Redes Sociais – Aliada ou Vilã?
O ritmo de nossas vidas tem mudado cada vez mais por conta de diferentes transformações diárias que acontecem o tempo todo, em frações de segundos. Em meados dos anos 2000, era possível diferenciarmos um mundo on-line do off-line, mas hoje por conta da grande expansão tecnológica por meio de diferentes veículos, esta divisão quase já não mais é possível.
Se pararmos para pensar, estamos conectados inclusive quando não estamos, mesmo longe de seu aparelho smartphone ou tablet, continuamos em um ciberespaço, ou seja, recebendo mensagens o tempo todo no WhatsApp, e ganhando likes no Facebook ou Instagram.
Pensando nisso, será que dominamos a internet ou a internet nos dominou?
Pesquisas recentes apontam que, o uso abusivo de uma vida tecnológica pode ser comparada com o uso de drogas. Tudo porque, quando utilizamos a tecnologia produzimos a liberação de dopamina, responsável pela sensação de prazer e recompensa, que acaba por influenciar diretamente na interação entre as pessoas e seu comportamento.
Acredita-se que o vício, pode estar atrelado a libertação de problemas reais, transferindo-os para o mundo virtual, o que causa uma dependência tecnológica.
Mas como identificarmos se estamos nos tornando dependentes ou não?
Simples, quando você começa a se distanciar de convívios sociais, pessoais e profissionais ou substituir os seus vínculos afetivos. Outro ponto importante são os cuidados com a saúde, em relação a postura e funções neurológicas.
O fato é que estamos cada vez mais familiarizados com o uso das redes sociais e novas tecnologias, mais isso não implica em uma preocupação em relação ao uso consciente delas, que por sua vez, podem comprometer diretamente o comportamento do indivíduo por conta de superexposições, invasão de privacidade e o cyberbullying.
Confira algumas dicas abaixo para o uso consciente em suas redes sociais:
Tenha a percepção de respeito ao conteúdo que será publicado, e na visualização do outro.
Tenha o máximo de cautela ao compartilhar uma publicação para evitar conflitos.
Não extrapole os limites do bom senso.
Fique sempre ligado ao conteúdo que você posta nas redes sociais.
Evite selfies chocantes e exageradas.
Evite os famosos “textões”, pois como a internet é um local de leitura fácil, o ideal é mencionar um determinado assunto e inserir um link ou site que explore o melhor.
Evite inserir imagens chocantes
Evite xingamentos, preconceitos e palavrões.
Diante de todo este cenário, podemos concluir que o avanço da tecnologia é um caminho sem volta e cabe a nós decidirmos se ele é bom ou ruim. Se você se considera um hiperconectado, é importante observar se vale a pena substituir a vida real pela virtual.
Será que estamos preparados para o que está por vir?
Cristiano Franco
Diretor Comercial e Marketing