A tecnologia vem se tornando uma aliada cada vez mais forte das empresas quando o assunto em pauta é a otimização de determinados processos internos. E falando especificamente sobre treinamento e capacitação, a gamificação merece um destaque especial ao trazer interatividade e dinamismo ao dia a dia das equipes.
Mas, você sabe o que é gamificação? Já ouviu falar nas ferramentas que estão transformando a educação corporativa? Continue a leitura deste conteúdo para ficar por dentro do tema!
Neste artigo vamos nos aprofundar um pouco mais neste conceito e em sua aplicação no ambiente organizacional, além de listar os tipos de mecanismo que você pode encontrar no mercado atual. Continue e saiba mais!
Qual é a origem da gamificação?
Embora o universo dos games seja quase que automaticamente associado aos jovens, a verdade é que essas dinâmicas podem agradar a todas as idades. Dos campeonatos esportivos aos programas de pontos dos cartões de crédito, todos incluem elementos próprios dos jogos, como espírito de competição, interação e recompensas.
Por isso, embora o termo “gamificação” seja relativamente novo, é possível perceber que a prática já existe há bastante tempo em nossa sociedade.
Em 1973, o autor Charles Coonradt apresentou pela primeira vez o conceito de game to work, que transformava elementos próprios de jogos em ferramentas que ajudassem a solucionar problemas da rotina de trabalho e promover a integração dos colaboradores.
De lá para cá, essas técnicas foram sendo aperfeiçoadas e, com o suporte da tecnologia, se tornaram cada vez mais eficientes, promovendo experiências altamente imersivas e bastante próximas da realidade.
O que é gamificação?
Derivado do inglês gamification, o termo gamificação é utilizado para representar a metodologia que utiliza recursos próprios do universo dos games para tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e atrativo, mas sem perder de vista o aspecto pedagógico.
Para chegar a esse objetivo, as chamadas atividades gamificadas utilizam uma combinação de diversos elementos que promovem uma competição saudável em que todos saem ganhando:
- Os colaboradores, que desenvolvem competências valiosas para a carreira;
- As empresas, que formam times engajados e mais dispostos a se engajar nos projetos da companhia.
Como funciona a gamificação na educação corporativa?
Falando especificamente sobre o mundo corporativo, a gamificação pode contribuir com diversos momentos da rotina das empresas.
Nos processos seletivos, por exemplo, os profissionais de recursos humanos podem utilizar esse recurso para fazer um tour de apresentação da empresa e criar atividades avaliativas com base em situações que os participantes podem encontrar em seu trabalho.
Já para os treinamentos e ações de capacitação, as ferramentas de gamificação podem trazer um dinamismo diferenciado, fazendo com que esses momentos muitas vezes maçantes e extremamente teóricos se tornem mais atrativos.
Nesse aspecto, os colaboradores deixam de ser apenas espectadores passivos para se tornarem protagonistas de seu processo de aprendizagem, interagindo com outros colegas e compreendendo na prática a importância do trabalho em equipe.
Por que o engajamento é mais efetivo por meio da gamificação?
É interessante observar que, quando aplicadas corretamente, as técnicas de gamificação trabalham diferentes frentes de ação:
- O campo racional, que processa as informações transmitidas e desenvolve estratégias para resolver os desafios propostos;
- O aspecto emocional, que se envolve nas narrativas e absorve os aspectos mais subjetivos da experiência;
- As habilidades motoras, que permitem que as atividades propostas sejam colocadas em prática para a conquista de resultados melhores.
Juntos, esses três elementos contribuem para uma participação efetiva no processo de gamificação, gerando um engajamento realmente genuíno e uma aprendizagem mais ágil e eficaz.
Quais são os tipos de mecanismos de jogos utilizados na gamificação?
Para compor uma atividade gamificada, diversos recursos são integrados com o objetivo de garantir uma experiência motivadora e adequada aos objetivos buscados pela empresa. Neste tópico, vamos listar as principais. Veja a seguir!
Storytelling
A construção de uma narrativa instigante e criativa é essencial para apresentar o jogo e contextualizar os participantes, estimulando-os a se engajarem na experiência.
Para isso, é importante que o game tenha uma história que gere identificação e tenha alguma relação com o dia a dia dos colaboradores, despertando o interesse e facilitando o processo de imersão.
Cenários e avatares
O cenário é o tabuleiro do jogo, o espaço em que a narrativa vai de fato acontecer. Por isso, deve ser visualmente atrativo e construído de forma que auxilie a caminhada dos jogadores e a realização dos desafios.
Da mesma forma, os avatares disponíveis são essenciais para que os colaboradores se mantenham engajados, uma vez que serão a sua representação visual dentro do game.
Com esse aspecto em mente, é interessante que eles sejam desenvolvidos de acordo com o perfil da história e, sempre que possível, apresentem características que se identifiquem com a imagem, o cargo ou a personalidade do participante.
Desafios e missões
Esses elementos são essenciais para que a estratégia de gamificação atinja o seu objetivo. Afinal, eles vão estimular o desenvolvimento de habilidades e permitir que os participantes aprendam de forma prática.
Por isso, é muito importante que o nível de dificuldade das atividades propostas esteja alinhado com as capacidades dos colaboradores. Assim, eles se sentirão instigados sem o risco de perder a motivação pelo caminho.
Sistemas de pontuação e recompensas
Podemos dizer que tanto os pontos acumulados quanto às recompensas recebidas pelo cumprimento das tarefas são a verdadeira cereja do bolo nas atividades gamificadas.
É por meio desses índices que os participantes poderão acompanhar os seus resultados e verificar seu posicionamento no ranking geral, estimulando o espírito competitivo e a busca por um desempenho cada vez melhor.
Como você pode perceber, a gamificação chegou para ficar e promete trazer muitas transformações positivas para o desenvolvimento das equipes, independentemente do departamento em que atuam, do segmento de mercado ou do tamanho da empresa.
Porém, se mesmo depois de ler este conteúdo ainda ficou alguma dúvida sobre o que é gamificação ou se surgiu aquele interesse em saber mais sobre essa estratégia, temos uma dica!
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Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing