Liderar não se resume a ordens e a exigir o cumprimento de tarefas a todo o momento. Um bom líder orienta, resolve conflitos, dá exemplos e estimula o trabalho em equipe. Muitos líderes reúnem boas habilidades de comunicação, de organização e visão estratégica que os fazem se destacar naturalmente. No entanto, essas habilidades podem ser ainda mais desenvolvidas.
Além das aptidões pessoais, ferramentas de liderança ajudam um líder a se tornar uma referência para a sua equipe de trabalho, facilitando o processo gerencial e a distribuição de tarefas.
Quer entender melhor esse assunto? Então, siga a leitura do post!
Por que investir no desenvolvimento de gestores da empresa?
Líderes, gerentes e gestores são os grandes responsáveis pelo sucesso de uma empresa. De fato, o capital humano ajuda uma marca a se destacar das demais, fazendo com que a marca se conecte com clientes, fornecedores e parceiros de negócios.
Empresas que investem no desenvolvimento de líderes garantem que sua missão, valores e visão sejam mais facilmente compartilhados e assimilados pelos colaboradores.
Outro ponto positivo é que organizações que investem no desenvolvimento de gestores têm melhor desempenho que as que não o fazem. Isso ocorre porque essa ação melhora o engajamento deles em relação à empresa. Há mais vontade de participar e melhorar o alcance da marca. O desenvolvimento de talentos também diminui a rotatividade e aumenta a satisfação, melhorando a qualidade dos serviços prestados e do atendimento ao cliente.
Quais são as melhores ferramentas de liderança para uma gestão de sucesso?
Para desenvolver as habilidades necessárias, um líder pode utilizar as seguintes ferramentas:
Teste de Associação Implícita
O TAI (Teste de Associação Implícita) é uma ferramenta de psicologia social desenvolvida pela Harvard para revelar crenças e preconceitos inconscientes. Ferramentas de liderança como essa ajudam o líder a rever suas atitudes e a garantir uma governança mais inclusiva.
Análise de liderança
O Leadership Assessment Questionnaire (Questionário de Avaliação de Liderança) da Optimal Thinking analisa os pontos fortes e fracos dos gestores que ocupam cargos de liderança. Além disso, o questionário apresenta as características que devem ser otimizadas para aprimorar as habilidades pessoais. O objetivo desses modelos de ferramentas de liderança é obter uma gestão mais efetiva.
Avaliação de forças
Um bom gestor consegue extrair o melhor da sua equipe. Para isso, no entanto, é preciso avaliar as características dos funcionários. Uma das ferramentas de liderança usadas para isso é o Clifton Strengths que identifica os pontos fortes e em que segmento um talento se destaca.
Com o resultado em mãos, os gestores conseguem delegar as tarefas com mais assertividade, obtendo melhor rendimento dos funcionários. A avaliação de forças também reduz o atrito interno, fazendo com os funcionários se sintam mais motivados.
Análise de dimensões comportamentais
Baseado nas quatro dimensões comportamentais, o DISC identifica o perfil dos líderes de modo a facilitar a tomada de decisões e o direcionamento de atividades.
Inspirado no livro “As Emoções das Pessoas Normais”, o Disc é uma das ferramentas de liderança que aponta características de planejamento, visionária, estratégica e executora. A metodologia também pode ser empregada para traçar um perfil dos colaboradores e identificar futuros gestores.
Habilidades interpessoais
Habilidades interpessoais são ferramentas de liderança fundamentais para gerenciar um time de sucesso. Praticar a escuta ativa, inspirar confiança e agir com empatia são ações que mantêm os colaboradores motivados e evita o surgimento de eventuais problemas.
Essa ferramenta também facilita a progressão da carreira de liderança, uma vez que CEOs de empresas de diversos setores sabem nutrir relacionamentos duradouros e são extremamente sociáveis.
Boas ferramentas de comunicação
Recursos tecnológicos voltados para as necessidades do consumidor são ferramentas de liderança que aumentam a produtividade. Chave de uma gestão de sucesso, plataformas colaborativas, redes sociais corporativas e aplicativos de mensagem instantânea agilizam o fluxo de informações e facilitam a conclusão de projetos nos diferentes departamentos da empresa.
Claro, os recursos implementados devem ser testados para descobrir o que mais se ajusta à realidade de cada negócio.
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