Blog

Ciclo de Aprendizagem de Kolb
Compartilhe esse artigo:

Ciclo de Aprendizagem de Kolb: saiba o que é e suas vantagens

Todos nós temos uma forma preferida de aprender. Uns vão mais na linha da teoria enquanto outros precisam colocar a mão na massa para absorver com mais facilidade algum ensinamento.

Com o treinamento corporativo não é diferente. Ou seja, é muito importante identificar as maneiras mais eficazes para passar conteúdo aos colaboradores, para acelerar a absorção de habilidades e competências no alcance dos melhores resultados. Já pensou em como seu programa de educação corporativa pode ser mais efetivo com a técnica certa?

Para tal, uma técnica que talvez você ainda não conheça é o Ciclo de Aprendizagem de Kolb. Neste artigo, vamos explicar em detalhes todas as etapas e porque é tão relevante como ferramenta para tutores, professores, designers instrucionais, facilitadores e até mesmo palestrantes.

Continue lendo para transformar seus treinamentos!

O que é o ciclo de aprendizagem de Kolb

No início dos anos 1970, o professor universitário de Harvard e teórico educacional norte-americano David Allen Kolb desenvolveu seu Inventário de Estilos de Aprendizagem (Learning Styles Inventory, ou LSI), a fim de detectar como as pessoas gostam de aprender, principalmente no contexto corporativo e de desenvolvimento de carreira.

Com seus estudos, Kolb descobriu que os adultos têm diferentes maneiras de aprender, que dependem de como percebem a realidade e de como a processam. Portanto, sua ideia foi levantar e compreender o papel da experiência da aprendizagem nos profissionais.

Os quatro estágios do ciclo

Como estamos falando de ciclo, o teórico fracionou esse processo em quatro etapas: experiência concreta (agir), observação reflexiva (refletir), conceitualização abstrata (conceitualizar) e experimentação ativa (aplicar).

Passar por cada um deles é uma maneira de pensar sobre o seu aprendizado:

Agir: experiência completa
E se?

Ao acompanhar o conteúdo de algum treinamento, o aluno absorve novas vivências de forma tangível, executando atividades, experimentando e absorvendo tudo de forma mais emocional do que lógica. Ou seja, a abordagem é muito mais na linha do sentimento do que da teoria e pragmatismo.

Em outras palavras, as pessoas que preferem esse tipo de aprendizagem, utilizam muito mais a intuição do que a lógica, além de gostarem de trabalhar em grupo. Elas também prezam pela opinião dos outros indivíduos, deixando a sua de lado.

Refletir: observação reflexiva
Por que?

OK, o aluno recebeu aquele conteúdo e desenvolveu alguma atividade com base no que foi transmitido. Mas, quais foram suas emoções atreladas a determinadas tarefas? Qual foi o seu comportamento na situação? E a sua relação com os demais treinandos?

No entanto, nesta etapa esses tipos de reflexão são importantes para pontos de vista e desenvolver possibilidades e razões do porquê algo aconteceu de determinada maneira, ampliando seu quadro de entendimento.

Conceitualizar: conceitualização abstrata
Como?

Após refletir sobre a execução de tarefas e absorção de conteúdo, o aluno, estimulado pelo tutor/professor, deve no entanto ampliar sua visão e extrapolar o aprendizado em uma lição que possa valer para diferentes situações.

No entanto, a ideia é que cada funcionário possa desenvolver hipóteses sobre o que foi passada em aula por meio do raciocínio lógico, de modo compreender como ser mais efetivo no dia a dia de trabalho.

Aplicar: experimentação ativa
O que?

Esta é a etapa de colocar as teorias e reflexões em prática. De acordo com Kolb, o aprendizado deve ser transferido para experimentações, formulando hipóteses que posam ser aplicadas em diversas situações.

Mas, no caso dos treinamentos, vale direcionar o conteúdo para possíveis realidades dos colaboradores, tanto dentro como fora da empresa – como no caso de reuniões com clientes ou prospects, por exemplo.

Está pronto para fazer um teste?

 

Quer saber mais sobre esse assunto? Fale com um de nossos especialistas!

Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing

Expandir. Conectar. Transformar. Reinventar.

Cresça com nossa plataforma de treinamento presencial e online. Acelere seu desenvolvimento profissional e empresarial com nossos treinamentos e eventos corporativos. Enfrente desafios, abrace mudanças e alcance o crescimento desejado.

Confira os nossos depoimentos!

Conheça a opinião de nossos clientes.

Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

Inscreva-se em nossa
Newsletter!

Fique sabendo de todas as novidades antecipadamente