Já faz algum tempo que os profissionais buscam mais do que um bom salário para trabalhar em uma empresa. Jornada de trabalho flexível, benefícios qualitativos e um bom plano de carreira também são aspectos muito valorizados.
Portanto, para reter talentos e garantir que a empresa prospere com ajuda de um time de alta performance, é fundamental implementar um plano de carreira que ofereça oportunidades atrativas para o time.
Quer entender melhor esse assunto. Continue a leitura e confira!
O que é plano de carreira?
O plano de carreira pode ser definido como o caminho que os colaboradores percorrem do cargo que ocupam até a liderança. Nele estão dispostas as posições, funções e as competências necessárias para atingir o cargo desejado.
Salários, benefícios e cursos necessários (especialização, mestrado, pós-graduação) para a obtenção do cargo desejado são pontos que também estão presentes.
Quer um exemplo? Google e Facebook são empresas com um bom plano de carreira, assumindo os primeiros e segundos lugares da lista da Comparably.com, respectivamente, desde 2018.
O Google tem 85% de avaliações positivas e uma classificação A+ em seus pacotes de remuneração. Os salários na gigante da internet variam de US$ 37.305 a US$ 600.000. O cargo mais bem remunerado é de vice-presidente de produto.
O vice-campeão, Facebook, obteve 83% de avaliações positivas e uma classificação A+. Os funcionários recebem entre $ 40.000 a $ 308.913, o cargo de engenheiro de produto ocupa o topo do plano de carreira.
A Amazon e a Apple ocupam o 5º e 8º lugares, respectivamente. Em comparação com outros líderes no cenário tecnológico, no entanto, a Amazon ganhou apenas 78% e a Apple 75% de avaliações positivas dos funcionários.
Como elaborar um plano de carreira?
O plano de carreira alinha os interesses da empresa com os dos funcionários de modo a garantir que o negócio cresça de forma sustentável. Deve prever metas, avaliações periódicas e reestruturações que o tornem mais atrativo.
Alinhe os interesses da empresa com os dos funcionários
É fundamental equilibrar o crescimento da empresa com o bem-estar dos colaboradores. De acordo com um estudo realizado pela Right Management com a participação de 30 mil pessoas (10 mil brasileiros), colaboradores motivados são 50% mais produtivos.
Para criar um plano atrativo para a realidade do seu negócio, converse com a equipe de trabalho para descobrir o que deseja obter da empresa e quais são suas pretensões profissionais. Explique quais competências precisam ser cultivadas para ocupar os cargos gerenciais e os benefícios que serão agregados ao salário.
Valorize as qualidades dos colaboradores
Foque nos pontos fortes dos colaboradores ao desenvolver um plano de carreira. Isso reduz o tempo necessário para a promoção quando comparado ao desenvolvimento de novas competências, o que é bom para o negócio.
Incentive os funcionários a propor soluções para os problemas encontrados e reconheça as ideias que melhoram processos, produtos ou serviços. Assim, eles ganharão mais visibilidade e reconhecimento, mesmo se apresentarem projetos para um setor no qual não atuam diretamente.
Estabeleça metas
Após entender o perfil dos colaboradores, crie um plano de carreira objetivo e aberto a adaptações.
Por exemplo, suponha que um funcionário queira gerenciar um determinado setor da empresa. Para ajudá-lo no processo, é preciso apresentar qualificações, cursos e habilidades necessárias. Assim, o colaborador consegue entender com clareza o que deve fazer para ocupar a função desejada.
O plano de carreira, portanto, deve ajudar o colaborador a tomar decisões que impulsionam a sua jornada profissional. Também deve mostrar o que fazer em relação às suas limitações.
O papel do gestor é garantir que os empregados se planejem para atingir suas metas profissionais. Para as metas serem cumpridas é necessário estipular prazos de modo que o período necessário para a realização de cada atividade seja observado.
Diante da perspectiva de promoções e maiores benefícios, os líderes tendem a permanecer na empresa. Isso diminui o turnover, evitando que líderes competentes e qualificados passem a atuar na concorrência.
A Inspand é líder em soluções de educação corporativa e treinamentos profissionais. Há mais de 28 anos, organizações de todos os tamanhos contam conosco para expandir seu potencial e criar planos de carreira para a sua equipe.
Quer saber mais? Então, entre em contato com a Inspand Educação Corporativa agora mesmo!