Investir nas habilidades da equipe melhora a produtividade, a imagem da empresa no setor e a vontade dos colaboradores de ficarem nela a longo prazo. Um Learning Management System (LMS) pode ajudar a garantir que treinamentos dessa linha se tornem mais efetivos e eficientes. Exploraremos a seguir algumas razões para isso.
O que é LMS?
Um LMS é um instrumento tecnológico que facilita a educação digital. Trata-se de um tipo de plataforma de software que gerencia, automatiza e programa atividades de ensino de forma dinâmica e customizada às necessidades do público alvo.
No ambiente corporativo, os LMS estão se tornando um componente central dos programas de treinamento da força de trabalho, permitindo a difusão de materiais, a colaboração entre instrutores e alunos e o acompanhamento do progresso de cada funcionário.
Existem tipos diferentes de LMS no mercado e muitas formas de usá-los, a depender dos objetivos e da estratégia de educação corporativa da organização. A seguir, vamos esboçar algumas funções e benefícios gerais que essas tecnologias oferecem.
Importância do LMS nos treinamentos corporativos
Um primeiro ponto é que um LMS nos treinamentos corporativos oferece o tipo de apoio ao desenvolvimento pessoal apreciado por colaboradores, ajudando assim a cativar os mais talentosos e motivá-los a permanecer na empresa. Também há ganhos em termos de eficiência técnica, pois os LMS têm ferramentas de simulação que reduzem erros custosos por meio da preparação dos colaboradores para desafios da rotina de trabalho.
Outra grande vantagem é a personalização dos treinamentos. O uso de softwares LMS permite que os setores de treinamento corporativo cooperem com os funcionários para identificar gaps na sua formação profissional e, a partir daí, recomendar os recursos e materiais mais adequados para o desenvolvimento de suas habilidades.
As soluções para as dificuldades da empresa e de seus colaboradores passam, dessa forma, a ser menos genéricas, levando em conta circunstâncias particulares de um setor ou até de um funcionário.
Ainda nesse sentido, a otimização do tempo promovida por plataformas LMS facilita a participação dos colaboradores nos programas de treinamento profissional. Dito de forma simples, é mais fácil e convidativo fazer um treinamento online especificamente escolhido para você do que encaixar cursos presenciais em semanas que já envolvem 40 horas de trabalho e compromissos pessoais variados.
Por fim, os LMS oferecem uma série de funcionalidades análiticas customizáveis, favorecendo um conhecimento mais aprofundado a respeito do andamento dos treinamentos e de seu retorno. Isso se traduz numa melhoria constante da qualidade da educação corporativa.
Com um pouco de conhecimento da plataforma, é possível extrair dados e relatórios avaliativos sobre engajamento e desempenho, bem como integrar o LMS com outros sistemas informatizados da organização e usá-lo para diagnosticar os setores que estão enfrentando maiores dificuldades ou quais são essas.
Ainda, o LMS permite que os alunos – seus funcionários – dêem sugestões e feedbacks de forma anônima, deixando-os mais à vontade para avaliar o treinamento e o instrutores de forma honesta.
5 formas de personalização de treinamento online com um LMS
Damos destaque para 5 formas por meio das quais um LMS pode ajudar, quando aplicado ao treinamento online da equipe de trabalho:
1. Planos personalizados de desenvolvimento profissional
Quando falamos em carreira, cada pessoa tem suas próprias ideias e aspirações, sejam elas a curto ou longo prazo. Um LMS permite identificar, de um lado, os interesses e habilidades de cada colaborador e, de outro, os desafios, processos e necessidades da empresa. A partir daí, é possível elaborar um plano de treinamento adequado para maximizar a alocação de recursos e de pessoal.
2. Programas de certificação
A emissão de certificados que atestam habilidades ou competências costuma ser uma motivação adicional para participar em cursos de treinamento. Com um LMS de treinamento, é possível criar programas de certificação para diversas áreas e competências, customizando o conteúdo e as exigências.
3. Disponibilização de diversos formatos de treinamento
A preferência pelo método de aprendizagem costuma variar entre os colaboradores: alguns preferem ler materiais escritos, outros consideram melhor assistir vídeos e outros sentem que internalizam melhor o conteúdo se interagirem com o instrutor em tempo real.
Com um LMS de treinamento, os cursos podem ser oferecidos em formatos diversos, deixando a escolha para os funcionários. Além disso, simulações e estudos de caso podem ser configuradas para corresponderem à realidade da empresa ou da equipe alvo, personalizando a experiência também nesse sentido.
4. Customização das formas de avaliação
Um software LMS permite escolher a forma de avaliação mais apropriada para cada competência treinada ou ensinada, com opções que vão desde de questionários de autoavaliação até a submissão de trabalhos escritos ou provas práticas coordenadas por instrutores.
Os boletins e relatórios também podem ser customizados para incluírem informações detalhadas sobre as habilidades adquiridas e o desempenho individual de cada participante.
5. Oferecimento de ferramentas de suporte institucional
O LMS nos treinamentos possibilita que a empresa ofereça apoio de forma contínua aos seus funcionários, com ferramentas de suporte institucional que acompanharam os times para além dos momentos iniciais de integração.
Recursos podem ser acessados e gerentes contatados a qualquer tempo, conforme os colaboradores sentirem necessidade. Há, ainda, a opção de estabelecer redes de colaboração com outros colegas em cargos semelhantes, compartilhando desafios e dicas ainda que estes estejam em localidades geográficas diferentes.
O uso de um Learning Managing System ajudará você e seus colaboradores a tirar o máximo proveito de iniciativas de treinamento da equipe de trabalho.
LMS nos treinamentos existem em diversos formatos, mas todas ajudarão a planejar e avaliar seu programa de educação corporativa, bem como a desenvolver as capacidades de seus funcionários.
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Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing