O cenário empresarial está em constante transformação. Ter uma visão estratégica, boas habilidades de comunicação e estar em dia com as novidades do setor no qual está inserido são, sem dúvida, habilidades importantes de quem ocupa um cargo de liderança. No entanto, o líder do futuro precisa reunir habilidades únicas para gerenciar sua equipe de forma eficiente e fazer com que a marca se destaque da concorrência.
De fato, os negócios serão mais ágeis e cada vez mais voltados para o ambiente virtual. Essas e outras mudanças exigem um novo tipo de líder à frente das organizações.
Quer entender melhor esse assunto? Então, continue a leitura do post!
Competência que o líder do futuro apresentar
O líder do futuro deve reunir as seguintes características:
Cidadão do mundo
O mundo está cada vez mais conectado. Assim, as empresas podem atrair colaboradores e fechar negócios com clientes que vivem em qualquer lugar do planeta.
O líder do futuro deve ter uma mentalidade global, ou seja, abraçar a diversidade e as diferenças locais, regionais e mundiais. Os gestores também precisam montar equipes diversificadas e liderar colaboradores com vivências diferentes entre si. Além disso, é fundamental saber como entrar e ter sucesso em novos mercados globais.
Mentalidade servil
A mentalidade servil é pouco praticada pela liderança de empresas mais convencionais. No entanto, o líder do futuro pratica a humildade dando atenção e suprindo as demandas dos superiores hierárquicos, clientes, colaboradores e as suas próprias demandas.
Chefe de cozinha
Tal como os grandes chefs de cozinha misturam diferentes ingredientes para criar pratos memoráveis, o líder do futuro deve unir dois itens essenciais para o sucesso de uma empresa: humanidade e tecnologia.
Para isso, é importante Implementar ferramentas tecnológicas que melhorem a gestão da empresa e conferir aos funcionários cuidados e ações que promovam o seu bem-estar. Tecnologia e humanidade são ingredientes que se completam: ambos devem ser priorizados para garantir o sucesso do negócio.
Explorador
O líder do futuro precisa ser como os exploradores do século XIX: sem medo de navegar em águas desconhecidas ou de pisar em terras inexploradas. É importante estar aberto a novas ideias e reinventar o negócio à medida que o mundo evolui.
Assim como os exploradores tiveram que aprender novas tecnologias, o líder do futuro precisa praticar a curiosidade e explorar caminhos pouco usuais.
Coach
Treinadores de grandes times mantêm a equipe motivada e unida em prol de um único objetivo. Ao mesmo tempo, cada jogador se sente único, uma vez que suas necessidades são sempre ouvidas.
Da mesma forma, o líder do futuro precisa unir a equipe de modo a garantir que os projetos empreendedores sejam bem executados e finalizados no prazo determinado. Além disso, precisam valorizar os funcionários e vê-los como indivíduos e não como funcionários. Os melhores líderes, assim como os treinadores mais renomados, auxiliam os colaboradores a serem bem-sucedidos e se destacarem na sua profissão.
Futurista
O líder do futuro garante que a empresa fique em dia com as últimas novidades do setor no qual atuam. O mundo em que vivemos está em constante transformação.
Futuristas analisam diferentes cenários para antever novas possibilidades de negócio. Eles estão sempre bem informados, conectados e conhecem mais que ninguém as últimas tendências.
Tecnólogo
Conhecer as tecnologias mais recentes e saber como aplicá-las é uma habilidade essencial para o líder do futuro. Ele também deve saber como adotar ferramentas como Inteligência Artificial e computação em nuvem para aprimorar os serviços da empresa. Ou seja, deve ser digitalmente fluente.
Tradutor
Ouvir, compreender e ouvir mais do que as pessoas estão dizendo. Um líder deve traduzir o desejo de colaboradores e clientes. Além disso, se destacam por usar a comunicação verbal e não verbal para se conectarem com as pessoas e utilizarem canais de comunicação eficientes para eliminar o ruído e transmitir suas mensagens da melhor forma possível.
Ouvir e comunicar são dois aspectos intemporais de uma grande liderança e por isso devem ser priorizados pelo líder do futuro.
Yoda
Durante décadas, os líderes evitaram demonstrar emoções. O líder do futuro, no entanto, é empático, autoconsciente e emocionalmente inteligente. Não existe medo em demonstrar fragilidade e nem de construir conexões duradouras com os funcionários da empresa.
Para o líder Yoda, empatia é compreender os sentimentos dos outros. A autoconsciência diz respeito a compreender seus pontos fortes e fracos e ajudar os outros a compreender os seus também.
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