A estratégia mais valiosa dentro de uma empresa é aquela que promove o conhecimento compartilhado. Do inglês, “knowledge management”, que acredita numa comunidade integrada de aprendizagem para identificar, capturar, avaliar, recuperar e tornar a informação pública, ou seja, com toda a empresa. Este processo facilitará a cultura do ensinar e aprender, possibilitando a otimização do tempo, a eficiência organizacional e o engajamento.
Segundo, Mário Sérgio Cortella, filósofo e professor, existem duas coisas que se você guardar você acaba perdendo. A primeira é o afeto, a segunda, o conhecimento. Quer saber como tornar o conhecimento organizacional uma realidade na sua instituição? Acompanhe o conteúdo!
É necessário ter uma gestão de conhecimento para compartilhar?
Na década de 90, o vice-presidente do Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC), Hubert Saint-Onge, criou um modelo chamado Estrutura dos Ativos do Conhecimento. Nele, é divulgado que existem duas formas do processo que chamamos conhecimento.
O Tácito é desenvolvido a partir das vivências de cada pessoa, por isso, ele é considerado o conhecimento que vai além das palavras, o conhecimento na prática. Enquanto o Explícito já foi ou será armazenado, decodificado e pode ser transmitido diretamente de uma pessoa para outra, ou seja, é convertido no conhecimento organizacional ou chamado conhecimento teórico.
Sendo assim, é importante desenvolver a gestão do conhecimento na empresa, afinal, todos nós temos lições que podem ser divididas com nossos colegas de trabalho, gestores, colaboradores e parceiros.
Compartilhar conhecimento, o que isso pode promover na sua empresa?
O turnover, alta rotatividade de pessoas, é um dos principais problemas nas empresas. Raramente, o colaborador anterior teve a oportunidade de ensinar a função para o novo. Agora, o conhecimento adquirido é perdido para a empresa, assim como os processos, experiências, vivências e algumas vezes, documentos importantes.
Existem três pilares que podem ser reforçados a partir do gerenciamento do conhecimento:
- Conhecimento coletivo organizacional;
- Inovação e criatividade;
- Trabalho em equipe.
Ainda não ficou convencido? Bom, separamos três exemplos que usam a gestão do conhecimento para você se inspirar:
Banco do Brasil
Em um evento de treinamento para colaboradores, a equipe do Banco do Brasil descobriu que a pausa para o café era o momento mais importante para os funcionários, principalmente, quando questionados sobre a disseminação do conhecimento.
Após terem acesso a essa informação, a organização promoveu um novo evento, agora mais descontraído, nele os funcionários poderiam partilhar suas experiências, desafios e conquistas. Com isto, a empresa transformou o evento numa poderosa ferramenta de comunicação interna.
Moove
Outra empresa que utiliza o sistema a distância para gestão de aprendizagem é a Moove. A empresa atua na área de açúcar, álcool, gás, energia e lubrificantes e utiliza plataformas on-line para disseminar o conteúdo entre seus funcionários.
Este processo, além de otimizar o tempo, possibilita integrar todas as filiais da empresa sobre as novidades, treinamentos, capacitações, eventos e outras novidades.
Eles procuram distribuir as informações através do LMS Neolude, uma plataforma intuitiva, com fácil navegação.
5 formas de melhorar o compartilhamento de conhecimento em sua organização
Existem cinco formas para você melhorar o compartilhamento de informações dentro da sua organização:
1 – Identifique os influenciadores
Identifique quem são os líderes, eles vão ter o papel fundamental de direcionar, ajudar e promover a cultura de dividir as ideias. Eles devem fazer pesquisas para a resolução de problemas, debater ideias e criar iniciativas que façam os colaboradores se sentirem parte da empresa.
2 – Aposte em conhecimentos diversos
A diversidade de conhecimentos reduz os conflitos, favorece o clima organizacional, aumenta a criatividade da equipe e funcionários mais engajados. Mas, é importante manter a periodicidade para alcançar resultados satisfatórios.
3 – Treinamentos e capacitação da equipe
Uma excelente forma de partilhar saberes são com os treinamentos, eles vão promover novos aprendizados e aprimorar as habilidades da equipe. Cada novo curso possibilitará que os colaboradores estejam atualizados com as necessidades do mercado, além de ser uma forma de diminuir o turnover e encontrar novos talentos.
4 – Canais de compartilhamento e discussões
Nenhum setor tem a mesma demanda que o outro. Eles possuem rotinas, atividades e desafios diferentes. À vista disso, criar canais em que serão levantadas discussões e soluções é importante.
Muitas vezes, ao se deparar com um problema ou uma dúvida, o colaborador pode pedir auxílio aos seus colegas de trabalho em um grupo criado especificamente para isso. Aplicativos de mensagens podem ser usados inicialmente, mas a longo prazo, é interessante procurar ferramentas desenvolvidas para a área da comunicação interna.
5- Monitore o sistema
Por último, faça o monitoramento do sistema, converse com os colaboradores para receber o feedback, assim, é possível consertar as falhas, encontrar os acertos e adequar a cultura à realidade da empresa.
Não há dúvidas de que a cultura do conhecimento é o futuro, contudo, é um grande desafio para as organizações estimularem e fornecerem a troca de informações entre os setores. Mas, o conhecimento está intrínseco em nós, estamos o tempo todo ensinando e aprendendo, inclusive em nosso ambiente de trabalho.
Para transformar o conhecimento organizacional em realidade na sua empresa, você pode contar com o apoio da Inspand. Nossa plataforma LMS Neolude é ideal para tornar o conhecimento individual em conhecimento coletivo, afinal ela é uma universidade corporativa.
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