A pandemia de COVID-19 acelerou a necessidade de utilizarmos novos espaços no ambiente de trabalho, do dia para a noite, as empresas precisaram encaminhar seus funcionários para casa, afinal, era preciso manter o isolamento social.
Há dez anos, seria quase impossível imaginar que estaríamos transferindo nossas tarefas, reuniões, academia, entretenimento, tudo para o mesmo local: a nossa casa.
Esta situação deixou ainda mais urgente a necessidade de investir em treinamentos on-line e gestão de aprendizagem que integre o digital ao físico. Existem 3 etapas que são indispensáveis para o sucesso do treinamento da sua empresa diante do novo normal.
Continue a leitura para aprender e depois colocar em prática!
Transformação digital para organizações com foco no futuro
A liderança com visão a longo prazo, entende que não será possível voltarmos para o “antigo normal”, afinal, nossas vivências em todas as áreas mudaram expressivamente.
Com isso, a transformação digital entrou em foco nas organizações, sobretudo, para empresas que desejam tornar-se líderes no mercado.
Adotar processos digitais faz parte da estratégia do meio corporativo de tornar o ambiente de trabalho mais colaborativo e dinâmico, alguns desses pilares são:
- Pessoas e Cultura;
- Data Analytics;
- Novas Práticas;
- Tecnologia.
Unindo esses pilares conseguimos fazer a empresa ser mais “data drive” que é a adoção da “Cloud” para maior escalabilidade, flexibilidade e retenção dos colaboradores.
Como preparar sua organização para uma transformação digital de sucesso
Preparar sua organização para a transformação digital significa investir em tecnologia, processos e pessoas que reestruturem a cultura organizacional da empresa, em busca de melhorar o desempenho dos colaboradores, aumentar os resultados, a qualidade percebida e pensar no crescimento do negócio a curto, médio e longo prazo.
Esta mudança vai além da presença digital nas redes sociais, sim, ela é importante. Contudo, não se resume a isso, existem mais de 14 bilhões de telefones celulares no planeta, ou seja, todo mundo está conectado de alguma forma à rede, muitas vezes, a informação está a um touch na palma da nossa mão.
Preparar a organização para viver no “futuro” é preciso investir em tecnologia de ponta e mudança de mindset dos colaboradores.
5 etapas para a transformação digital com programas de treinamento corporativo
O relatório da Harvard Business School apontou que a digitalização está realizando mudanças sem precedentes no ambiente comercial, principalmente por utilizarmos cada vez mais o recurso “Cloud” para armazenar informações e conteúdos.
Diante disso, existem 5 etapas que o responsável pela inserção da empresa no treinamento corporativo não pode deixar de realizar.
1 – Planejamento das Ações
Por que você quer investir na transformação digital para a área de treinamento da sua empresa? Se você disse: atualização, sinto dizer que isso não basta.
Quando realizamos a contratação de uma ferramenta de gestão de treinamento, precisamos ter em mente qual problema ela vai resolver. Muitas vezes, seus funcionários precisam de qualificação, avaliações, feedback e isso faz parte da atualização, mas não é só isso.
É um objetivo atingível, por isso, a primeira etapa é: realizar o planejamento das ações que vão ser realizadas para combater desafios reais da organização, como, por exemplo: redução de custos, desenvolvimento de habilidades, recrutamento, seleção e afins.
A Inspand tem o Neolude uma plataforma que permite a capacitação de profissionais nos mais diversos segmentos, a partir das necessidades é gerado um plano que melhora a educação corporativa da empresa e dos parceiros.
2 – Execução
Depois que você realizou o planejamento das ações é hora de colocar em prática. Para isso, além do investimento em softwares e hardwares para que a execução seja realizada de forma adequada é necessário que o time esteja engajado.
Os colaboradores precisam ter um líder para se espelhar, então, lá no planejamento você deve inserir quem será o rosto do treinamento, curso ou workshop que será realizado.
3 – Automação
Ultrapassando os setores de TI, a transformação digital está revolucionando o departamento de Recursos Humanos, Vendas, Financeiro e Marketing. A automação dos processos não é uma realidade somente da indústria automotiva, mas de todos os setores.
Os programas para facilitar o treinamento, retenção e aumentar as vendas estão cada vez mais desenvolvidos e com eficácia além do esperado.
Com a automação dos processos, os clientes ganham mais liberdade e a empresa mais responsabilidade, pois, terá que atender a padrões de excelência cada vez mais altos.
4 – Analytics
A análise realizada por um sistema é chamada de “Analytics”, por meio dos dados a plataforma gera estatísticas que compõem um padrão, a partir disso, é possível utilizar os números para tomar decisões corretas.
O analytics é usado em muitos casos, veja abaixo os mais comuns:
- Tempo para a resolução de problemas;
- Colaboradores mais produtivos;
- Tempo médio na realização das atividades, como, por exemplo: vendas e treinamentos;
- Quantidade de colaboradores por turma para que o curso seja aproveitado;
- Número de prospecção e retenção;
- Lucratividade;
- Aprendizagem, entre outros.
5 – Mensuração e Avaliação
A última etapa é a mensuração e avaliação. Após o fim do treinamento é interessante que os funcionários sejam avaliados em grupo ou individualmente, para analisar se o objetivo foi atingido.
A mensuração é a análise do todo, ou seja, se em uma turma de 50 colaboradores somente 5 tiveram resultados satisfatórios devemos aplicar uma pesquisa para um diagnóstico mais preciso, para identificar a causa e, se necessário, retomar a etapa um.
Uma das vantagens da transfiguração digital é que ela é um processo contínuo, com o passar dos anos, vamos ter ainda mais ferramentas que ajudem nossas empresas a crescerem, destacarem-se e serem referenciais naquele setor.
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