Antes de mais nada, é interessante lembrar o caminho que nos trouxe até o estado que estamos hoje, antes de analisarmos as tendências e possibilidades futuras. Confira aqui alguns passos que construíram essa revolução digital no T&D:
Cursos e-learning
Hoje, não é novidade para ninguém o sucesso da educação a distância. É só lembrar de quanta propaganda de universidades do tipo vemos por aí, todos os dias.
Existe uma explicação bem clara: o avanço das tecnologias conseguiu extinguir o déficit antes existente entre o online e o presencial. Nas empresas, o êxito é o mesmo. O e-learning corporativo evoluiu bastante e vem acompanhando as dinâmicas exigidas pelos profissionais que chegam ao mercado de trabalho.
Um bom curso a distância precisa ser direto, interativo e eficiente. Lembra dos CDs e apostilas? Pois esqueça. Atualmente, o acesso ao conhecimento é via computador, smartphones e tablets, tudo reunido em um só lugar. O colaborador acessa a qualquer hora, de qualquer local.
Com tantos recursos disponíveis ao aluno, cabe ao profissional de RH identificar a melhor forma de consumo de conteúdo, de forma ágil, simples e eficiente.
Além de levar ainda mais conhecimento para o dia a dia, numa velocidade maior, os cursos corporativos online também engajam as pessoas aos propósitos e cultura organizacional.
Learning Management System (LMS)
Acabamos de falar sobre os cursos e-learning, e talvez você tenha se perguntando sobre onde armazená-los e colocá-los em prática. A resposta está em um sistema de gestão de aprendizagem, ou learning management system (LMS).
Essa ferramenta não só possibilitou desenvolver os cursos, como também avaliar a performance individual e de equipes. Bons sistemas permitem também personalização do conteúdo e o controle total do processo de aprendizagem.
Isso significa que a sua empresa tem em mãos uma plataforma capaz de administrar todo o investimento em desenvolvimento de habilidades e competências com base em métricas. Afinal, quem não quer saber, de forma precisa, o quanto aquelas horas de treinamento trouxeram, na prática, benefícios?
Estimular a interatividade é outra característica de um bom sistema de gestão de aprendizagem. Abaixo, algumas soluções:
- Páginas colaborativas de conhecimento (wikis)
- Redes sociais internas e chats
- Fóruns de discussão
- Webconferências
Contar com recursos como esse descentraliza a geração do conhecimento, tornando o colaborador um agente de transformação e educação. As empresas passam a empoderar funcionários, criam uma dinâmica de recompensas e favorecem um ambiente competitivo, porém saudável.
Utilização de vídeos
Está aí uma opção cada vez menos complicada e mais barata de se executar. O avanço tecnológico tem impactos positivos também no uso dos vídeos, formato esse muito bem recebido principalmente pelas novas gerações.
Uma videoaula gravada não exige espaços físicos grandes e, ao mesmo tempo, pode chegar a milhares de pessoas, simultaneamente. Um curso completo ou até mesmo uma pílula de conhecimento em vídeo pode ser visualizado a qualquer hora e lugar pelo aluno, seja pelo telefone celular ou computador, por exemplo.
Utilizar uma plataforma LMS para distribuir os seus vídeos também se tornou uma prática quase obrigatória, uma vez que o gestor de RH, ou facilitador de um curso específico, consegue rastrear a participação dos funcionários para fins de relatório e acompanhamento. Assim, existe a certeza de que todos estão recebendo o mesmo conteúdo, no tempo correto. Bons LMS também conseguem se conectar com plataformas de conteúdos externos como Youtube, TED e Vimeo, ampliando a possibilidade de oferta de bons conteúdos com custo 0 e, ainda assim, manter a gestão de acesso e aprendizado sem ferir direitos autorais.
Outra prática quanto aos vídeos é a aplicação no formato interativo, ao vivo. Aqui, participante e mediador trocam conhecimentos que são replicados instantaneamente a todos. Além, claro, de você trazer o aspecto emocional da troca de informações naquele momento, sem intervenções ou scripts prévios
Jogos corporativos – Games e Gamificação
Competitividade é inerente ao ambiente empresarial, não é mesmo? Por isso, nada melhor que incorporar jogos às práticas de treinamento e desenvolvimento.
A gamificação (ou gamification) trabalha com uma mecânica de pontuações e recompensas – conquistas, placares, níveis de atuação, por exemplo. Para ir além, as empresas buscam sempre por um LMS que consiga trabalhar com parâmetros de gamificação.
Além de ser um sistema lúdico de absorção de conhecimento, contar com jogos corporativos ajuda no engajamento e no direcionamento de uma meta. Tudo com base em desafios e no senso de realização de tarefas, nível a nível.
Ao aplicar a estratégia da gamificação, também é possível alinhar metas mensuráveis, para acompanhar o envolvimento dos funcionários. E, mais uma vez, tudo isso dentro de uma plataforma de LMS.
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Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing