Na Educação Corporativa os princípios da Andragogia estão sendo amplamente utilizados, o intuito é construir treinamentos cada vez mais atraentes para seus colaboradores. Assim, a promoção da aprendizagem é mais efetiva na obtenção de resultados futuros.
Segundo Malcolm Knowles, a Andragogia possui um modelo baseado em cinco princípios: autonomia, experiência, prontidão para a aprendizagem, aplicação da aprendizagem e motivação para aprender.
Partindo destes princípios, e tendo por base a educação corporativa online, apresentamos algumas sugestões de aplicação de conteúdos:
Autonomia: O ambiente online é ideal, pois o colaborador terá a liberdade de escolher como e quando irá estudar. Utilize ferramentas para o gerenciamento de conteúdo como LMS e AVA’s.
Experiência: Leve em consideração a “bagagem” de vida desse aluno na hora de confeccionar os materiais. Estude muito bem seu público alvo, e se necessário confeccione até dois ou mais versões de curso para o mesmo tema.
Exemplo: Divida seu material de atendimento ao cliente em dois módulos (1 – atendimento telefônico; 2 – atendimento presencial). Quem é recepcionista cursará ambos os módulos, já quem é operador de telemarketing apenas o primeiro.
Prontidão para aprendizagem: Responda a pergunta “Onde essas informações se encaixam no cotidiano do colaborador?”. Adultos precisam entender as aplicações práticas do que estão aprendendo.
Exemplo: Para apresentar um CRM aos vendedores desenvolva um simulador, onde eles poderão aplicar os conteúdos aprendidos, imediatamente, durante o curso.
Aplicação da aprendizagem: Crie materiais onde o aluno possa aplicar na empresa o que aprendeu, de maneira quase instantânea. Desenvolver atividades com resoluções de problemas cotidianos pode ser uma boa ideia.
Exemplo: Para um grupo de açougueiros, desenvolva um curso (storytelling + quiz). Ostorytelling será ambientado em uma câmara frigorífica, mostrando quais os procedimentos corretos para transporte de carne até o caminhão. No quiz, desenvolva as perguntas referentes ao conteúdo apresentado, e nos feedbacks das questões mostre as consequências das ações baseado nas alternativas escolhidas.
Motivação para aprender: Cada perfil de adulto possui um tipo específico de motivação, interna ou externa. A maior parte dos indivíduos segundo Knowles tendem a se afetar mais pelas motivações internas porém, sempre há exceções.
Exemplo: a maioria das pessoas que trabalham na área comercial possuem preferência por motivação externa. Então, o desenvolvimento de um game atrelado a premiação de acordo com sua posição no ranking, seria uma solução interessante.
Portanto, vimos que o processo de educação corporativa deve ser muito bem planejado, profissionais que possuam vivência de mercado e conhecimentos pedagógicos são essenciais para um bom projeto.
Nós da Isat, podemos ajudar sua empresa tanto no desenvolvimento e busca de conteúdos digitais como também em seu gerenciamento.
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Referências
http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/162.pdf