Independentemente de qual é o seu segmento de mercado, as empresas precisam atualizar-se constantemente para assegurar um bom engajamento em seus processos de capacitação, vale dizer que essa máxima vale tanto para os novos colaboradores quanto para os times que já estão há mais tempo na companhia.
Mas, para isso, é essencial que os líderes e profissionais de RH estejam de olho nas novas tecnologias e ferramentas de aprendizagem voltadas ao universo corporativo, como recursos de ensino a distância, vídeos de treinamento, plataformas interativas e atividades gamificadas.
Neste conteúdo, vamos discutir mais especificamente qual é o papel da gamificação no contexto empresarial, apresentando o seu conceito e os benefícios que essa estratégia pode trazer para o dia a dia dos colaboradores.
Se interessou pelo assunto? Então continue a leitura para saber mais!
Como funciona o processo de aprendizagem?
Antes de nos aprofundarmos no conceito de gamificação e nas suas vantagens, vamos falar um pouquinho sobre o processo de aprendizagem.
Ao contrário do que muita gente ainda pensa, aprender não é apenas entrar em contato com novos conhecimentos por meio de aulas e materiais de estudo como livros, apostilas e cadernos de exercícios. Mais do que isso, esse verbo tão importante engloba, além dos aspectos intelectuais, as esferas cognitivas, emocionais, psicossociais e culturais.
É um processo contínuo e que vai se transformando e evoluindo a partir das experiências que adquirimos ao longo da vida, com o desenvolvimento de habilidades, valores e posturas comportamentais e, também, pela convivência nos grupos e ambientes nos quais estamos inseridos.
Por esses motivos, o caminho da aprendizagem pode ser diferente para cada pessoa e é essencial que estejamos sempre dispostos a absorver novos conteúdos e, assim, se adaptar às constantes mudanças na sociedade, no mercado de trabalho, no mundo.
Mas afinal, o que é a gamificação?
Em poucas palavras, podemos definir a gamificação (do inglês gamification) como uma metodologia de ensino-aprendizagem que utiliza elementos relacionados ao universo dos jogos para apresentar determinados conteúdos de forma mais lúdica e dinâmica.
Na prática, as atividades elaboradas a partir dessa estratégia contam com uma série de recursos como:
- Técnicas de storytelling para a apresentação de narrativas instigantes que tenham um contexto significativo para os participantes;
- Criação de avatares e cenários que promovam uma imersão na história apresentada;
- Missões e desafios criados a partir de situações reais do cotidiano e que estimulem as habilidades de cada colaborador;
- Sistemas de pontuação e recompensas pela realização das tarefas;
- Rankings para que todos possam acompanhar seu desempenho ao longo do jogo.
O resultado é uma experiência de aprendizado altamente interativa que pode trazer altos níveis de engajamento às equipes dos mais diversos tipos de organização.
Qual é o papel da gamificação no ambiente corporativo?
Ainda que contenham informações relevantes para o seu desenvolvimento profissional e ajudem a otimizar a sua rotina de trabalho, para muitos colaboradores um treinamento corporativo pode ser algo extremamente maçante.
Isso acontece porque em muitas dessas atividades o conteúdo é apresentado basicamente de forma teórica, com slides com altos volumes de texto, poucas atividades práticas e a participação dos colaboradores apenas como meros ouvintes.
A gamificação chega para promover uma verdadeira revolução neste cenário ao fazer com que os participantes se tornem protagonistas do processo de aprendizagem, vivenciando uma narrativa desenvolvida com base em sua realidade e trabalhando em conjunto para conquistar pontos positivos.
E é justamente essa possibilidade de aplicação prática dos conhecimentos, junto à facilidade de mensuração dos resultados e ao engajamento dos colaboradores, que faz com que a estratégia de gamificação se popularize cada vez mais em todo o mundo.
Mas se você ainda está em dúvida se a gamificação pode ser uma boa opção para os seus negócios, vamos listar no próximo tópico as principais vantagens que ela pode trazer para a sua empresa!
Benefícios da gamificação
Ao inovar o processo de aprendizagem corporativa, a gamificação trouxe uma série de benefícios para a companhia como um todo, como você vai poder conferir a seguir.
1 – Aumento do engajamento na rotina de trabalho
Esse benefício da gamificação é tão relevante que já foi destacado mais de uma vez ao longo deste conteúdo. No entanto, é importante acrescentar ainda que esse envolvimento dos colaboradores vai além do momento do jogo e pode ser observado também em seu dia dia, com aumento da qualidade e do comprometimento em todas as atividades.
2 – Feedbacks mais rápidos e assertivos
Por meio das pontuações conquistadas nos desafios e do ranking geral é possível observar com clareza quais são as atividades mais fáceis ou mais desafiadoras para os colaboradores. Por meio desses índices, o departamento de RH pode promover ações para desenvolver determinadas habilidades junto às equipes.
3 – Desenvolvimento de competências valiosas
Para solucionar os desafios com sucesso, os colaboradores precisam exercitar sua criatividade para encontrar soluções eficazes, trabalhar em equipe e saber como aplicar na prática os conhecimentos teóricos mais específicos de sua área de atuação. Dessa forma, habilidades já existentes se fortalecem e novos talentos podem ser descobertos!
4 – Aprendizado facilitado
O uso integrado de recursos gráficos e audiovisuais traz às atividades gamificadas um aspecto leve e lúdico, tornando a linguagem mais acessível e facilitando o entendimento de conteúdos que, apresentados de forma mais teórica, poderiam ser extremamente complexos e desinteressantes.
Podemos perceber que o papel da gamificação vai além de uma simples ferramenta de treinamento. Essa estratégia leva aos colaboradores recursos tecnológicos atuais e uma experiência de imersão que traz ganhos reais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
O segredo é buscar atividades que sejam adequadas ao perfil das equipes, estimule a cooperação genuína entre os participantes, e, principalmente, fortaleça o sentimento de pertencimento e o fortalecimento de competências que contribuam para o crescimento da companhia do mercado.
Para transformar esse projeto em realidade, você pode contar com o apoio da Inspand. Somos especialistas em educação corporativa e contamos com uma plataforma de gamificação que vai transformar os treinamentos da sua empresa com tecnologia e conteúdo feito sob medida. Entre em contato com a gente e conheça as nossas ferramentas e soluções!
Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing