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melhorar o baixo desempenho da equipe
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10 passos para melhorar o baixo desempenho da equipe

Um bom gestor cumpre o papel de orientar, não de controlar seus liderados. Vez ou outra, a atuação de um profissional ou grupo tem desempenho abaixo do esperado pela empresa, neste momento, os líderes e colaboradores da área de treinamento precisam estar atentos para implementar medidas que vão solucionar o problema. 

Mas, para que isso aconteça é preciso estar atento aos sinais. Quer saber quais problemas interferem na performance do seu time e como solucioná-los? Continue a leitura para praticar esses dez passos na sua rotina!

Como diagnosticar o baixo desempenho?

Sugerimos ao gestor, lançar mão de avaliações específicas para cada área. O método de avaliar cada funcionário, seja por meio de formulários, provas, o cumprimento ou não das tarefas é bastante eficaz para verificar a saúde do corpo empresarial, deste modo, será possível recuperar o padrão de excelência.

Um diagnóstico incorreto retardará a solução do problema, parece bastante óbvio, entretanto, muitos gestores esquecem de analisar o cenário ao qual seus funcionários estão inseridos.

Quais são os problemas que atrapalham a performance dos colaboradores?

●     Inaptidão ou dificuldade para realizar as atividades diárias;

●     Esforço que não gera nenhum resultado;

●     O não cumprimento de metas atingíveis;

●     Falta de reconhecimento individual ou em coletivo;

●     Não ter uma liderança presente;

●     Pouco investimento em treinamentos e cursos.

10 passos para melhorar o desempenho da sua equipe

O baixo rendimento profissional está atrelado aos problemas que citamos acima, entretanto, fique tranquilo, eles diminuem após a aplicação desses dez passos que vamos compartilhar com você, gestor. 

Continue lendo para saber como implementar na sua empresa.

1 – Investir na cultura do feedback

Nós conseguimos bons resultados quando informamos aos colaboradores seus pontos positivos e negativos. A cultura do feedback consiste em oferecer pareceres construtivos com objetivo final de melhorar o baixo desempenho ou aumentá-lo.

Seja em grupo ou individual compartilhe os aprendizados e os feitos conquistados, antes de apontar os desafios. O gestor tem como função direcionar o funcionário a realizar seus afazeres pelo meio mais assertivo, para otimizar o tempo da empresa e do próprio indivíduo.

2 – Definir ou revisar os valores da equipe

Aquilo que foi previamente acordado entre as partes deve ser cumprido, é uma frase bastante usada quando realizamos a compra de um produto ou serviço.  

Entretanto, muitos colaboradores têm dificuldade de entender e relacionar os valores com suas responsabilidades diárias. Que tal partilhar com a equipe quais são os valores que a empresa mantém? Abaixo alguns exemplos:

●     Comprometimento e Excelência;

●     Comunicação aberta;

●     Valorização dos profissionais;

●     Transparência;

●     Autenticidade;

●     Inovação.

3 – Estimular o trabalho em equipe

O coletivo é mais forte do que o individual. Todas as pessoas têm como objetivo fazerem parte de um grupo, a vontade de sentir-se pertencente é natural e contribui positivamente para aumentar o desempenho dos colaboradores. 

Empresas que incitam o trabalho em equipe reduziram o turnover quando comparadas àquelas que exploraram o individualismo.

Sentir-se pertencente faz com que o funcionário desenvolva senso de lealdade e empatia. Como fruto disso, geram resultados satisfatórios.

4 – Especificar as funções e responsabilidades

Outro passo importante para diminuir o baixo rendimento da equipe e garantir que cada colaborador saiba quais são suas funções e responsabilidades no dia a dia. É fato que ninguém gosta de ser cobrado o tempo todo, mas, para isso, é preciso que o acordo seja cumprido.

Se necessário, imprima um manual com as funções e responsabilidades de cada cooperante, assim, sempre que ele ficar em dúvida ou mantiver-se abaixo da média desejada, o gestor e o funcionários vão sentar-se e ajustar aquele contrato, caso seja possível.

5 – Identificar os problemas

Acima, citamos os problemas triviais que atingem as organizações, é obrigação do gestor aplicar testes e realizar avaliações que confirmem as dificuldades da equipe e a partir disso, tentar sanar o empecilho e aumentar o rendimento.

Se você ainda estiver em dúvida sobre quais são os reveses que impedem que sua equipe atinja os objetivos esperados, comece com os que conversamos anteriormente, eles permitirão um norte, assim como o próximo passo a respeito de desenvolver o lado profissional e pessoal de cada colaborador.

como tornar seus treinamentos viciantes

6 – Incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional

Oferecer treinamentos e cursos para a qualificação de pessoal funciona como uma mola propulsora, o impulso que o funcionário precisa para sair da zona de conforto e adquirir competências novas. Com a tecnologia proporcionar capacitação para um grupo ou indivíduo ficou mais fácil, pois, com um sistema de educação a distância a empresa não necessita de um espaço físico extenso, somente, um dispositivo com acesso à internet e a ferramenta certa. Como é o caso do LMS, que falaremos mais a frente.

7 – Acompanhar a equipe

Um bom líder acompanha sua equipe em todo o percurso. Ele ensina, corrige e procura aprimorar os métodos para que os erros tornem-se cada vez menores.

É indicado que uma vez na semana, caso a organização consiga, o gestor faça uma reunião com a equipe para alinhar a estratégia que estão usando e rever se estiver sendo ineficaz.

8 – Ser um exemplo para a equipe

Você, gestor, se preocupa em ter uma boa performance diante da sua equipe ou somente com os resultados de seus liderados? Infelizmente, muitos líderes não são  exemplo para seus colegas de trabalho, o que ocasiona em desânimo e queda no rendimento do grupo.

O oitavo passo consiste em tornar-se um exemplo, isso envolve, comprometer-se com suas tarefas, cumprir prazos, ser pontual, dar feedback e auxiliar aqueles que estão com dificuldade no dia a dia.

9 – Criar um programa de compensação

Um dos pilares de sustentação do negócio é o capital humano e como conversamos ao longo deste artigo, além de ofertar capacitação e treinamento, também é importante criar um programa de valorização dos funcionários que se destacam dos outros. 

Programas simples como: folgas, ingressos para cinema/show, vale-compra, bonificação em dinheiro ou um passeio são formas de compensações eficientes.

10 – Acompanhar os resultados

Por fim, não deixe de executar este último passo. Após implementar as mudanças propostas neste artigo, você precisará avaliar os resultados, monitorando a curto prazo, inicialmente, para entender se os problemas mais urgentes foram solucionados. 

A partir disso, investir de novo em programas de capacitação e seguir com frequência os passos, você perceberá que as necessidades vão mudar no decorrer dos meses.

Como conversamos, o treinamento e a avaliação são imprescindíveis ao analisarmos as performances das equipes e gerarmos o relatório de desempenho de cada uma delas. Obter uma plataforma completa na palma da sua mão tornará este processo muito mais fácil e é aqui que o LMS aparece. 

O LMS Neolude ajuda as empresas a gerirem com precisão a educação empresarial, por ser uma plataforma completa, auxilia diferentes setores, como: RH, Marketing e Vendas. 

Quer saber como essa solução da Inspand pode revolucionar a comunicação interna da sua empresa? Converse com nossa equipe!

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Confira os nossos depoimentos!

Conheça a opinião de nossos clientes.

Juliana Marin Líder na Digio

Estou muito feliz de ter tido a oportunidade de participar do curso. Ter conseguido aprimorar um pouco as competências essenciais para qualquer líder, conseguido entender onde eu estou errando, onde eu estou acertando, o que eu preciso aprimorar, onde eu tenho oportunidade e como que eu faço para conseguir, de fato ajudar no desenvolvimento das pessoas. Então, eu recomendo grandemente o curso.

Andreia Brum Diretora da ABEV

O curso é muito pautado em ações para a liderança com os seus liderados, em busca de novos resultados. Realmente a gente aprende além da teoria. Aprendi como fazer de forma muito prática e como esses resultados realmente são interessantes e eles começam a chegar de uma maneira quase que milagrosa.

Wanessa Figueiredo Líder no Banco Sofisa

O curso é surpreendente. Ele é dinâmico, realista, ensina teoria na prática. Para novos líderes ele traz a segurança necessária para exercer a função. Agora para líderes já experientes a reciclagem tão necessária. Para mim foi uma experiência surpreendente e reveladora, totalmente reveladora. Sou muito grata em poder ter feito parte dessa turma.

Stefany Lima Gerente DHO no Santuário Nacional de Aparecida

Em 2019, contratamos a HT one para diagnosticar nossas lideranças e cultura organizacional no Santuário Nacional, o maior templo mariano do Brasil. Através de focus group, jogos e entrevistas individuais, a HT one identificou a cultura predominante e as necessidades de mudanças. Estamos trabalhando em parceria, com reuniões, escutas e soluções adequadas para alcançar resultados.

Juliana Xavier Supervisora de Capital Humano no Cinemark

Desde o início do projeto a equipe da HT one entendeu os objetivos e necessidades que tínhamos. A implantação foi rápida e descomplicada. Além da plataforma robusta, os temas dos cursos são atuais e com uma qualidade excelente! Nosso time reconheceu a ferramenta por sua fácil utilização e pertinência dos temas e o feedback foi super positivo.

Jeane Cestari Coordenadora de Custos, TI e Telecom na Porto Seguro

Com prazer, gostaria de dar meu depoimento sobre o treinamento de Inteligência Emocional. Pensado como suporte corporativo antes da pandemia, foi uma escolha visionária. Mesmo remotamente, estamos encantados com a dinâmica do trabalho, percebendo os sentimentos por meio de exercícios e depoimentos profundos. Já vemos mudanças no grupo, com auto percepção e leveza. A relação de confiança é fortalecida, e colheremos frutos pessoais e profissionais. O treinamento é um presente maravilhoso. Obrigada a todos, especialmente à competente facilitadora.

Silmara Giacon COSAN - GERENTE DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A equipe da ISAT no decorrer de nossa parceria como fornecedora de tecnologia em gestão da aprendizagem, streaming vídeo e produção de eventos online, vem contribuindo com serviços diferenciados, sempre buscando entender as nossas demandas e o contexto do negócios para entregar as melhores soluções inovadoras.​

Ana Marques PANDA - PRODUTORA DE EVENTOS

Quando precisamos fazer algo seguro, sem falhas, procuro a ISAT para produzir nossos eventos corporativos.

Luiz Vieira VOLVO - COORDENADOR DE TREINAMENTO​

O maior diferencial da ISAT é sem dúvidas a flexibilidade e a agilidade em disponibilizar conteúdos e treinamentos de qualidade para nossa rede de usuários, distribuidores e clientes, através de um LMS extremamente amigável, intuitivo e de fácil de navegação.

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