O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) ajuda os colaboradores a melhorarem as suas competências e habilidades. A ferramenta serve como um mapa que qualifica os times e ajuda a liderança a obter resultados duradouros.
Portanto, criar um PDI eficiente é fundamental para o sucesso do negócio que preza pelo capital humano e quer crescer de forma sustentável. No entanto, para fazer isso é preciso unir os valores da empresa com aquilo que os colaboradores precisam aprender.
A seguir, explicaremos melhor como elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual. Acompanhe!
O que é o PDI?
O PDI visa o aprimoramento técnico e comportamental dos colaboradores, alinhando-os com os objetivos e estratégias da empresa. Podemos dizer, portanto, que o objetivo é possibilitar o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores ao mesmo tempo que melhora os resultados da organização.
Esse projeto de médio ou de longo prazo ajuda o cenário corporativo a criar um plano de carreira, dar oportunidades para os colaboradores e garantir que as funções sejam desempenhadas com qualidade.
Quais os benefícios do PDI?
O PDI oferece benefícios tanto para os colaboradores como para a empresa. Com a ferramenta a empresa mantém os colaboradores motivados e engajados, aumentando a retenção de talentos. Também consegue melhorar a qualidade das entregas e a manter produtividade em alta em todos os times.
Já do ponto de vista dos colaboradores, o Plano de Desenvolvimento Individual promove o crescimento contínuo, aperfeiçoamento interpessoal e a valorização dos profissionais. Assim o PDI impulsiona a alta performance tornando o profissional mais eficiente e fazendo com que se destaque na sua carreira. Assim, os benefícios se refletem em toda organização.
Como montar um PDI de sucesso?
Para usufruir dos benefícios do PDI é preciso definir o objetivo desejado e analisar a situação de cada colaborador antes definir as competências a serem desenvolvidas. Também é preciso analisar os resultados. Entenda melhor cada fase:
Análise da situação do colaborador
Essa etapa requer atenção, pois é preciso analisar as competências dos colaboradores individualmente. Por exemplo, antes de criar ações que melhorem as habilidades do colaborador, entenda onde ele quer chegar profissionalmente e qual caminho percorrer para atingir seus objetivos.
Além disso, é importante saber qual modelo de aprendizado produzirá melhores resultados. Isso potencializa os resultados do PDI.
Defina o objetivo do PDI
O objetivo da criação do PDI pode ser a criação de um plano de cargos e salários, a implantação de um novo setor ou a promoção dos colaboradores.
Vale observar que, para serem efetivas, as metas pessoais dos colaboradores e as oportunidades de crescimento da empresa devem caminhar em conjunto.
Priorize as competências certas
Também é importante definir quais competências necessitam ser aprimoradas. De fato, as habilidades que o colaborador ainda não domina servem de ponto de partida para criar um plano de desenvolvimento pessoal e fornecem boas oportunidades de aprimoramento.
Nesse sentido, é importante analisar os seguintes aspectos:
- Impacto: da competência para alcançar determinada meta;
- Desejo: vontade dos colaboradores em desenvolver as habilidades necessárias;
- Urgência: quanto uma habilidade específica é necessária para determinado projeto da empresa.
Monitore os resultados
É importante saber se o PDI alcançou o seu objetivo ou se as metas traçadas não evoluíram conforme o esperado. Assim, a empresa conseguirá descobrir se é preciso ou não definir outras ações estratégicas.
Também é importante deixar o colaborador engajado e motivado durante as etapas de desenvolvimento profissional, mantendo registros de evolução e mantendo bons canais de comunicação.
Qual ferramenta usar PDI?
O PDI pode ser implantado com o método 5W2H, que pode ser entendido como:
5 W = What (o quê), Why (Por quê), Where (Onde), When (Quando) e Who (Quem).
2 H = How (Como), How much (Quanto custa).
Responder a essas questões ajuda a empresa a compreender o que fazer, quando, por quem, como e o custo envolvido.
O PDI é uma das formas de valorizar o capital humano e melhorar a performance dos colaboradores e líderes. Implantar essa ferramenta de forma estratégica ajuda a manter a equipe motivada e satisfeita, contribuindo para a construção da excelência profissional e pessoal.
Quer saber mais sobre como aplicar ferramentas gerenciais para desenvolver as competências pessoais e profissionais dos colaboradores da sua empresa? Então, continue lendo o blog da Inspand!