Na sociedade digital, esperamos rapidez, transparência, disponibilidade, comunicação instantânea, pagar uma conta, acessar uma notícia, uma informação, ver um vídeo, assistir um filme, falar com alguém.
No trabalho em casa, a casa digital é exponencial, a família reunida amplifica as exigências digitais. Enquanto alguém quer ver um filme, mexer no celular, enviar uma mensagem, pagar uma conta ver uma receita, fazer um self, ou fazer uma live, baixar um conteúdo, fazer uma conferência etc, a rede está ligada e gerando tráfego.
Quanto disso tudo vivemos hoje?
O Consumidor (usuário)
Agora vamos ver a Internet, as operadoras de celular e provedores de cabo, de fibra de Internet. O que é a primeira coisa que fazemos ao chegar em casa, ativar o wi-fi, economizar a banda do celular. Já o wi-fi, está ligado na TV, no celular, no computador, no videogame, todo o tempo.
Os provedores e a Internet
Para tudo isso funcionar as empresas, utilizam-se de tecnologia, dimensionamento, custos para construir o serviço de forma econômica e de qualidade, porque o consumidor quer o máximo pelo justo. Planejam a banda, o número de conexões e mais conexões de alta velocidade, a fibra ótica, backbones torres e rádios, ao mesmo tempo que espera por segurança da rede, gestão, reparos e manutenção.
O gargalo
Em uma situação extrema, todos em um mesmo condomínio compartilhando dos mesmos recursos, fogem do padrão a que foram propostos, podendo apresentar anomalias, ficando lento e congestionado. É como se ficássemos no trânsito de uma cidade em horários de pico e em dias diferentes. É o trânsito dos dados .
Os fornecedores desta infraestrutura e de todos os serviços deste ambiente, operando e fazendo a gestão, precisam ampliar capacidade, criar rotas alternativas, proibir certas práticas e priorizar serviços.
Os consumidores por outro lado, restam as queixas, perdem a paciência, buscam brechas, tudo para conseguir fazer seu home office digital funcionar.
A Inteligência Emocional
Aprender a viver em um espaço único, tem um aprendizado diferente para cada indivíduo. Neste momento fazemos coisas sem medir as consequências, ou razão.
Temos de lidar com interferência de tarefas, barulho, privacidade e ações dispersas : “Desligue a TV”, “pare de baixar vídeos”, “abaixe a música”, “pare de jogar”, ligue para NET, desligue o modem, desligue o celular, e depois de algumas tentativas, o stress continua e vai se repetir. O equilíbrio não depende da tecnologia, ele depende de como lidamos com o outro, lidamos com os medos e a ansiedade.
Tudo é transitório, cada um tem seu momento home office digital. É preciso ser #digitalsempressao.
E aqui depois de tudo que falei, pensei em algumas dicas de como fazer seu home office digital. São elas:
- Conheça seu território: Qual sua Internet, a banda contratada, o franquia de uso, o seu provedor de acesso. Verifique a qualidade do acesso, tem ferramentas na internet para medir (Por exemplo: fast.com). Conheça seu plano de internet no celular, as operadoras tem formas de te avisar sobre consumo, situação do sinal (tem um site que mede a distância do seu endereço da torre mas próxima de sua operadora, http://coberturacelular.com.br/ ou ainda existem funcionalidade nos celulares e aplicativos para medir velocidade, como app speedtest.
- Dispositivos de acesso: O celular de cada um é único, é seu DNA. Existem aplicativos que se atualizam quando você está conectado a uma rede Wi-fi, outros trocam informações. Saber onde está o gargalo, onde fica lento ou falha é muito importante. Algumas possibilidades:
- Pode ser na sua rede WI-FI (muitas conexões congestionam o ambiente). Os diversos wi-fi dos vizinhos prejudicam sua comunicação. O gargalo está entre o dispositivo e seu modem. Ações, se aproxime do modem, desligue algumas conexões de wi-fi, faça um reset do modem. Dica radical: troque o wi-fi por cabo!
- A interferência do Microondas na rede wi-fi, pode acontecer com o uso simultâneo de aparelhos eletrônicos. Evite de utilizá-lo quando precisar fazer algo online ou troque por dispositivos de wi-fi que apresentam este problema.
- Rotinas e atualizações: Se você utiliza software como office 365, browsers, antivírus entre outros, verifique como planejar para que seja feito em horários fora de uso.
- Arquivamento de arquivos: Seus arquivos estão armazenados no computador e, por precaução, você faz backup no DropBOX, OneCloud, GoogleDrive entre outros? Configure para que a sincronização aconteça sempre nos mesmos horários.
- Navegação na internet: Alguns sites ao serem acessados fazem “push”, forçam você a ver um vídeo, abrem janelas e intensificam a troca de dados com seu dispositivo. Feche as janelas, utilize apenas aquelas que você realmente precisa ter o acesso.
- Lives e webinars: Quando estiver em aplicações que exigem muita banda, feche o vídeo e fique apenas no áudio. Se você é o protagonista do evento, conheça seu território e crie um plano B antes de começar
- Durante atividades online onde você compartilha a tela, cuidado com as notificações dos programas abertos, elas vão tirar sua atenção e tirar sua privacidade.
- Nenhuma das anteriores: Relaxe! Pare , afaste-se do seu dispositivo e depois de 10 minutos retome com uma atividade sem internet, ler um livro, elaborar um e-mail, gravar um vídeo e depois de concluir esta atividade volte ao início destas dicas.
“Mesmo uma gota de água pode ser muito desejada em um momento de escassez.” – Autor desconhecido.
Dorian Lacerda Guimarães
Fundador e CEO da ISAT