualificado ou de um líder. Nesse caso, a produtividade e os resultados financeiros tendem a cair.
O que fazer para melhorar a taxa na sua empresa?
Para melhorar a taxa de turnover mensal ideal é preciso os motivos que fazem com que os funcionários abandonem a empresa. Os mais comuns são falta de uma liderança proativa, excesso de trabalho, cultura organizacional tóxica, não reconhecimento do trabalho realizado e a falta de oportunidades de crescimento.
Também é preciso analisar a cultura organizacional em busca de aspectos falhos em relação às metas organizacionais. Além disso, é preciso entender os motivos que levam os funcionários a deixarem a empresa, assim como os erros e acertos do processo de recrutamento.
Tudo isso vai gerar insights, que aprimoram o processo de gerenciamento de pessoal assim como a experiência dos funcionários.
Quer saber como reduzir a taxa de turnover mensal ideal da empresa? Então, entre em contato com a Inspand agora mesmo!