O mundo inteiro vive em um momento sem precedentes em toda a história, com a maior pandemia desde a Peste Negra, na Idade Média. Isso se traduziu por uma aceleração de uma mudança de paradigma das empresas e como elas se relacionam com os seus funcionários e estes com seus trabalhos.
Muitas empresas já praticavam ou estavam inserindo o trabalho remoto, por haver provas científicas de aumento de produtividade e de satisfação com o trabalho, no entanto, essa aceleração pegou todos de surpresa e os processos e infra estruturas não estavam prontos para essa mudança brusca.
O home office, apesar de muito benéfico, traz desafios para as organizações, especialmente quando falamos a respeito da Saúde e Segurança do Trabalho. A falta de protocolos, estações de trabalho remotas adequadas, conexões seguras, entre diversas outras situações podem se mostrar gargalos profundos no desenvolvimento diário das atividades profissionais.
A proteção e segurança de dados fazem parte desta saúde digital necessária neste momento, porém, não podemos nos esquecer da saúde mental e física dos trabalhadores.
Atividades que muitos não estavam acostumados anteriormente agora são praticadas diariamente, como vídeo conferências, armazenamento de dados na nuvem, ferramentas de comunicação digital, entre diversas outras.
A adaptação para este novo estilo, ou novo normal, já está em andamento, no entanto, há coisas que a sua empresa pode fazer para agilizar e facilitar esta transição. No decorrer deste texto iremos falar sobre as principais formas de adaptar-se à nova realidade, porém mantendo altos níveis de Saúde e Segurança do Trabalho. Acompanhe!
Segurança digital
Um dos pontos mais importantes para garantir a cibersegurança para sua empresa e seus funcionários é a criação de protocolos que devem ser seguidos por todos ao acessar servidores e informações da empresa remotamente.
O ideal é fornecer computadores profissionais para os trabalhadores, que serão utilizados somente para o horário de trabalho, de forma que as informações contidas fiquem mais seguras do que a utilização de um computador pessoal.
No entanto, é plausível que nem todas as empresas tenham condições de fornecer uma estrutura desta forma, sendo necessário tomar outras medidas.
A utilização de VPN (rede privada virtual) é de suma importância para a proteção de dados da empresa. Numa situação perfeita, a empresa fornece um VPN para o computador, e o funcionário ainda possui uma própria rede pessoal de confiança. Além disso, a utilização de softwares robustos de proteção é essencial, como antivírus, anti malware e outras proteções.
Saúde física
A estação de trabalho deve receber uma atenção imediata e de alto grau de preocupação, não só pelo funcionário, mas também pela empresa. Normalmente é necessário improvisar algum espaço em casa para a instalação correta do computador para trabalhar, sendo importante que o ambiente seja silencioso e sem distrações.
Isso nem sempre é possível quando se divide um apartamento com mais de uma pessoa. É de bom tom compreender que todos necessitam de um tempo para adaptar não só a si próprios, como acostumar esposos, esposas ou crianças de que aquele momento não deve ser perturbado.
Outra parte prática da instalação de uma pequena estação de trabalho doméstica é a adequação da altura de mesas e cadeiras, fator indispensável da ergonometria para não prejudicar a saúde do trabalhador.
Idealmente, ainda é necessário a presença de um kit de primeiros socorros em cada casa, bem como um extintor de incêndio, o que nem sempre é possível, no entanto, pode-se depender das condições do edifício em questão.
Por último, deve-se atentar às instalações elétricas, sempre garantindo a segurança do colaborador e a empresa deve supervisionar através de vídeos e relatórios, de forma que todos seus funcionários estejam de acordo com o mínimo aceitável.
Saúde mental
O estresse do isolamento social deve ser levado em conta quando falamos sobre a saúde mental no trabalho. Isso se deve porque muitas vezes é difícil traçar a linha entre quando estamos ou não trabalhando, ao não sair de casa.
Sem pausas para o almoço, pois os funcionários estão respondendo e-mail, ou mesmo após o fim do expediente, pois o celular continua em mãos. Tudo isso pode ter efeitos nefastos para a saúde mental e a produtividade do trabalhador.
Definir horários adequados de trabalho, com pausas bem estabelecidas são essenciais ao trabalhar em casa. Além de possuir outras pessoas que muitas vezes necessitam de atenção – como filhos, ao não realizar pequenas pausas comuns no ambiente de trabalho, como buscar café, falar algo com seu colega de ilha, o processo inteiro se torna muito mais intenso e pesado.
Por conta disso, é indicado que haja mais flexibilidade ao realizar uma avaliação, bem como que seja disponibilizado um profissional que possa oferecer apoio psicológico aos funcionários.
Aprendemos um pouco mais sobre segurança digital ao realizar trabalho remoto, como manter a saúde física ao realizar longas jornadas de trabalho em casa, e como evitar problemas na saúde mental de funcionários.
Aplique já estes novos hábitos, pois o novo normal veio para ficar! Veja as atividades e cursos de SST da Isat, adeque sua empresa e saia na frente de seus competidores neste momento de mudança mundial.
Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas!
Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing