Quer entender quais são os sete níveis de consciência da liderança? Como você sabe, ser líder requer empatia, disciplina e dedicação. Também exige responsabilidade e a capacidade de valorizar as qualidades dos colaboradores para que o trabalho realizado seja o melhor possível.
De acordo com o psicólogo Richard Barrett, autor do livro Criando uma Organização Dirigida por Valores, o líder deve aprimorar seus valores ao longo da sua trajetória para se tornar cada vez mais relevante para a organização.
Um bom líder domina os valores positivos dos sete níveis de consciência da liderança, aspectos fundamentais para a evolução da carreira profissional, e os aplica no seu dia a dia.
A seguir, explicaremos melhor esse assunto. Acompanhe!
Sete níveis de consciência da liderança
Os três primeiros níveis de consciência focam na implantação de processos eficientes. O nível de transformação promove ainda a aprendizagem contínua para que a empresa se adapte rapidamente às mudanças do mercado consumidor.
O foco dos três níveis superiores de consciência de liderança é desenvolver os valores da empresa, contribuindo para a melhoria da sociedade.
Nível 1: líder autoritário
Entre os sete níveis de consciência da liderança, o primeiro foca em resultados e na sobrevivência do negócio. Além disso, controla o orçamento e evita desperdícios de modo a garantir que a empresa não opere no vermelho.
Lidar com situações urgentes faz com que os líderes sejam vistos como autoritários, uma vez que tendem a não ouvir a opinião da equipe antes de tomar decisões. Desse modo, tendem a tornar o ambiente de trabalho insalubre e tóxico.
Nível 2: líder paternalista
Visa a melhoria do clima organizacional. Lida bem com conflitos e resolve os problemas com rapidez e eficiência. No entanto, é centralizador e precisa ser admirado, o que o leva a beneficiar os liderados que apoiam as suas decisões.
Tem boas habilidades interpessoais e escuta a opinião de terceiros, embora só faça as coisas do seu jeito. Podem agir como ditadores benevolentes, ou seja, só é generoso com aqueles que lhe são leais. O foco, portanto, são seus interesses pessoais.
Nível 3: líder administrador
É um dos sete níveis de consciência da liderança focado no planejamento e organização. O líder administrador utiliza métricas para analisar a performance e melhorar os processos dos diferentes setores.
Pensa de forma estratégica e encontra boas oportunidades de negócio alcançando resultados significativos. Tende a ter pouco tempo para a vida pessoal.
Foca no desenvolvimento da carreira e compete com os colegas de trabalho para ser reconhecido e ganhar autoridade. A imagem é importante e não vê problemas em participar de jogos políticos para ser promovido.
Nível 4: líder educador – gerente facilitador
Exige resultado, mas sabe agregar diferentes pontos de vista. Apoia a diversidade, a participação e a igualdade.
Facilitadores são humildes e generosos, sabem delegar funções e são abertos a inovações. Compartilham problemas e propõem soluções, embora ignorem a hierarquia. Investem no desenvolvimento pessoal e encorajam os subordinados a fazerem o mesmo.
Além disso, estão interessados na auto realização e no equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Facilitadores estão entre os sete níveis de consciência da liderança que está sempre se aprimorando e evoluindo.
Nível 5: líder inspirador
Inspira colaboradores e clientes. Promove valores, princípios e a missão da empresa, criando um ambiente aberto e colaborativo.
É um líder criativo e apaixonado, que promove o bem comum e analisa os problemas com rapidez e eficiência. Confiantes e honestos, se destacam por suas habilidades intelectuais e pela capacidade de fazer os colaboradores se expressarem melhor.
Nivel 6 – líder mentor
Visa melhorar as relações humanas e fazer diferença no mundo. Extrai o melhor dos colaboradores, desenvolvendo todo o seu potencial.
O líder mentor é um dos sete níveis de liderança que se preocupa com o meio ambiente e com o cumprimento de leis fiscais, tributárias e trabalhistas. Forma alianças com empresas que compartilham o mesmo ideal e que sejam benéficas para ambas as partes. São ativos na comunidade local e constroem relacionamentos próximos com os clientes.
Nível 7: líder sábio
Tem uma visão global e foca em resultados de longo prazo. É generoso, calmo e humilde. Sabe lidar com diferenças, ambiguidades e conhece bem suas habilidades pessoais. Não precisa de aprovação e se sente confiante para tomar qualquer decisão.
Os sete níveis de consciência e liderança são marcados por evolução gradual e não linear. É preciso se manter positivo e buscar o aperfeiçoamento constante para transformar suas ações em algo relevante para a empresa e para toda a sociedade.
Quer desenvolver as habilidades dos líderes da sua empresa? Então, entre em contato com a Inspand Educação Corporativa agora mesmo!